Performances de narração oral no ensino de literatura em Timor-Leste : produção de estilos em contexto pós-colonial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640804 |
Resumo: | Orientador: Suzi Frankl Sperber |
id |
UNICAMP-30_a2e7b9bae294767888a9235ad193395b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1161900 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Performances de narração oral no ensino de literatura em Timor-Leste : produção de estilos em contexto pós-colonialPerformances of oral narration in the teaching of literature in Timor-Leste : productions of styles in a post-colonial contextEducação decolonialComunicação oral - Timor LesteLiteratura e sociedadePós-colonialismoLiteratura timorenseLiteratura - Estudo e ensino - Timor LesteDecolonialOral communication - East TimorLiterature and societyPost-colonialismTimorese literatureLiterature - Study and teaching - East TimorOrientador: Suzi Frankl SperberTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: A tese tem por objetivo estudar a performance de narrativas orais no ensino da literatura em Timor-Leste, no Sudeste Asiático, a partir da prática de ensino de alguns professores. A análise das especificidades formais e culturais de narrações orais, traduzidas e redigidas em português por jovens timorenses em aulas de literatura permitiu verificar, por meio de uma perspectiva pós-colonial, as possibilidades de modificação do sentido do ensino da literatura em língua portuguesa no país. A pesquisa se justifica, primeiramente pela necessidade da descrição das performances orais timorenses, ocorridas nos cursos de litteratura, enquanto técnicas artísticas, e pela sua inserção em um contexto pós-colonial. Apesar de possuirem métodos próprios de ensino de literatura, os professores de Timor-Leste não foram consultados durante a estruturação do currículo de literatura no Ensino Secundário Geral, ocorrida em 2011 e feita por um grupo de especialistas internacionais. Em consequência, um desequilíbrio se revela nos manuais de literatura distribuídos na rede pública de ensino. A análise mostra que os manuais destituem a literatura oral timorense da categoria de arte e ignora formas locais de subjetivação e silencia as referências culturais locais. Os objetos culturais timorenses são configurados dentro da categoria eurocêntricas da "lusofonia", apresentada no material dida?tico como identidade dada a-priori. Diante deste contexto, o estudo de práticas de performance de narrativas orais oferece alternativas menos colonialistas para o ensino de literatura e permite a definição de um conceito situado de literatura, em consonância com a concepção da Pessoa e com práticas de tradução cultural predominantes em Timor-Leste. As narrativas orais que compõem o corpus serão categorizadas por meio do conceito de poesia oral, de Paul Zumthor; e analisadas segundo uma teoria do estilo baseada no aporte teórico de Gilles Deleuze e de Félix Guattari.Abstract: The thesis aims to study the performance of oral narratives in the teaching of literature in Timor-Leste, in Southeast Asia, from the practice of teaching some teachers. The analysis of the formal and cultural specificities of oral narrations, translated and written in Portuguese by young Timorese in literature classes, allowed us to verify, through a post-colonial perspective, the possibilities of changing the direction of the teaching of literature in the Portuguese language in the country. The research is justified because, despite having their own methods of teaching literature, the teachers of Timor-Leste were not consulted during the structuring of the literature curriculum in General Secondary Education, held in 2011 and made by a group of international experts. As a result, an imbalance is revealed in the literature manuals distributed in the public school system. The analysis shows that the manuals dismiss the Timorese oral literature from the art category and ignore local forms of subjectivation and silence local cultural references. Timorese cultural objects are configured within the Eurocentric category of "Lusophony", presented in the didactic material as a-priori identity. Given this context, the study of oral narrative performance practices offers less colonialist alternatives to the teaching of literature and allows the definition of a situated concept of literature, in line with Pessoa¿s conception and the prevailing cultural translation practices in East Timor. The oral narratives that make up the corpus will be categorized through the concept of oral poetry, by Paul Zumthor; and analyzed according to a style theory based on the theoretical contribution of Gilles Deleuze and Félix Guattari.DoutoradoTeoria e História LiteráriaDoutor em Teoria e História Literária[s.n.]Sperber, Suzi Frankl, 1939-Sterzi, EduardoMelo, Alfredo Cesar Barbosa deMoraes, Anita Martins Rodrigues deFernandes, Frederico Augusto GarciaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Teoria e História LiteráriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBorges, Daniel Batista Lima, 1983-20202020-12-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online ( 431 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640804BORGES, Daniel Batista Lima. Performances de narração oral no ensino de literatura em Timor-Leste : produção de estilos em contexto pós-colonial . 2020. 1 recurso online ( 431 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640804. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1161900Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-23T11:33:16Zoai::1161900Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-03-23T11:33:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Performances de narração oral no ensino de literatura em Timor-Leste : produção de estilos em contexto pós-colonial Performances of oral narration in the teaching of literature in Timor-Leste : productions of styles in a post-colonial context |
title |
Performances de narração oral no ensino de literatura em Timor-Leste : produção de estilos em contexto pós-colonial |
spellingShingle |
Performances de narração oral no ensino de literatura em Timor-Leste : produção de estilos em contexto pós-colonial Borges, Daniel Batista Lima, 1983- Educação decolonial Comunicação oral - Timor Leste Literatura e sociedade Pós-colonialismo Literatura timorense Literatura - Estudo e ensino - Timor Leste Decolonial Oral communication - East Timor Literature and society Post-colonialism Timorese literature Literature - Study and teaching - East Timor |
title_short |
Performances de narração oral no ensino de literatura em Timor-Leste : produção de estilos em contexto pós-colonial |
title_full |
Performances de narração oral no ensino de literatura em Timor-Leste : produção de estilos em contexto pós-colonial |
title_fullStr |
Performances de narração oral no ensino de literatura em Timor-Leste : produção de estilos em contexto pós-colonial |
title_full_unstemmed |
Performances de narração oral no ensino de literatura em Timor-Leste : produção de estilos em contexto pós-colonial |
title_sort |
Performances de narração oral no ensino de literatura em Timor-Leste : produção de estilos em contexto pós-colonial |
author |
Borges, Daniel Batista Lima, 1983- |
author_facet |
Borges, Daniel Batista Lima, 1983- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sperber, Suzi Frankl, 1939- Sterzi, Eduardo Melo, Alfredo Cesar Barbosa de Moraes, Anita Martins Rodrigues de Fernandes, Frederico Augusto Garcia Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Programa de Pós-Graduação em Teoria e História Literária UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Daniel Batista Lima, 1983- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação decolonial Comunicação oral - Timor Leste Literatura e sociedade Pós-colonialismo Literatura timorense Literatura - Estudo e ensino - Timor Leste Decolonial Oral communication - East Timor Literature and society Post-colonialism Timorese literature Literature - Study and teaching - East Timor |
topic |
Educação decolonial Comunicação oral - Timor Leste Literatura e sociedade Pós-colonialismo Literatura timorense Literatura - Estudo e ensino - Timor Leste Decolonial Oral communication - East Timor Literature and society Post-colonialism Timorese literature Literature - Study and teaching - East Timor |
description |
Orientador: Suzi Frankl Sperber |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-12-16T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640804 BORGES, Daniel Batista Lima. Performances de narração oral no ensino de literatura em Timor-Leste : produção de estilos em contexto pós-colonial . 2020. 1 recurso online ( 431 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640804. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640804 |
identifier_str_mv |
BORGES, Daniel Batista Lima. Performances de narração oral no ensino de literatura em Timor-Leste : produção de estilos em contexto pós-colonial . 2020. 1 recurso online ( 431 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640804. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1161900 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online ( 431 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189170871009280 |