A política linguística do Plano Estadual de Políticas Públicas para Promoção e Defesa dos Direitos dos Refugiados, Migrantes e Apátridas do estado do Paraná para o ensino-aprendizagem de português como língua adicional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/13102 |
Resumo: | Orientador: Ana Cecília Cossi Bizon |
id |
UNICAMP-30_a496582a40e05509c7bb91ff08e95794 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1361637 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A política linguística do Plano Estadual de Políticas Públicas para Promoção e Defesa dos Direitos dos Refugiados, Migrantes e Apátridas do estado do Paraná para o ensino-aprendizagem de português como língua adicionalThe language policy in the State Plan of Public Policies for the Promotion and Defense of Rights of Refugees, Migrants and Stateless People of Paraná for portuguese as an additional language teaching and learningPolíticas públicasMigração de crisePolítica de educação linguísticaPortuguês como língua de acolhimentoPublic policyCrisis MigrationLanguage education policyPortuguese as a welcoming languageOrientador: Ana Cecília Cossi BizonTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta pesquisa descreve e analisa uma importante e pioneira política linguística voltada à inserção social de migrantes e de refugiados no Brasil que foi elaborada a partir do I Plano Estadual de Políticas Públicas para Promoção e Defesa de Refugiados, Migrantes e Apátridas do Paraná/ 2014-2016 (I Plano) no ano de 2018. Espera-se que os resultados desta investigação contribuam para o desenvolvimento de políticas linguísticas inclusivas de PLAc e de uma formação de professores de língua portuguesa aptos para atuar em salas de aula multilíngues. As perguntas que nortearam a pesquisa foram: (i) Que concepção de acolhimento linguístico embasa os documentos oficiais que instituem a política linguística para migração e refúgio da Secretaria de Estado de Educação do Paraná (SEED-PR)?; (ii) Que concepção de acolhimento linguístico emerge das narrativas de atores envolvidos na política linguística para migração e refúgio da Secretaria de Estado de Educação do Paraná (SEED-PR), a saber, técnicos dos NREs e professores de língua portuguesa e de língua estrangeira da rede estadual de ensino? O referencial teórico mobilizado inclui considerações acerca (i) do histórico das abordagens teóricas sobre políticas linguísticas (SPOLSKY, 2004, 2009, 2016; RICENTO, 2000; TOLLEFSON, 2012); (ii) da relação entre a concepção dialógica e sociodiscursiva de língua(gem) e políticas linguísticas (RICENTO; HORNBERGER; 1996; HORNBERGER; JOHNSON; 2007; GARCÍA E MENKEN, 2010) e (iii) do questionamento no habitus monolíngue (GOGOLIN, 1994) e da defesa de uma educação linguística ampliada (CAVALCANTI, 2013), capaz de forjar um habitus multilíngue (GOGOLIN, 2002; 2011; BENSON, 2013). Os dados desta pesquisa interpretativa de natureza etnográfica (CAVALCANTI, 2006; FLICK, 2009; HELLER, 2012) foram gerados em dois momentos com anotações de diário de campo, gravação, em áudio, de aulas, entrevistas realizadas e palestras ministradas por mim com professores: (i) durante o curso sobre PLAc a professores e técnicos de língua portuguesa e línguas estrangeiras da SEED-PR; (ii) depois do curso com o acompanhamento da implementação e das práticas docentes no NRE Curitiba e no NRE Cascavel. A análise dos dados mostrou que: (i) as políticas públicas de acolhimento linguístico do Paraná são verticalizadas; (ii) há uma tendência à burocratização do acolhimento escolar, resultado da influência do habitus monolíngue que não prepara licenciados em Letras Português para o ensino em contextos multilíngues; (iii) os membros da comunidade escolar (equipe pedagógica, professores e alunos) desempenham um papel central nos processos de acolhimento escolar, criando práticas linguísticas de acolhimento agentivas, reflexivas, críticas (FREIRE, 2013) e translíngues (GARCÍA, 2017; WEI, 2018). Esses resultados indicam, contudo, que, muitas vezes, as professoras não se percebem desempenhando esse papel de agentes centrais da criação e condução de políticas de educação linguística. Observou-se, portanto, uma tensão entre a política topdown – representada pelo I Plano – e o que as professoras conseguem e/ou se sentem capacitadas a fazer, causada, em grande medida, pela falta de formação voltada para uma educação linguística ampliada, pautada em um novo paradigma – o habitus multilíngue (GOGOLIN, 2002; BENSON, 2013) – e preocupada em responder às questões relacionadas à língua(gem) diante dos efeitos da globalizaçãoAbstract: This research describes and analyzes an important and pioneering linguistic policy aimed at the social insertion of migrants and refugees in Brazil, which was elaborated from the I State Plan of Public Policies for the Promotion and Defense of Refugees, Migrants and Stateless Persons of Paraná/ 2014-2016 (I Plan) in 2018. It is expected that the results of this investigation will contribute to the development of language policies aimed at inclusive teaching of Portuguese as a Welcoming Language (PLAc) and training of Portuguese language teachers able to work in multilingual classrooms. The questions that guided the research were: (i) What conception of linguistic welcoming underlies the official documents that establish the linguistic policy for migration and refuge of the State Secretariat of Education of Paraná (SEED-PR)?; (ii) What conception of linguistic welcoming emerges from the narratives of actors involved in the linguistic policy for migration and refuge, namely, Portuguese and foreign language technicians, technicians and students from the NREs of the State Secretariat of Education of Paraná (SEED-PR)? The mobilized theoretical framework includes considerations about (i) the history of theoretical approaches to language policies (SPOLSKY, 2004, 2009, 2016; RICENTO, 2000; TOLLEFSON, 2012); (ii) the relationship between the dialogical and socio-discursive conception of language and language policies (RICENTO; HORNBERGER; 1996; HORNBERGER; JOHNSON; 2007; GARCÍA AND MENKEN, 2010) and (iii) the questioning of the monolingual habitus (GOGOLIN, 1994) and the defense of an expanded linguistic education (CAVALCANTI, 2013), capable of forging a multilingual habitus (GOGOLIN, 2002; 2011; BENSON, 2013). The data of this ethnographic and interpretative research (CAVALCANTI, 2006; FLICK, 2009; HELLER, 2012) were generated in two moments with field diary notes, audio recording of classes, interviews with teachers and lectures given by me: (i) during a course about PLAc for Portuguese and foreign languages teachers and technicians of the SEED-PR; (ii) after the course, monitoring the implementation and teaching practices at NRE Curitiba and NRE Cascavel. Data analysis showed that: (i) Paraná's public policies for linguistic welcoming are vertical; (ii) there is a tendency towards bureaucratization of welcoming processes at school, a result of the influence of the monolingual habitus that does not prepare graduates in Portuguese Language and Literatures for teaching in multilingual contexts; (iii) members of the school community (pedagogical staff, teachers and students) play a central role in the school’s welcoming processes, creating agentive, reflexive, critical (FREIRE, 2013) and translingual (GARCÍA, 2017; WEI, 2018) linguistic welcoming practices. These results indicate, however, that, often, teachers do not perceive themselves as playing this role as central agents in the creation and conduction of language education policies. There was, therefore, a tension between the topdown policy – represented by the I Plan – and what the teachers can and/or feel able to do, caused, to a large extent, by the lack of training focused on an expanded language education, based on a new paradigm – the multilingual habitus (GOGOLIN, 2002; BENSON, 2013) – and concerned with issues related to language in the face of the effects of globalizationDoutoradoLinguagem e EducaçãoDoutora em Lingüística AplicadaCNPQ141744/2017-0[s.n.]Bizon, Ana Cecília Cossi, 1966-Severo, Cristine GorskiSilva, Elias Ribeiro daDiniz, Leandro Rodrigues AlvesCamargo, Helena Regina Esteves deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAnunciação, Renata Franck Mendonça de, 1982-20232023-06-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (167 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/13102ANUNCIAÇÃO, Renata Franck Mendonça de. A política linguística do Plano Estadual de Políticas Públicas para Promoção e Defesa dos Direitos dos Refugiados, Migrantes e Apátridas do estado do Paraná para o ensino-aprendizagem de português como língua adicional. 2023. 1 recurso online (167 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13102. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1361637Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-17T17:56:38Zoai::1361637Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-10-17T17:56:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A política linguística do Plano Estadual de Políticas Públicas para Promoção e Defesa dos Direitos dos Refugiados, Migrantes e Apátridas do estado do Paraná para o ensino-aprendizagem de português como língua adicional The language policy in the State Plan of Public Policies for the Promotion and Defense of Rights of Refugees, Migrants and Stateless People of Paraná for portuguese as an additional language teaching and learning |
title |
A política linguística do Plano Estadual de Políticas Públicas para Promoção e Defesa dos Direitos dos Refugiados, Migrantes e Apátridas do estado do Paraná para o ensino-aprendizagem de português como língua adicional |
spellingShingle |
A política linguística do Plano Estadual de Políticas Públicas para Promoção e Defesa dos Direitos dos Refugiados, Migrantes e Apátridas do estado do Paraná para o ensino-aprendizagem de português como língua adicional Anunciação, Renata Franck Mendonça de, 1982- Políticas públicas Migração de crise Política de educação linguística Português como língua de acolhimento Public policy Crisis Migration Language education policy Portuguese as a welcoming language |
title_short |
A política linguística do Plano Estadual de Políticas Públicas para Promoção e Defesa dos Direitos dos Refugiados, Migrantes e Apátridas do estado do Paraná para o ensino-aprendizagem de português como língua adicional |
title_full |
A política linguística do Plano Estadual de Políticas Públicas para Promoção e Defesa dos Direitos dos Refugiados, Migrantes e Apátridas do estado do Paraná para o ensino-aprendizagem de português como língua adicional |
title_fullStr |
A política linguística do Plano Estadual de Políticas Públicas para Promoção e Defesa dos Direitos dos Refugiados, Migrantes e Apátridas do estado do Paraná para o ensino-aprendizagem de português como língua adicional |
title_full_unstemmed |
A política linguística do Plano Estadual de Políticas Públicas para Promoção e Defesa dos Direitos dos Refugiados, Migrantes e Apátridas do estado do Paraná para o ensino-aprendizagem de português como língua adicional |
title_sort |
A política linguística do Plano Estadual de Políticas Públicas para Promoção e Defesa dos Direitos dos Refugiados, Migrantes e Apátridas do estado do Paraná para o ensino-aprendizagem de português como língua adicional |
author |
Anunciação, Renata Franck Mendonça de, 1982- |
author_facet |
Anunciação, Renata Franck Mendonça de, 1982- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bizon, Ana Cecília Cossi, 1966- Severo, Cristine Gorski Silva, Elias Ribeiro da Diniz, Leandro Rodrigues Alves Camargo, Helena Regina Esteves de Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Anunciação, Renata Franck Mendonça de, 1982- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas públicas Migração de crise Política de educação linguística Português como língua de acolhimento Public policy Crisis Migration Language education policy Portuguese as a welcoming language |
topic |
Políticas públicas Migração de crise Política de educação linguística Português como língua de acolhimento Public policy Crisis Migration Language education policy Portuguese as a welcoming language |
description |
Orientador: Ana Cecília Cossi Bizon |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023-06-27T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/13102 ANUNCIAÇÃO, Renata Franck Mendonça de. A política linguística do Plano Estadual de Políticas Públicas para Promoção e Defesa dos Direitos dos Refugiados, Migrantes e Apátridas do estado do Paraná para o ensino-aprendizagem de português como língua adicional. 2023. 1 recurso online (167 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13102. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/13102 |
identifier_str_mv |
ANUNCIAÇÃO, Renata Franck Mendonça de. A política linguística do Plano Estadual de Políticas Públicas para Promoção e Defesa dos Direitos dos Refugiados, Migrantes e Apátridas do estado do Paraná para o ensino-aprendizagem de português como língua adicional. 2023. 1 recurso online (167 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13102. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1361637 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (167 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189192748498944 |