Prática do professor tutor na formação superior de professores a distância : criação e validação de um instrumento de pesquisa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Marta Fernandes, 1984-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621404
Resumo: Orientador: Dirceu da Silva
id UNICAMP-30_a4a89739f813d43eb3033cdd1157e558
oai_identifier_str oai::915250
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Prática do professor tutor na formação superior de professores a distância : criação e validação de um instrumento de pesquisaThe practice of teacher tutor in the teacher's training in distance higher education : creation and validation of a research instrumentFormação de professoresEnsino a distânciaPreceptoresPrática pedagógicaAvaliação - InstrumentosTeacher educationDistance educationTeacher tutorPedagogic PracticeRating scaleOrientador: Dirceu da SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Essa pesquisa tem por objetivo investigar a prática de professores tutores em seus processos de formação de professor em nível superior a distância, compreendendo as concepções que esses sujeitos possuem sobre seu papel, sobre formação a distância e como desenvolvem suas funções no ambiente virtual de aprendizagem. Para essa finalidade, foi realizada uma revisão de literatura especializada que fundamentou a criação de um instrumento de pesquisa: uma escala do tipo Likert, denominada "Escala de Avaliação da Prática do Professor Tutor¿ (EAPT). A escala foi validada teórica, semântica e estatisticamente. Participaram da validação teórica 7 professores especialistas na área. O processo de validação semântica contou com a participação de 10 tutores. Ambos os processos contribuíram para o aperfeiçoamento do instrumento que foi aplicado em 386 professores tutores de diferentes instituições de ensino superior do país. Os dados obtidos foram submetidos à Análise Fatorial Confirmatória (AFC) e a versão final da escala foi composta por 38 assertivas distribuídas em oito constructos: (1) Colaboração no Processo de Ensino-Aprendizagem, (2) Avaliação, (3) Motivação e Humanização, (4) Disponibilidade ao Aluno, (5) Crescimento Profissional, (6) Adequação das Atividades e Escrita, (7) Técnica e (8) Concepção de formação a distância, com adequados parâmetros de confiabilidade, validade convergente e discriminante. Os resultados mostraram que o papel ocupado com maior frequência pelos tutores é o de motivador e que eles consideram que sua atuação é decisiva para a qualidade do processo formativo. Os sujeitos também apresentaram fragilidades quanto à avaliação, transitando entre práticas formativas e classificatórias. A grande maioria da amostra declarou que o emprego de tutor não é o principal, confirmando o exposto na literatura sobre a precarização do trabalho desse profissional. Consideramos que a prática do professor tutor se apresenta como um espaço rico, capaz de ações significativas e transformadoras, mas que é necessária formação contínua em serviço e valorização do seu trabalho para que seja possível o desenvolvimento de uma prática de formação superior de professores a distância comprometida e qualificada. Acreditamos que a EAPT pode contribuir para o desenvolvimento de futuras pesquisas que investiguem a prática do professor tutor, contribuindo para o desvelamento de questões a serem pensadas e discutidas na EAD.Abstract: This research aims to investigate the practice of teachers tutors in their processes of teacher's training in distance higher education, comprehending the conceptions that these subjects have about their role, about distance teacher's training and how to develop their functions in the virtual learning environment. For this purpose, we conducted a review of literature that justified the creation of a research tool: A Likert-type scale, called "Rating Scale of Tutor Teacher Practice" (EAPT). The scale was validated theoretical, semantic and statistical. Participated in the theoretical validation 7 specialists teachers in the area. The semantic validation process had the participation of 10 tutors. Both processes have contributed to the improvement of the instrument was applied to 386 tutors teachers from different institutions of higher learning in the country. The data obtained were submitted to Confirmatory Factorial Analysis (CFA) and the final version of the scale was composed of 38 items distributed in eight constructs: (1) Collaboration in the Process of Teaching and Learning, (2) assessment, (3) Motivation and Humanization, (4) Availability to Students, (5) Professional Growth (6) Adequacy of Activities and Writing (7) Technique and (8) Conception in EAD formation, with adequate parameters of reliability, convergent and discriminant validity. The results showed that the role played by tutors most often is that of motivating and they consider that their performance is critical to the quality of the training process. The subjects also showed weaknesses in evaluating, moving between training practices and qualifying. The vast majority of the sample stated that the use of tutor is not the main, confirming the exposed in the literature on the precariousness of this professional. We believe that the practice of tutor poses as a rich space, capable of meaningful action and transformative, but it is necessary service training and upgrading of their work so that it is possible to develop a practice of higher education of higher distance teachers committed and qualified. We believe that EAPT can contribute to the development of future research to investigate the practice of tutor, contributing to the unveiling of issues to be considered and discussed in EAD.MestradoCiências Sociais na EducaçãoMestra em Educação[s.n.]Silva, Dirceu da, 1957-Miranda, Nonato Assis deHeloani, José Roberto MontesUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGarcia, Marta Fernandes, 1984-20132013-04-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf114 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621404GARCIA, Marta Fernandes. Prática do professor tutor na formação superior de professores a distância: criação e validação de um instrumento de pesquisa. 2013. 114 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621404. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/915250porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T07:08:57Zoai::915250Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T07:08:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Prática do professor tutor na formação superior de professores a distância : criação e validação de um instrumento de pesquisa
The practice of teacher tutor in the teacher's training in distance higher education : creation and validation of a research instrument
title Prática do professor tutor na formação superior de professores a distância : criação e validação de um instrumento de pesquisa
spellingShingle Prática do professor tutor na formação superior de professores a distância : criação e validação de um instrumento de pesquisa
Garcia, Marta Fernandes, 1984-
Formação de professores
Ensino a distância
Preceptores
Prática pedagógica
Avaliação - Instrumentos
Teacher education
Distance education
Teacher tutor
Pedagogic Practice
Rating scale
title_short Prática do professor tutor na formação superior de professores a distância : criação e validação de um instrumento de pesquisa
title_full Prática do professor tutor na formação superior de professores a distância : criação e validação de um instrumento de pesquisa
title_fullStr Prática do professor tutor na formação superior de professores a distância : criação e validação de um instrumento de pesquisa
title_full_unstemmed Prática do professor tutor na formação superior de professores a distância : criação e validação de um instrumento de pesquisa
title_sort Prática do professor tutor na formação superior de professores a distância : criação e validação de um instrumento de pesquisa
author Garcia, Marta Fernandes, 1984-
author_facet Garcia, Marta Fernandes, 1984-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Dirceu da, 1957-
Miranda, Nonato Assis de
Heloani, José Roberto Montes
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Marta Fernandes, 1984-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Ensino a distância
Preceptores
Prática pedagógica
Avaliação - Instrumentos
Teacher education
Distance education
Teacher tutor
Pedagogic Practice
Rating scale
topic Formação de professores
Ensino a distância
Preceptores
Prática pedagógica
Avaliação - Instrumentos
Teacher education
Distance education
Teacher tutor
Pedagogic Practice
Rating scale
description Orientador: Dirceu da Silva
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-04-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621404
GARCIA, Marta Fernandes. Prática do professor tutor na formação superior de professores a distância: criação e validação de um instrumento de pesquisa. 2013. 114 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621404. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621404
identifier_str_mv GARCIA, Marta Fernandes. Prática do professor tutor na formação superior de professores a distância: criação e validação de um instrumento de pesquisa. 2013. 114 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621404. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/915250
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
114 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138515512983552