O sepulcro de Julio II, de Michelangelo : a questão iconografica a luz das recentes investigações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Waldemar, 1948-
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601838
Resumo: Orientador: Luiz Cesar Marques Filho
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spelling O sepulcro de Julio II, de Michelangelo : a questão iconografica a luz das recentes investigaçõesMichelangelo Buonarroti, 1475-1564RenascençaArte renascentistaEsculturaRenaissanceRenaissance artSculptureOrientador: Luiz Cesar Marques FilhoAcompanha volume das figurasDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências HumanasResumo: A construção do Sepulcro do Papa Júlio II ocupou 40 anos da vida produtiva madura de Michelangelo, entre 1505 e 1545. Idealizada como um grande mausoléo composto de cerca de 40 esculturas e ornamentos em bronze para ser construída na Basílica de São Pedro, o monumento passou a sofrer reduções gradativas a cada novo projeto que foi assinado entre Michelangelo e os herdeiros e executores da vontade do papa. O monumento edificado não mais na Basílica de São Pedro, mas na Igreja de San Pietro in Vincoli, conta com apenas 7 esculturas, algumas delas de discípulos do mestre florentino. Ao afirmar que o resultado final foi o resultado possível a que o artista conseguiu chegar para ver-se finalmente livre daquela encomenda, a crítica tem considerado que essa obra ficou muito aquém dos sonhos grandiosos tanto do papa quanto do próprio artista. A partir dos recentes trabalhos de restauro, Antonio Forcellino, Adriano Prosperi e Christoph L. Frommel avançaram novas hipóteses sobre as condicionantes sociais, políticas e religiosas que nortearam a conclusão do monumento e que teriam motivado Michelangelo a fazer a escolha de certas esculturas em detrimento de outras influenciado que teria sido pelo conteúdo do opúsculo Il Beneficio di Cristo. Com isto, eles criaram uma das mais novas e revolucionárias teorias sobre o programa iconográfico do resultado final dessa obra e avançaram novas luzes para sua compreensão, contribuindo para que possamos entendê-lo melhorAbstract: Michelangelo spent 40 years both in his mature and productive life to build The Tomb of Pope Julius II between 1505 and 1545. Planned at the very beginning as a big mausoleum adorned with around 40 sculptures and pieces of bronze to be construct at Saint Peter Church, the sepulchral monument was reduced at each new project that was signed between Michelangelo and the executors and heirs of Pope Julius' wiIl. The monument was finally constructed not more in Saint Peter Church, but in Saint Peter in Chains, with only 7 sculptures, some of them by the hand of Michelangelo's disciples. Saying that the final result was a possible arrangement that the artist could arrive for to be free forever the scholars have appointed that this work became much distant from the dreams of the pope and the proper artist. Based on the recent works on restoration conducted by Antonio ForceIlino and supported by the studies made by Adriano Prosperi on religious field side by side the inquiries made by Christoph L. Frommel on the sculpture of Moses they advanced new hipothesis on the social, political and religious context that marked the conclusion of the monument and that motivated Michelangelo to choose some sculptures and not others under the influence of the little book II Beneficio di Cristo. FoIlowing this way they created one of the newest and the most revolutionary theories on the iconographic program of the last project of this work putting new lights on its comprehension and help us understand it betterMestradoHistória da ArteMestre em História[s.n.]Marques Filho, Luiz Cesar, 1952-Migliaccio, LucianoBaumgarten, JensUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGomes, Waldemar, 1948-20062006-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf2v.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601838GOMES, Waldemar. O sepulcro de Julio II, de Michelangelo: a questão iconografica a luz das recentes investigações. 2006. 2v. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601838. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/361346porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:25:10Zoai::361346Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:25:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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