O foco da critica : arte e verdade na Correspondencia entre Adorno e Benjamin
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606378 |
Resumo: | Orientador: Jeanne Marie Gagnebin de Bons |
id |
UNICAMP-30_a4d90daa11524f739ec0d870d92f02bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::417109 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
O foco da critica : arte e verdade na Correspondencia entre Adorno e BenjaminThe focus of art criticism : art and truth in the Correspondence between Adorno and BenjaminAdorno, Theodor W., 1903-1969Benjamin, Walter, 1892-1940Filosofia contemporâneaEstéticaFilosofia alemãAdorno, Theodor W.Benjamin, WalterContemporary philosophyAestheticsGerman philosophyOrientador: Jeanne Marie Gagnebin de BonsTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias HumanasResumo: Este trabalho pretende lidar com a relação entre arte e verdade, tal como ela é iscutida nos debates a respeito de um conceito materialista de crítica de arte, ocorridos durante a década de 1930 entre Theodor W. Adorno e Walter Benjamin. A tarefa central aqui é a de articular a idéia original de um projeto comum aos dois autores, cujo ponto de partida estaria em aspectos da obra de juventude de Benjamin, e o desenvolvimento posterior por cada um deles como uma concepção própria de crítica no momento em que eles são confrontados com elementos das artes de vanguarda e da cultura de massa das primeiras décadas do século XX. Com o intuito de salientar que as divergências surgidas na Correspondência entre Adorno e Benjamin originam-se sobretudo de posicionamentos distintos perante estes fenômenos artísticos, as questões pertinentes são apresentadas e discutidas em três momentos: 1) a exposição de aspectos dos escritos de juventude de Benjamin, fundamentais à compreensão dos debates da década de 1930; 2) as divergências entre Adorno e Benjamin a respeito da interpretação das obras de Bertolt Brecht e Franz Kafka; 3) os posicionamentos distintos dos dois autores perante a arte de massa, tal como apresentados em seus respectivos trabalhos sobre o cinema e o jazzAbstract: This work intends to deal with the relationship between art and truth as they are discussed in the debates over a materialistic concept of art criticism taken place in the 1930s between Theodor W. Adorno and Walter Benjamin. The main effort here is to articulate the original idea of a common project shared by both authors -- whose background is situated in some aspects of Benjamin¿s early writings -- and its subsequent development by each author as his own distinctive concept of art criticism when they are both confronted with elements of the avant-garde and of the mass culture of the first decades of the 20th century. After pointing out that the divergences discussed on the Correspondence between Adorno and Benjamin rise from different attitudes with regard to the mentioned artistic phenomena, the ensuing questions are presented and discussed in three different moments: 1) the presentation of certain problems of Benjamin¿s early writings, indispensable to an understanding of the discussions emerging later in the 1930s; 2) the divergences between Adorno and Benjamin concerning the interpretation of Bertolt Brecht¿s and Franz Kafka¿s works; 3) their different positions on mass culture so as they are presented in their respective works on film and jazzDoutoradoHistória da Filosofia ContemporâneaDoutor em Filosofia[s.n.]Gagnebin, Jeanne Marie, 1949-Gagnebin, Jeanne Marie, 1949-Nobre, MarcosSeligmann-Silva, MárcioAlmeida, Jorge M. B. deChaves, Ernani PinheiroUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em FilosofiaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGatti, Lucianno Ferreira20082008-10-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf298 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606378GATTI, Lucianno Ferreira. O foco da critica: arte e verdade na Correspondencia entre Adorno e Benjamin. 2008. 298 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606378. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/417109porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:04:54Zoai::417109Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:04:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O foco da critica : arte e verdade na Correspondencia entre Adorno e Benjamin The focus of art criticism : art and truth in the Correspondence between Adorno and Benjamin |
title |
O foco da critica : arte e verdade na Correspondencia entre Adorno e Benjamin |
spellingShingle |
O foco da critica : arte e verdade na Correspondencia entre Adorno e Benjamin Gatti, Lucianno Ferreira Adorno, Theodor W., 1903-1969 Benjamin, Walter, 1892-1940 Filosofia contemporânea Estética Filosofia alemã Adorno, Theodor W. Benjamin, Walter Contemporary philosophy Aesthetics German philosophy |
title_short |
O foco da critica : arte e verdade na Correspondencia entre Adorno e Benjamin |
title_full |
O foco da critica : arte e verdade na Correspondencia entre Adorno e Benjamin |
title_fullStr |
O foco da critica : arte e verdade na Correspondencia entre Adorno e Benjamin |
title_full_unstemmed |
O foco da critica : arte e verdade na Correspondencia entre Adorno e Benjamin |
title_sort |
O foco da critica : arte e verdade na Correspondencia entre Adorno e Benjamin |
author |
Gatti, Lucianno Ferreira |
author_facet |
Gatti, Lucianno Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gagnebin, Jeanne Marie, 1949- Gagnebin, Jeanne Marie, 1949- Nobre, Marcos Seligmann-Silva, Márcio Almeida, Jorge M. B. de Chaves, Ernani Pinheiro Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Filosofia UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gatti, Lucianno Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adorno, Theodor W., 1903-1969 Benjamin, Walter, 1892-1940 Filosofia contemporânea Estética Filosofia alemã Adorno, Theodor W. Benjamin, Walter Contemporary philosophy Aesthetics German philosophy |
topic |
Adorno, Theodor W., 1903-1969 Benjamin, Walter, 1892-1940 Filosofia contemporânea Estética Filosofia alemã Adorno, Theodor W. Benjamin, Walter Contemporary philosophy Aesthetics German philosophy |
description |
Orientador: Jeanne Marie Gagnebin de Bons |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2008-10-03T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606378 GATTI, Lucianno Ferreira. O foco da critica: arte e verdade na Correspondencia entre Adorno e Benjamin. 2008. 298 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606378. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) GATTI, Lucianno Ferreira. O foco da critica: arte e verdade na Correspondencia entre Adorno e Benjamin. 2008. 298 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606378. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606378 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/417109 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 298 p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188978168954880 |