A relação entre ansiedade e o desenvolvimento da competencia oral em lingua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Maria Carmen Khnychala
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586243
Resumo: Orientador: John Robert Schmitz
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spelling A relação entre ansiedade e o desenvolvimento da competencia oral em lingua estrangeiraEnsino - AprendizagemAquisição da segunda linguagemLinguagemOrientador: John Robert SchmitzDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Este estudo representa uma tentativa de entender melhor a relação entre o sentimento de ansiedade e o desenvolvimento da competência oral em Língua Estrangeira (LE). A ansiedade sentida no contexto de sala de aula de LE é uma apreensãoexperimentada pelos alunos, quando confrontados com uma situação que envolve o uso de habilidades lingüísticas limitadas. Nas diversas situações de comunicação a que os aprendizes são expostos, surge um tipo especial de medo, provocado por estímulos internos ou externos e não direcionado a um objeto externo. Trata-se da ansiedade de uso de língua estrangeira. Busquei entender a relação entre ansiedade e comunicação oral em LE, a partir de um levantamento de manifestações e comportamentos relacionados a este sentimento e explicar como ele pode interferir no desempenho do aluno. Vários alunos contribuíram através de entrevistas e de redação de diários, onde eles registravam suas reflexões sobre a experiência de aprender inglês como língua estrangeira, seus sentimentos e perspectivas. Tracei um perfil dos alunos, do professor e da aula, com base em notas de observações, gravações e transcrições de aulas, para assim conhecer melhor os diversos aspectos envolvidos no processo. Embora os sujeitos não reconheçam e nem declarem de maneira direta a experiência deste sentimento me foi possível distinguir, dos dados, vários tipos de comportamentos e manifestações que revelam a existência do sentimento de ansiedade. Um trabalho no sentido de equilibrar os níveis de ansiedade dos aprendizes em níveis ótimos pode ser realizado, a partir do próprio reconhecimento e conscientização de alunos e professores dos fatores que geram ansiedade, assim como das manifestações e comportamentos decorrentes deste sentimento. Os resultados são discutidos em termos de suas implicações para o desenvolvimento da competência oral em LE e de possíveis medidas para eliminar efeitos negativos da ansiedade do tipo negativa ou debilitadora em sala de aulaAbstract: The present study is an attempt to understand the relationship between anxiety and the development of oral competence in a Foreign Language (FL). Axiety in the FL classroom context is experienced by students when confronted with a situation in which they have limited linguistic abilities. In the various communication situations to which students are exposed, a special type of fear arises, brought on by internal or external stimuli not directed at an external object and is recognised as FL use anxiety. The study attempts to determine the relationship between anxiety and oral communication in a FL by categorizing related manifestations and behaviors. In addition the study aimed at showing how anxiety can interfere with the students¿ performance. The subjects were interviewed and they made diary notations in which they registered their thoughts on the experience of learning English as FL as well as their feelings and perceptions. A profile of students, teacher and class was developed using observation notes, recording and transcriptions of classess, so that a better knowledge of each particular aspect of FL could be developed as well as other aspects in the process of learning a FL. Despite the fact that subjects did not express anxiety openly it was possible to categorize a range of behaviors in the data that were considered to be manifestations of anxiety. ... Note: The complete abstract is available with the full electronic digital thesis or dissertationsMestradoEnsino-Aprendizagem de Segunda Lingua e Lingua EstrangeiraMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Schmitz, John Robert, 1935-2017Dota, Maria InesScaramucci, Matilde Virginia RicardiUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCunha, Maria Carmen Khnychala19971997-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf2v. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586243CUNHA, Maria Carmen Khnychala. A relação entre ansiedade e o desenvolvimento da competencia oral em lingua estrangeira. 1997. 2v. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586243. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/132273porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-02T11:00:27Zoai::132273Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-02-02T11:00:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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