Formação inicial de professores : problematizações, reatualizações de discursos e produção de narrativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ducatti-Silva, Kelly Cristina, 1977-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616739
Resumo: Orientador: Elisabeth Barolli
id UNICAMP-30_a619c13dc7075c46d1fb3c25a3e17613
oai_identifier_str oai::840229
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Formação inicial de professores : problematizações, reatualizações de discursos e produção de narrativasInitial formation of teachers : problematization, update of peeches and production of narrativesFormação inicial do professorEnsinoEstagiários - Narrativas pessoaisPsicanálise e educaçãoInitial formation of narrativesTeachingNarrativesPsychoanalysis and educationOrientador: Elisabeth BarolliTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa foi realizada durante o processo de formação inicial de professores com estudantes do 3º ano do curso de Pedagogia, participantes do Projeto Integrado desenvolvido na UNICAMP. Com o acompanhamento semanal das aulas de prática de ensino com estudantes e formadores, a questão: "como vocês imaginam constituindo-se professores?", lançada por um dos docentes, chamou a atenção dos estagiários. Narrativas foram produzidas por eles e expressavam a atividade reflexiva que o contexto demandava. Notamos, naquela ocasião, que a docência era problematizada pelos estudantes e suas narrativas tornaram-se o principal instrumento de coleta de informações. Selecionamos três casos para investigar e compreender como o estágio, no âmbito do Projeto Integrado, influenciou a relação das estudantes com a docência. No primeiro momento, utilizamos a reconstituição das narrativas por meio de mônadas para caracterizar as relações que as estudantes demonstravam estabelecer com a docência durante as atividades de estágio desenvolvidas nos dois semestres de 2007. Identificamos e sistematizamos as problematizações acerca da docência traçadas pelos casos que compuseram um ideário pedagógico semelhante no sentido da compreensão de que a profissão docente requer que o professor seja competente, embora diferentes eixos tenham sido identificados. No segundo momento, exploramos os discursos lacanianos para compreender os eixos e de que forma, esse estágio, em particular, operou para que fossem mobilizados novos elementos acerca da docência. A tese defendida é que o referido estágio contribuiu para a reatualização de discursos que as estudantes já faziam (ouviam), mas ao mesmo tempo foi capaz de operar com a entrada de novos significantes, ou seja, novos sentidos na relação com a docência.Abstract: This research was developed during the initial training process of teachers with students of the third year of Education, who were participating in the Integrated Project at UNICAMP. The question: "How do you imagine yourselves becoming teachers?", launched by one of the teachers at the weekly monitoring of teaching practice classes with students and trainers, drew the interns' attention. Narratives were produced by them and these expressed the reflective activity that the context demanded. We noted, on that occasion, that teaching was problematic for the students and their narratives became the main tool for collection of information. We selected three cases to investigate and understand how the internship, in the Integrated Project scenery, influenced the students' relation with teaching. At first, we used the narrative's reconstruction by means of monads to describe the relationships that students demonstrated to establish with teaching during the internship activities, developed in two semesters of 2007. It was identified and systematized the problem about teaching, drawn by the cases that made similar pedagogical ideas towards the realization that teaching requires that the teacher be competent, although different axes were identified. Secondly, we explored the Lacanian speeches to comprehend these axes, and how this internship, in particular, operated to new elements that were mobilized about teaching. The argument is that this internship has contributed to the update of the speeches that the students had already done (heard), but at the same time, it was able to operate with the entry of new significant, or, in other words, new senses on the relation with teaching.DoutoradoEnsino, Avaliação e Formação de ProfessoresDoutor em Educação[s.n.]Barolli, Elisabeth, 1953-Giorgi, Cristiano Amaral Gaborggini DiFreitas, Denise deMoura, Anna Regina Lanner dePrado, Guilherme do Val ToledoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASDucatti-Silva, Kelly Cristina, 1977-20112011-01-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf124 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616739DUCATTI-SILVA, Kelly Cristina. Formação inicial de professores: problematizações, reatualizações de discursos e produção de narrativas. 2011. 124 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616739. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/840229porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:28:21Zoai::840229Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:28:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação inicial de professores : problematizações, reatualizações de discursos e produção de narrativas
Initial formation of teachers : problematization, update of peeches and production of narratives
title Formação inicial de professores : problematizações, reatualizações de discursos e produção de narrativas
spellingShingle Formação inicial de professores : problematizações, reatualizações de discursos e produção de narrativas
Ducatti-Silva, Kelly Cristina, 1977-
Formação inicial do professor
Ensino
Estagiários - Narrativas pessoais
Psicanálise e educação
Initial formation of narratives
Teaching
Narratives
Psychoanalysis and education
title_short Formação inicial de professores : problematizações, reatualizações de discursos e produção de narrativas
title_full Formação inicial de professores : problematizações, reatualizações de discursos e produção de narrativas
title_fullStr Formação inicial de professores : problematizações, reatualizações de discursos e produção de narrativas
title_full_unstemmed Formação inicial de professores : problematizações, reatualizações de discursos e produção de narrativas
title_sort Formação inicial de professores : problematizações, reatualizações de discursos e produção de narrativas
author Ducatti-Silva, Kelly Cristina, 1977-
author_facet Ducatti-Silva, Kelly Cristina, 1977-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barolli, Elisabeth, 1953-
Giorgi, Cristiano Amaral Gaborggini Di
Freitas, Denise de
Moura, Anna Regina Lanner de
Prado, Guilherme do Val Toledo
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Ducatti-Silva, Kelly Cristina, 1977-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial do professor
Ensino
Estagiários - Narrativas pessoais
Psicanálise e educação
Initial formation of narratives
Teaching
Narratives
Psychoanalysis and education
topic Formação inicial do professor
Ensino
Estagiários - Narrativas pessoais
Psicanálise e educação
Initial formation of narratives
Teaching
Narratives
Psychoanalysis and education
description Orientador: Elisabeth Barolli
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616739
DUCATTI-SILVA, Kelly Cristina. Formação inicial de professores: problematizações, reatualizações de discursos e produção de narrativas. 2011. 124 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616739. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616739
identifier_str_mv DUCATTI-SILVA, Kelly Cristina. Formação inicial de professores: problematizações, reatualizações de discursos e produção de narrativas. 2011. 124 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616739. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/840229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
124 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189066755801088