Influência de "affordances" ambientais e indicadores de risco para deficiência auditiva na cognição, linguagem e motricidade de lactentes
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640143 |
Resumo: | Orientador: Maria Cecilia Marconi Pinheiro Lima |
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Influência de "affordances" ambientais e indicadores de risco para deficiência auditiva na cognição, linguagem e motricidade de lactentesInfluence of environmental affordances and rink indicators for hearing disability in cognition, language, and motricity in infantsFatores de riscoFatores de proteçãoPerda auditivaAffordancesCaracterísticas de residênciaRisk factorsProtective factorsHearing lossAffordancesResidence characteristicsOrientador: Maria Cecilia Marconi Pinheiro LimaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências MédicasResumo: Introdução: Acompanhar lactentes periodicamente permite que atrasos no desenvolvimento infantil sejam detectados precocemente. Fatores de risco biológicos ou ambientais aumentam a probabilidade de déficits no desenvolvimento dos mesmos. Lactentes com Indicadores de Risco para Deficiência Auditiva apresentam uma maior frequência de atrasos de linguagem, cognitivos e motores. A respeito da qualidade ambiental, essa pode ser avaliada por meio das affordances, possibilidades de ação/movimento oferecidas pelo ambiente. Objetivo: Verificar a influência de Indicadores de Risco para Deficiência Auditiva (IRDA) e da qualidade de affordances ambientais no desenvolvimento cognitivo, motor e de linguagem de lactentes. Método: Estudo observacional transversal em que 259 lactentes de 8 a 10 meses foram avaliados quanto ao desenvolvimento cognitivo, da linguagem e motor por meio das Escalas Bayley- Terceira Edição. Formou-se grupos conforme a presença ou ausência de IRDA e qualidade de affordances, sendo eles: GE-AA (Grupo Estudo Ambiente Adequado), GE-AI (Grupo Estudo Ambiente Inadequado), GC-AA (Grupo Comparado Ambiente Adequado) e GC-AI (Grupo Comparado Ambiente Inadequado). Affordances foram avaliadas por meio do questionário Affordances no Ambiente Domiciliar para o Desenvolvimento Motor - Escala Bebê. Comparou-se os grupos por meio do teste Qui-Quadrado ou do teste de Kruskal-Wallis, seguido do teste de comparações múltiplas de Dunn. O nível de significância adotado foi de 5%. Resultados: Lactentes do GC-AA apresentaram desempenho superior aos demais grupos quanto a cognição e motricidade. A linguagem do GC-AA foi estatisticamente superior ao GE-AI. GE-AI apresentou a maior frequência de atrasos em todos os domínios. GC-AI e GE-AA apresentaram frequência de atrasos semelhantes. Ambiente adequado associado a ausência de IRDA (GC-AA) conduz para o melhor desempenho cognitivo, de linguagem e motor. Conclusão: Fatores de risco biológicos e ambientais repercutem de forma semelhante no desenvolvimento, porém o acúmulo de ambos tende a aumentar os riscos de atraso no desenvolvimento. Ausência de IRDA e ambientes de qualidade funcionaram como fatores de proteção e favoreceram aquisição de habilidadesAbstract: Introduction: Monitoring infants periodically allows delays in child development to be detected early. Biological or environmental risk factors increase the likelihood of deficits in their development. Infants with Risk Indicators for Hearing Impairment have a higher frequency of language, cognitive and motor delays. Regarding environmental quality, this can be assessed through the affordances, possibilities of action / movement offered by the environment. Objective: To verify the influence of Risk Indicators for Hearing Impairment (RIHL) and the quality of environmental affordances in the cognitive, language and motor development of infants. Method: A cross-sectional observational study in which 259 infants aged 8 to 10 months were assessed for cognitive, motor, and language development using the Bayley Scales of Infant and Toddler Development - Third Edition (BSITD-III). The groups were formed according to the presence or absence of RIHL and the quality of the resources, being: SG-AE (Study Group with Adequate Environment), SG-IE (Study Group with Inadequate Environment), CG-AE (Compared Group with Adequate Environment)) and CG-IE (Compared Group with Inadequate Environment). Affordances were assessed using the questionnaire Affordances in the Home Environment for the Motor Development - Infant Scale (AHEMD-IS). The groups were compared using the Chi-square test or the Kruskal-Wallis test, followed by Dunn's multiple comparison test. The level of significance adopted was 5%. Results: Infants from the CG-AE performed better than the other groups in cognition and motor skills. The CG-AE language was statistically superior to the SG-IE. SG-IE showed the highest frequency of delays in all domains. CG-IE and SG-AE showed a similar frequency of delays. Adequate environment associated with the absence of RIHL (CG-AE) leads to better cognitive, language, and motor performances. Conclusion: Biological and environmental risk factors have a similar impact on development, but the accumulation of both tends to increase the risks of developmental delay. The absence of RIHL and quality environments worked as protective factors and favored the acquisition of skillsDoutoradoInterdisciplinaridade e ReabilitaçãoDoutora em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação[s.n.]Lima, Maria Cecilia Marconi Pinheiro, 1955-Françozo, Maria de Fátima de CamposVianna, Nubia GarciaSantos, Denise Castilho CabreraRibeiro, Mariane FernandesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e ReabilitaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAraujo, Danielle Mendonça, 1989-20202020-09-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (121 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640143ARAUJO, Danielle Mendonça. Influência de "affordances" ambientais e indicadores de risco para deficiência auditiva na cognição, linguagem e motricidade de lactentes. 2020. 1 recurso online (121 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640143. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1157792Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-15T18:04:52Zoai::1157792Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-01-15T18:04:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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