Processo de reflexão sobre avaliação em lingua estrangeira (ingles) por professores recem-formados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599177 |
Resumo: | Orientador: Matilde V. R. Scaramucci |
id |
UNICAMP-30_a7453b90a54d6692b04e1ac0a026d54a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::330594 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Processo de reflexão sobre avaliação em lingua estrangeira (ingles) por professores recem-formadosLingua inglesa - Formação de professoresLingua inglesa - Estudo e ensino - AvaliaçãoEnglish language - Teacher trainingEnglish language - Study and teaching - EvaluationOrientador: Matilde V. R. ScaramucciDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: O cenário para o desenvolvimento desta pesquisa colaborativa foi um curso reflexivo cujo foco principal foi a avaliação em Língua Estrangeira. Entretanto, dada a relação existente entre ensino e avaliação, foram tratados também o planejamento, o material didático e o método. Além disso, foi abordado o papel desempenhado pelo professor formador nesse contexto. Para a fundamentação do trabalho, utilizaram-se estudos sobre a formação do profissional reflexivo (Dewey, 1933; Schön, 1983; Wallace, 1995; Nóvoa, 1995; Vieira Abrahão, 2000/2001; Gimenez, 1998), e estudos sobre a avaliação (Scaramucci, 1993, 1995, 1997; Hoffmann, 1993), entre outros. Para alcançar o objetivo proposto foram utilizados os seguintes instrumentos: diários dos professores, sessões reflexivas, entrevistas, questionários e diário do professor formador. Os resultados mostraram que os professores desenvolveram um processo reflexivo com base em três elementos: crenças sobre os processos de ensino/aprendizagem e de avaliação, experiência como aprendizes e como profissionais da área de línguas e conhecimento adquirido no curso. Em relação ao papel do professor formador, os resultados evidenciaram que esse afeta ou é afetado nesse contexto de formação, pois também tem que refletir sobre a própria prática enquanto formador. Palavras-chave: pesquisa colaborativa, processo reflexivo, prática de ensino e avaliação de rendimentoAbstract: The setting for the development of this collaborative research was a reflective course which focused on the assessment in foreign language. However, it is impossible to treat assessment without relating it to teaching and, therefore this research concentrates on how teachers deal with planning, teaching materials and methods. Besides, this research investigates the role of the tutor in this context. In relation to Teacher Education were used studies from Dewey (1933) ; Schön (1983), Wallace (1991), Nóvoa (1995), Vieira Abrahão (2000/2001), Gimenez (1998). In terms of Assessment were used studies from Scaramucci (1993, 1995, 1997), Hoffmann (1993), among others. In order to achieve our objectives it was used and analyzed tools, such as: teachers'diaries, reflective conversations, interviews, questionnaires and tutor's diary. The results demonstrated that teachers developed a reflective process based on three elements: beliefs on teaching/learning and assessment processes; knowledge acquired in the reflective course and the experience as learners and professionals in the language area. Considering tutor¿s role, the results showed that he shapes or is shaped by the course offered since he had to reflect on his own practice as tutorMestradoEnsino-Aprendizagem de Segunda Lingua e Lingua EstrangeiraMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951-Brandão, Maria Helena VieiraCavalcanti, Marilda do CoutoMoraes, Maria Rita SalzanoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBatista, Luis Otavio20042004-12-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf206 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599177BATISTA, Luis Otavio. Processo de reflexão sobre avaliação em lingua estrangeira (ingles) por professores recem-formados. 2004. 206 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599177. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/330594porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-28T13:13:16Zoai::330594Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-03-28T13:13:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processo de reflexão sobre avaliação em lingua estrangeira (ingles) por professores recem-formados |
title |
Processo de reflexão sobre avaliação em lingua estrangeira (ingles) por professores recem-formados |
spellingShingle |
Processo de reflexão sobre avaliação em lingua estrangeira (ingles) por professores recem-formados Batista, Luis Otavio Lingua inglesa - Formação de professores Lingua inglesa - Estudo e ensino - Avaliação English language - Teacher training English language - Study and teaching - Evaluation |
title_short |
Processo de reflexão sobre avaliação em lingua estrangeira (ingles) por professores recem-formados |
title_full |
Processo de reflexão sobre avaliação em lingua estrangeira (ingles) por professores recem-formados |
title_fullStr |
Processo de reflexão sobre avaliação em lingua estrangeira (ingles) por professores recem-formados |
title_full_unstemmed |
Processo de reflexão sobre avaliação em lingua estrangeira (ingles) por professores recem-formados |
title_sort |
Processo de reflexão sobre avaliação em lingua estrangeira (ingles) por professores recem-formados |
author |
Batista, Luis Otavio |
author_facet |
Batista, Luis Otavio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951- Brandão, Maria Helena Vieira Cavalcanti, Marilda do Couto Moraes, Maria Rita Salzano Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Luis Otavio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lingua inglesa - Formação de professores Lingua inglesa - Estudo e ensino - Avaliação English language - Teacher training English language - Study and teaching - Evaluation |
topic |
Lingua inglesa - Formação de professores Lingua inglesa - Estudo e ensino - Avaliação English language - Teacher training English language - Study and teaching - Evaluation |
description |
Orientador: Matilde V. R. Scaramucci |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004 2004-12-03T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599177 BATISTA, Luis Otavio. Processo de reflexão sobre avaliação em lingua estrangeira (ingles) por professores recem-formados. 2004. 206 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599177. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599177 |
identifier_str_mv |
BATISTA, Luis Otavio. Processo de reflexão sobre avaliação em lingua estrangeira (ingles) por professores recem-formados. 2004. 206 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599177. Acesso em: 2 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/330594 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 206 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188916554629120 |