Processo de reflexão sobre avaliação em lingua estrangeira (ingles) por professores recem-formados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Luis Otavio
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599177
Resumo: Orientador: Matilde V. R. Scaramucci
id UNICAMP-30_a7453b90a54d6692b04e1ac0a026d54a
oai_identifier_str oai::330594
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Processo de reflexão sobre avaliação em lingua estrangeira (ingles) por professores recem-formadosLingua inglesa - Formação de professoresLingua inglesa - Estudo e ensino - AvaliaçãoEnglish language - Teacher trainingEnglish language - Study and teaching - EvaluationOrientador: Matilde V. R. ScaramucciDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: O cenário para o desenvolvimento desta pesquisa colaborativa foi um curso reflexivo cujo foco principal foi a avaliação em Língua Estrangeira. Entretanto, dada a relação existente entre ensino e avaliação, foram tratados também o planejamento, o material didático e o método. Além disso, foi abordado o papel desempenhado pelo professor formador nesse contexto. Para a fundamentação do trabalho, utilizaram-se estudos sobre a formação do profissional reflexivo (Dewey, 1933; Schön, 1983; Wallace, 1995; Nóvoa, 1995; Vieira Abrahão, 2000/2001; Gimenez, 1998), e estudos sobre a avaliação (Scaramucci, 1993, 1995, 1997; Hoffmann, 1993), entre outros. Para alcançar o objetivo proposto foram utilizados os seguintes instrumentos: diários dos professores, sessões reflexivas, entrevistas, questionários e diário do professor formador. Os resultados mostraram que os professores desenvolveram um processo reflexivo com base em três elementos: crenças sobre os processos de ensino/aprendizagem e de avaliação, experiência como aprendizes e como profissionais da área de línguas e conhecimento adquirido no curso. Em relação ao papel do professor formador, os resultados evidenciaram que esse afeta ou é afetado nesse contexto de formação, pois também tem que refletir sobre a própria prática enquanto formador. Palavras-chave: pesquisa colaborativa, processo reflexivo, prática de ensino e avaliação de rendimentoAbstract: The setting for the development of this collaborative research was a reflective course which focused on the assessment in foreign language. However, it is impossible to treat assessment without relating it to teaching and, therefore this research concentrates on how teachers deal with planning, teaching materials and methods. Besides, this research investigates the role of the tutor in this context. In relation to Teacher Education were used studies from Dewey (1933) ; Schön (1983), Wallace (1991), Nóvoa (1995), Vieira Abrahão (2000/2001), Gimenez (1998). In terms of Assessment were used studies from Scaramucci (1993, 1995, 1997), Hoffmann (1993), among others. In order to achieve our objectives it was used and analyzed tools, such as: teachers'diaries, reflective conversations, interviews, questionnaires and tutor's diary. The results demonstrated that teachers developed a reflective process based on three elements: beliefs on teaching/learning and assessment processes; knowledge acquired in the reflective course and the experience as learners and professionals in the language area. Considering tutor¿s role, the results showed that he shapes or is shaped by the course offered since he had to reflect on his own practice as tutorMestradoEnsino-Aprendizagem de Segunda Lingua e Lingua EstrangeiraMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951-Brandão, Maria Helena VieiraCavalcanti, Marilda do CoutoMoraes, Maria Rita SalzanoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBatista, Luis Otavio20042004-12-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf206 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599177BATISTA, Luis Otavio. Processo de reflexão sobre avaliação em lingua estrangeira (ingles) por professores recem-formados. 2004. 206 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599177. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/330594porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-28T13:13:16Zoai::330594Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-03-28T13:13:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Processo de reflexão sobre avaliação em lingua estrangeira (ingles) por professores recem-formados
title Processo de reflexão sobre avaliação em lingua estrangeira (ingles) por professores recem-formados
spellingShingle Processo de reflexão sobre avaliação em lingua estrangeira (ingles) por professores recem-formados
Batista, Luis Otavio
Lingua inglesa - Formação de professores
Lingua inglesa - Estudo e ensino - Avaliação
English language - Teacher training
English language - Study and teaching - Evaluation
title_short Processo de reflexão sobre avaliação em lingua estrangeira (ingles) por professores recem-formados
title_full Processo de reflexão sobre avaliação em lingua estrangeira (ingles) por professores recem-formados
title_fullStr Processo de reflexão sobre avaliação em lingua estrangeira (ingles) por professores recem-formados
title_full_unstemmed Processo de reflexão sobre avaliação em lingua estrangeira (ingles) por professores recem-formados
title_sort Processo de reflexão sobre avaliação em lingua estrangeira (ingles) por professores recem-formados
author Batista, Luis Otavio
author_facet Batista, Luis Otavio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951-
Brandão, Maria Helena Vieira
Cavalcanti, Marilda do Couto
Moraes, Maria Rita Salzano
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Luis Otavio
dc.subject.por.fl_str_mv Lingua inglesa - Formação de professores
Lingua inglesa - Estudo e ensino - Avaliação
English language - Teacher training
English language - Study and teaching - Evaluation
topic Lingua inglesa - Formação de professores
Lingua inglesa - Estudo e ensino - Avaliação
English language - Teacher training
English language - Study and teaching - Evaluation
description Orientador: Matilde V. R. Scaramucci
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004-12-03T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599177
BATISTA, Luis Otavio. Processo de reflexão sobre avaliação em lingua estrangeira (ingles) por professores recem-formados. 2004. 206 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599177. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599177
identifier_str_mv BATISTA, Luis Otavio. Processo de reflexão sobre avaliação em lingua estrangeira (ingles) por professores recem-formados. 2004. 206 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599177. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/330594
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
206 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188916554629120