Desbundados e marginais : MPB e contracultura nos "anos de chumbo" (1969-1974)
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633541 |
Resumo: | Orientador: Marcelo Siqueira Ridenti |
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Desbundados e marginais : MPB e contracultura nos "anos de chumbo" (1969-1974)Desbundados and marginais : MPB and counterculture in the "years of lead" (1969-1974)ContraculturaDitaduraMúsicos brasileirosMúsica popular brasileira - Análise, apreciaçãoMúsica popular - Brasil - 1969-1974Registros sonoros - Indústria - BrasilCountercultureDictatorshipBrazilian musiciansBrazilian popular music Analysis, appreciationPopular music - Brazil - 1969-1974Sound recordings - Industry - BrazilOrientador: Marcelo Siqueira RidentiTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências HumanasResumo: 1969-74, no Brasil, foi um período marcado paradoxalmente pela forte repressão, censura e pelo extraordinário crescimento econômico impulsionado pelo próprio Estado autoritário. O ideário nacional-popular e as utopias revolucionárias que orientaram ações e projetos artísticos ao longo da década de 60 se esvaíam com a consolidação da indústria cultural sob os "anos de chumbo". Ao concentrar-me na MPB dos chamados marginais (ou "malditos") e desbundados, com destaque para Jorge Mautner, Jards Macalé, Luiz Melodia, Sérgio Sampaio e Walter Franco, passando ainda pelos Novos Baianos e por alguns daqueles egressos do tropicalismo, como Gilberto Gil, Gal Costa e Caetano Veloso, demonstro que a contracultura made in Brazil, não raras vezes tachada de escapista, alienada ou depressiva, não foi um simples mal-estar provocado pelo AI-5, tampouco uma semente mal plantada, em terras inóspitas, do fenômeno norte-americano. Pelo contrário: reinventando meios de lidar com a coerção, ganhou aqui uma porção de nomes, significados e um solo histórico sui generis. A partir da análise de documentos de época, canções e discos selecionados, além de festivais e outras atividades em que os músicos e seus parceiros estiveram envolvidos, sem negligenciar suas relações com a indústria fonográfica e os diálogos que estabeleceram com demais artistas atuantes, defendo a hipótese de que as novas experiências, linguagens, práticas e valores abarcados pela polêmica palavra contracultura configuraram-se, no Brasil daquele contexto, como uma estrutura de sentimento, afinada com transformações políticas, econômicas e socioculturais tanto em âmbito nacional quanto internacionalAbstract: 1969-74, in Brazil, was a paradoxical period marked by strong repression, censorship, and extraordinary economic growth driven by the authoritarian state itself. The national-popular ideals and the revolutionary utopias that guided artistic actions and projects throughout the 1960s were blurred by the consolidation of the cultural industry under the "lead years". By concentrating on the MPB of the so-called marginal (or "cursed") and desbundados, with em-phasis on Jorge Mautner, Jards Macalé, Luiz Melodia, Sérgio Sampaio and Walter Franco, as well as New Baianos and some of the Gilberto Gil, Gal Costa, and Caetano Veloso, showed that the counterculture made in Brazil, not often described as escapist, alienated or depressed, was not a simple malaise provoked by AI-5, nor a badly planted seed in inhospitable lands, of the North American phenomenon. On the contrary: by reinventing means of dealing with coercion, it has gained here a number of names, meanings and a sui generis historical solo. From the analysis of periodicals, selected songs and discs, as well as festivals and other activi-ties in which the musicians and their partners were involved, without neglecting their relations with the music industry and the dialogues they established with other performing artists, I defend The hypothesis that the new experiences, languages, practices and values encompassed by the controversial word counterculture were, in Brazil, contextual, as a structure of feeling, attuned to political, economic, and socio-cultural transformations both nationally and internationallyDoutoradoSociologiaDoutora em SociologiaFAPESP2012/20608-0CAPES[s.n.]Ridenti, Marcelo Siqueira, 1959-Napolitano, MarcosFavaretto, Celso FernandoZan, José RobertoNicolau Netto, MichelUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em SociologiaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASDiniz, Sheyla Castro, 1985-20172017-09-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (224 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633541DINIZ, Sheyla Castro. Desbundados e marginais: MPB e contracultura nos "anos de chumbo" (1969-1974). 2017. 1 recurso online (224 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633541. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/998797Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-05-22T11:36:42Zoai::998797Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-05-22T11:36:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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