Crianças de zona rural, alunos de escola urbana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Dalva Infantini de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606985
Resumo: Orientador: Marilda do Couto Cavalcanti
id UNICAMP-30_a9aea5bc673ac5c3e47f9e8e09f3e54a
oai_identifier_str oai::423869
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Crianças de zona rural, alunos de escola urbanaChildren from a rural area, students in an urban schoolIdentidadeEscolarizaçãoLinguagemR(urbanidade)IdentitySchoolingLanguage and languagesR(urbanity)Orientador: Marilda do Couto CavalcantiDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Com a inserção, cada vez maior, de crianças de zona rural em escolas urbanas, a proposta da presente pesquisa é interpretar as representações que crianças da zona rural, alunas de uma escola urbana numa cidade do interior do Estado de São Paulo, constróem de si e dos colegas urbanos. E também que representações os professores constróem sobre esses alunos de zona rural e qual a postura dos seus pais sobre sua escolarização e sua educação. Com esse propósito, a geração de registros desse trabalho de cunho etnográfico foi feita em uma escola pública, baseada em observações em sala de aula e na escola, entrevistas com professores, conversas informais com alunos e com seus pais em visitas a suas casas, e em prática em aulas de apoio a esses alunos. As observações foram registradas em notas de campo depois elaboradas em formato de diários (de campo). As aulas de apoio também foram incluídas nos diários. Apoiada na fragilidade das fronteiras entre o meio rural e o urbano, a análise dos dados revelou facetas identitárias das crianças de zona rural que me levaram, enquanto pesquisadora, a apresentá-las como rurbanas. A sua rurbanidade está presente na fluidez com que articulam elementos das duas culturas, rural e urbana. Essa articulação é necessária no ambiente escolar urbano a partir do momento em que as relações estabelecidas são permeadas por ideologias presentes nas representações dos alunos, professores e da sociedade como um todo a respeito da cultura rural e das variedades não¿padrão. Tais representações permitem que sejam reforçados padrões de comparação baseados em valores sociais atribuídos às variedades e a seus falantes, num conjunto de binarismos fruto de ideologias que segregam e excluem levando essas crianças a desenvolverem estratégias de auto-invisibilização movidas por conceitos negativos a respeito de sua variedade lingüística e de elementos da cultura ruralAbstract: Considering the ever increasing number of students from rural areas attending urban schools, the aim of this study is threefold: to analyse the representations some of these children in an urban public school in a small town in the state of São Paulo build about themselves and their urban classmates; the representations built by the children's teachers about them and the representations built by the children's parents about education/schooling. With this aim in mind, the research design, within an ethnographic perspective, included the generation of data sources based on classroom and school observation recorded through field notes later developed in field diaries; interviews with the teachers; and informal conversation with the students and their parents in visits to their homes. The diaries also included the remedial classes given to these students by the researcher. The data showed that the border between the rural and the urban zone is frail and indicated that these children present changing identitarian facets which made me construe hem as 'rurban¿. Their 'rurbanity¿ is in the fluidity in which they articulate (stereotyped) elements from these rural and urban cultures. This articulation is necessary in this urban school environment because the relations established are permeated by ideologies present in the representations of the participants involved in the research study about the rural culture(s) and the non-standard varieties of Brazilian Portuguese. Such representations seem to reinforce comparison patterns based on social values related to language varieties and their speakers in a set of ideological binarisms which segregate and exclude, taking these children to develop strategies of self-invisibilization in the classroom and at schoolMestradoMulticulturalismo, Plurilinguismo e Educação BilingueMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Cavalcanti, Marilda do Couto, 1948-Faria, Núbia Rabelo BakkerMaher, Terezinha de Jesus MachadoUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPaiva, Dalva Infantini de20082008-02-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf289 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606985PAIVA, Dalva Infantini de. Crianças de zona rural, alunos de escola urbana. 2008. 289 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606985. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/423869porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:10:44Zoai::423869Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:10:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Crianças de zona rural, alunos de escola urbana
Children from a rural area, students in an urban school
title Crianças de zona rural, alunos de escola urbana
spellingShingle Crianças de zona rural, alunos de escola urbana
Paiva, Dalva Infantini de
Identidade
Escolarização
Linguagem
R(urbanidade)
Identity
Schooling
Language and languages
R(urbanity)
title_short Crianças de zona rural, alunos de escola urbana
title_full Crianças de zona rural, alunos de escola urbana
title_fullStr Crianças de zona rural, alunos de escola urbana
title_full_unstemmed Crianças de zona rural, alunos de escola urbana
title_sort Crianças de zona rural, alunos de escola urbana
author Paiva, Dalva Infantini de
author_facet Paiva, Dalva Infantini de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cavalcanti, Marilda do Couto, 1948-
Faria, Núbia Rabelo Bakker
Maher, Terezinha de Jesus Machado
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva, Dalva Infantini de
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade
Escolarização
Linguagem
R(urbanidade)
Identity
Schooling
Language and languages
R(urbanity)
topic Identidade
Escolarização
Linguagem
R(urbanidade)
Identity
Schooling
Language and languages
R(urbanity)
description Orientador: Marilda do Couto Cavalcanti
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-02-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606985
PAIVA, Dalva Infantini de. Crianças de zona rural, alunos de escola urbana. 2008. 289 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606985. Acesso em: 15 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
PAIVA, Dalva Infantini de. Crianças de zona rural, alunos de escola urbana. 2008. 289 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606985. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606985
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/423869
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
289 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138438725763072