A "arte do rodeio" : peões, touros e tropeiros na sociedade do agronegócio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Carlos Eduardo, 1988-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8848
Resumo: Orientador: Nashieli Cecilia Rangel Loera
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spelling A "arte do rodeio" : peões, touros e tropeiros na sociedade do agronegócioThe "art of the rodeo" : pawns, bulls and drovers in agribusiness societyRodeiosPeões de rodeioCaracteristicas nacionaisRelação homem-animalAgronegócioRodeosRodeo ridersNational characteristicsHuman-animal relationshipAgribusinessOrientador: Nashieli Cecilia Rangel LoeraTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências HumanasResumo: Esta tese investiga práticas e sentidos do mundo do rodeio no Brasil. Tomando como ponto de partida a expressão "arte do rodeio", considerada aqui como uma categoria nativa deste universo social, busca-se descrever e analisar processos, relações, representações e significados relacionados ao mundo do rodeio. A partir de pesquisa em arquivos e documentos históricos e de um levantamento etnográfico da Festa do Peão Boiadeiro de Barretos, fruto do trabalho de campo realizado com organizadores desta festa, profissionais do rodeio e seus participantes e frequentadores (com maior imersão em campo nas edições de 2018 e 2019), este trabalho procurou compreender como, a partir desse mundo do rodeio, se afirmam determinados valores configurados a partir e em torno do agronegócio. Criada em 1956, a Festa do Peão de Barretos se originou no seio da elite pecuarista do interior paulista. Os efeitos da modernização do campo e as transformações sociais, políticas, culturais e econômicas na sociedade brasileira nesse período, bem como as ideologias desenvolvimentistas, regionalistas e nacionalistas da época, se tornaram o pano de fundo sob o qual os criadores da Festa do Peão, o clube Os Independentes, se apropriaram de uma noção de "cultura" para legitimar a idealização da homenagem a figura que consideram um "herói" da sociedade agrária, o peão boiadeiro. Ao longo dos anos, a Festa do Peão se tornou um megaevento do mundo country alcançando sucesso internacional, além de impulsionar a proliferação de festas de rodeio no Brasil. O espetáculo do rodeio, atração central destas festas, onde homens e touros precisam provar o valor de suas habilidades para serem valorizados, é pensado a partir de sua configuração atual como um segmento esportivo profissional, regulamentado e especializado, que foi reconhecido em 2016 (juntamente com as vaquejadas) como manifestação do patrimônio imaterial, cultural e artístico brasileiro. Estes e outros aspectos também são tratados nesta tese como fenômenos relacionais, contextuais e processuais que estão ligados ao cenário político e social brasileiro dos últimos anos, levando em conta especialmente a relação entre o mundo do rodeio e a construção de um projeto político de legitimação do agronegócio, em torno do qual, se entrelaça múltiplos atores (humanos e animais), processos de construção de uma identidade nacional, determinadas dinâmicas do mercado de bens simbólicos e disputas por reconhecimento de direitos culturaisAbstract: This thesis investigates practices and meanings of the rodeo world in Brazil. Taking the expression "rodeo art" as a starting point, considered here as a native category of this social universe, the aim is to describe and analyze processes, relationships, representations and meanings related to the world of rodeo. Based on research in archives and historical documents and an ethnographic survey of the Festa do Peão Boiadeiro de Barretos, the result of fieldwork carried out with organizers of this festival, rodeo professionals and its participants and regulars (with greater immersion in the field in editions of 2018 and 2019), this work sought to understand how, from this rodeo world, certain values configured from and around agribusiness are affirmed. Created in 1956, the Festa do Peão de Barretos originated among the livestock elite in the interior of São Paulo. The effects of the modernization of the countryside and the social, political, cultural and economic transformations in Brazilian society during this period, as well as the developmentalist, regionalist and nationalist ideologies of the time, became the backdrop under which the creators of the Festa do Peão, the club Os Independentes, appropriated a notion of "culture" to legitimize the idealization of homage to the figure they consider a "hero" of agrarian society, the cowboy. Over the years, Festa do Peão has become a mega event in the country world, achieving international success, in addition to boosting the proliferation of rodeo parties in Brazil. The rodeo show, the central attraction of these parties, where men and bulls need to prove the value of their skills to be valued, is thought from its current configuration as a professional, regulated and specialized sports segment, which was recognized in 2016 (together with with the vaquejadas) as a manifestation of the intangible, cultural and artistic heritage of Brazil. These and other aspects are also treated in this thesis as relational, contextual and procedural phenomena that are linked to the Brazilian political and social scenario in recent years, taking into account especially the relationship between the rodeo world and the construction of a political project to legitimize the rodeo. agribusiness, around which multiple actors (humans and animals) intertwine, processes of construction of a national identity, certain dynamics of the symbolic goods market and disputes for recognition of cultural rightsDoutoradoAntropologia SocialDoutor em Antropologia SocialFAPESP17/07087-5[s.n.]Loera, Nashieli Rangel, 1977-Vianna, Anna Catarina MorawskaCruz, Ricardo LuizLeal, Natacha SimeiNicolau Netto, MichelUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). 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