É preciso mudar os lugares da mesa : um estudo das carreiras militantes de acadêmicos negros na Universidade Estadual de Campinas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Tayná Victória de Lima, 1993-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641123
Resumo: Orientador: Ana Maria Fonseca de Almeida
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spelling É preciso mudar os lugares da mesa : um estudo das carreiras militantes de acadêmicos negros na Universidade Estadual de CampinasIt is necessary to change table positions : a study of the militant careers of black academics at the State University of CampinasAtivismo políticoRelações raciaisMovimento negroExperiênciaMovimentos sociaisPolitical activismRace relationsBlack movementExperienceSocial movementsOrientador: Ana Maria Fonseca de AlmeidaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa pretende contribuir para uma sociologia do ativismo e do antirracismo por meio do estudo das carreiras militantes de estudantes universitários negros que, ao longo de suas trajetórias acadêmicas na UNICAMP, criaram e mantiveram coletivos estudantis. Apoiando-se na análise de documentação produzida por esses coletivos e em entrevistas com os estudantes, o trabalho reconstitui as trajetórias de engajamento e de desengajamento dos mesmos, bem como explora as implicações biográficas e ocupacionais do processo. Além de contribuir para reconstituir uma face da história dos estudantes negros em uma das universidades mais seletivas do país, ao longo das últimas duas décadas, a pesquisa permitiu observar que o modo como os sujeitos entrevistados se relacionam com o universo da política é resultado de experiências que acumularam na infância e na adolescência, resultado de processos educativos elaborados em múltiplos espaços de socialização, relacionados, nos casos aqui estudados, à esfera familiar, à esfera religiosa, à escolarização formal, à vinculação a projetos sociais e de educação não formal, e por fim, a processos de socialização na esfera política, junto a grupos militantes organizados, como partidos, sindicatos e movimentos estudantis universitários. Por meio de experiências vivenciadas nesses espaços, os estudantes puderam desenvolver percepções, sensibilidades e valores favoráveis à adesão à escola e à universidade como projeto de futuro e também favoráveis ao engajamento militante. As particularidades desses processos de socialização anteriores ao engajamento se mostraram significativos não apenas para definir a atração dos estudantes pela bandeira da luta antirracista, como também para definir o tipo de repertório de ação que implementaram. Além disso, observou-se que uma dimensão geracional também ajudava a explicar porque alguns inclinaram-se a uma militância de viés intelectual e mais orientada a atividades de estudo e exploração intelectual, enquanto outros desenvolveram uma militância mais orientada à participação nos debates e enfrentamentos no espaço da universidade. Observou-se também que a adesão à militância foi impulsionada pela possibilidade de deslocamento de uma posição de marginalidade e solidão para a posição de pertencimento a um grupo próprio no contexto da universidade. Percebendo-se em uma posição de outsiders com relação ao conjunto majoritário de estudantes e docentes da universidade, do ponto de vista da origem de classe e pertencimento racial, esses estudantes encontram na constituição de uma coletividade negra uma oportunidade para promoverem um espaço de integração, formação, acolhimento e organização política diante dos diversos desafios impostos pela experiência do racismo e outras formas de opressão na universidade. O processo de exposição à militância experimentado pelos sujeitos da pesquisa teve efeitos importantes sobre a percepção de si como pessoa negra vivendo no Brasil e no mundo num determinado momento histórico, assim como sobre suas visões de mundo. Nesse sentido, uma das implicações biográficas do processo de engajamento foi a incorporação, compartilhada por todos os entrevistados, de uma identidade militante e a adesão a um sentido para a própria existência que está atrelado à busca por saídas coletivas, mesmo entre aqueles que atualmente não se encontram engajados em nenhuma organização política. Outra implicação biográfica importante foi a reconversão de capitais políticos em científicos, levando alguns a perseguir uma carreira acadêmica na qual puderam empregar, e, em alguns casos, em uma reconfiguração da militância, por meio da participação na política institucional.Abstract: This research aims to contribute to the sociology of by studying the militant careers of black university students who, throughout their academic trajectories at UNICAMP, created and maintained student groups. Based on the analysis of documentation produced by these collectives and on interviews with students, the work reconstructs their engagement and disengagement trajectories, as well as exploring the biographical and occupational implications of the process. In addition to helping to reconstruct a face of the history of black students at one of the most selective universities in the country, over the past two decades, the research allowed us to observe that the way the subjects interviewed relate to the universe of politics is the result of experiences that accumulated in childhood and adolescence, the result of educational processes developed in multiple spaces of socialization, related, in the cases studied here, to the family sphere, the religious sphere, formal schooling, the link to social and non-formal education projects, and finally, socialization processes in the political sphere, with organized militant groups, such as parties, unions, and university student movements. Through experiences lived in these spaces, students were able to develop perceptions, sensitivities, and values favorable to adherence to school and university as a project for the future and also favorable to militant engagement. The particularities of these socialization processes before engagement proved to be significant not only to define students' attraction to the banner of the anti-racist struggle but also to define the type of action repertoire they implemented. Furthermore, it was observed that a generational dimension also helped to explain why some were inclined towards an intellectual bias and more oriented towards the study and intellectual exploration activities, while others developed a more oriented towards participation in debates and confrontations in the university space. It was also observed that adherence to activism was driven by the possibility of shifting from a position of marginality and loneliness to the position of belonging to a specific group in the context of the university. Perceiving themselves in a position of outsiders concerning the majority of students and faculty at the university, from the point of view of the class origin and racial belonging, these students find in the constitution of a black community an opportunity to promote a space of integration, training, reception and political organization in the face of the various challenges imposed by the experience of racism and other forms of oppression in the university. The process of exposure to militancy experienced by the research subjects had important effects on their perception of themselves as black people living in Brazil and the world at a certain historical moment, as well as on their worldviews. In this sense, one of the biographical implications of the engagement process was the incorporation, shared by all respondents, of a militant identity and adherence to a sense of existence that is linked to the search for collective solutions, even among those who are not currently involved. are engaged in no political organization. Another important biographical implication was the conversion of political capital into scientific capital, leading some to pursue an academic career in which they were able to employ, and, in some cases, a reconfiguration of militancy, through participation in institucional policy.MestradoEducaçãoMestra em Educação[s.n.]Almeida, Ana Maria Fonseca de, 1963-Tomizaki, Kimi AparecidaJesus, Matheus Gato deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMesquita, Tayná Victória de Lima, 1993-20212021-02-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online ( 252 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641123MESQUITA, Tayná Victória de Lima. É preciso mudar os lugares da mesa : um estudo das carreiras militantes de acadêmicos negros na Universidade Estadual de Campinas . 2021. 1 recurso online ( 252 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641123. 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