Violência escolar : perspectivas de professores/as de Educação Física acerca das Escolas de Tempo Integral em Campinas-SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zambelli, Ricardo Manoel de Oliveira, 1988-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637590
Resumo: Orientador: Elaine Prodócimo
id UNICAMP-30_abdf79d1207a8423c777b26cda4a8dac
oai_identifier_str oai::1095266
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Violência escolar : perspectivas de professores/as de Educação Física acerca das Escolas de Tempo Integral em Campinas-SPSchool violence : perspectives of Physical Education teachers about full time school in Campinas-SPEscolas de tempo integralEducação física escolarViolência escolarFull time schoolSchool physical educationSchool violenceOrientador: Elaine ProdócimoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FísicaResumo: A ampliação da jornada escolar é um tema em destaque para a educação básica brasileira, haja vista o crescente número de Escolas de Tempo Integral (ETIs) em todas as regiões do país. Na esteira do Plano Nacional de Educação (PNE), para o decênio 2014-2024, a Prefeitura de Campinas criou, em 2014, o Projeto Piloto "Escola de Educação Integral - EEI", implantado em seis escolas da rede pública municipal de ensino fundamental. O presente estudo buscou compreender como a violência escolar é percebida e problematizada pelos/as professores/as de Educação Física em seus diferentes contextos de atuação no cotidiano escolar das ETIs. A pesquisa de natureza qualitativa teve como fonte entrevistas semiestruturadas com quatro professoras e dois professores de Educação Física, sendo um/a voluntário/a de cada ETI. As conversas foram gravadas e posteriormente transcritas na íntegra. As informações foram analisadas a partir do método de Análise de Conteúdo. Entre os resultados encontrados, destacam-se as diferentes perspectivas dos/as professores/as acerca dos conceitos de violência e violência escolar; os relatos de casos, os contextos e os aspectos que possivelmente influenciam a incidência desse fenômeno nas ETIs; as relações de convivência entre os membros das comunidades escolares; as linhas de convergência entre a ampliação do tempo de permanência dos/as estudantes nas escolas e o aumento dos casos de violência; e as ações pedagógicas e os projetos desenvolvidos nessas instituições de ensino para lidar com a violência escolar. As tensões e contradições apresentadas no estudo retratam a realidade de grande parte das escolas públicas brasileiras, sejam elas de tempo parcial ou integralAbstract: The extension of the school day is a prominent theme for Brazilian basic education, with a view to the growing number of full time schools in all regions of the country. In the wake of the National Education Plan, for the 2014-2024 decade, a Campinas city hall created in 2014 the Pilot Project "School of Integral Education", implemented in six schools of the municipal public elementary school. The present study sought to understand how school violence is perceived and problematized by Physical Education teachers in their different contexts of action in the full time schools. The qualitative research had as source semi-structured interviews with four female and two male Physical Education teachers, being one volunteer from each full time school. The conversations were recorded and later transcribed in full. The information was analyzed using the Content Analysis method. Among the results found, highlighted the different perspectives of teachers on the concepts of violence and school violence; the cases, contexts and aspects that possibly influence the incidence of this phenomenon in full time school; coexistence relations between the members of the school communities; lines of convergence between the increase of students' length of stay in schools and the increase in cases of violence; and pedagogical actions and projects subject to teaching practices to deal with school violence. The reflections and contradictions presented in the study, they portray the reality of most Brazilian public schools, whether part time or full timeMestradoEducação Física e SociedadeMestre em Educação Física[s.n.]Prodócimo, Elaine, 1967-Ribeiro, Olívia Cristina FerreiraAyoub, ElianaUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASZambelli, Ricardo Manoel de Oliveira, 1988-20192019-08-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (86 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637590ZAMBELLI, Ricardo Manoel de Oliveira. Violência escolar: perspectivas de professores/as de Educação Física acerca das Escolas de Tempo Integral em Campinas-SP. 2019. 1 recurso online (86 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637590. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1095266Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-25T17:05:08Zoai::1095266Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-11-25T17:05:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Violência escolar : perspectivas de professores/as de Educação Física acerca das Escolas de Tempo Integral em Campinas-SP
School violence : perspectives of Physical Education teachers about full time school in Campinas-SP
title Violência escolar : perspectivas de professores/as de Educação Física acerca das Escolas de Tempo Integral em Campinas-SP
spellingShingle Violência escolar : perspectivas de professores/as de Educação Física acerca das Escolas de Tempo Integral em Campinas-SP
Zambelli, Ricardo Manoel de Oliveira, 1988-
Escolas de tempo integral
Educação física escolar
Violência escolar
Full time school
School physical education
School violence
title_short Violência escolar : perspectivas de professores/as de Educação Física acerca das Escolas de Tempo Integral em Campinas-SP
title_full Violência escolar : perspectivas de professores/as de Educação Física acerca das Escolas de Tempo Integral em Campinas-SP
title_fullStr Violência escolar : perspectivas de professores/as de Educação Física acerca das Escolas de Tempo Integral em Campinas-SP
title_full_unstemmed Violência escolar : perspectivas de professores/as de Educação Física acerca das Escolas de Tempo Integral em Campinas-SP
title_sort Violência escolar : perspectivas de professores/as de Educação Física acerca das Escolas de Tempo Integral em Campinas-SP
author Zambelli, Ricardo Manoel de Oliveira, 1988-
author_facet Zambelli, Ricardo Manoel de Oliveira, 1988-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Prodócimo, Elaine, 1967-
Ribeiro, Olívia Cristina Ferreira
Ayoub, Eliana
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Zambelli, Ricardo Manoel de Oliveira, 1988-
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas de tempo integral
Educação física escolar
Violência escolar
Full time school
School physical education
School violence
topic Escolas de tempo integral
Educação física escolar
Violência escolar
Full time school
School physical education
School violence
description Orientador: Elaine Prodócimo
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-08-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637590
ZAMBELLI, Ricardo Manoel de Oliveira. Violência escolar: perspectivas de professores/as de Educação Física acerca das Escolas de Tempo Integral em Campinas-SP. 2019. 1 recurso online (86 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637590. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637590
identifier_str_mv ZAMBELLI, Ricardo Manoel de Oliveira. Violência escolar: perspectivas de professores/as de Educação Física acerca das Escolas de Tempo Integral em Campinas-SP. 2019. 1 recurso online (86 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637590. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1095266
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (86 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138543860187136