Histórias de leitura : a constituição de sujeitos surdos como leitores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lins, Heloísa Andreia de Matos, 1974-
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604230
Resumo: Orientador: Sergio Antonio da Silva Leite
id UNICAMP-30_abe8bce6a0a5b1182f849597c5380415
oai_identifier_str oai::393601
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Histórias de leitura : a constituição de sujeitos surdos como leitoresReading stories: the construction of deaf citizens as readingLeituraSurdosLetramentoMemóriaReading developmentDeafnessLiteracyMemoirsOrientador: Sergio Antonio da Silva LeiteTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa busca delinear a construção social sobre os modos de apropriação da leitura pelos surdos - próprios e particulares - e das práticas de produções relativas à mesma que constituem/ constituíram tais sujeitos como leitores. Para tanto, procurou traçar a cartografia do movimento de formação de quatro surdos adultos como leitores (com pouca influência da oralização e relativa proficiência na leitura do Português, no presente), configurada na noção de espaço e tempo construídos pela memória dos mesmos, através dos recursos da História Oral. Em síntese, através dessas memórias, procurou-se destacar os diferentes modos de interação com a leitura e com a coletividade - formada por sujeitos surdos e ouvintes - em vários períodos de suas vidas, com intuito de categorizar os principais mediadores para tais processos de apropriação. Neste sentido, a pesquisa revelou que as imagens e a relação da Língua de Sinais com a escrita em Português são fundamentais para que o leitor surdo possa desenvolver-se como tal. Os sinais cumpriram a função da fala para os ouvintes, na constituição do leitor surdo. O papel da família como mediadora da leitura foi decisivo também nas histórias narradas, pelos modelos oferecidos, pelos materiais de leitura apresentados e pelas relações que se estabeleciam, do ponto de vista afetivo, assim como nas Associações de Surdos. A pesquisa também destaca que as identidades dos leitores surdos, imersos num contexto majoritariamente ouvinte, embora reprimidas, rebelam-se e afirmam-se em relação ao mesmo, frente às questões de inserção social, ideologicamente marcadas, que a palavra escrita e a proficiência na leitura também oferecem. Finalmente, a pesquisa aponta para o fato de que alguns surdos (que possuem uma identidade surda, que reconhecem a língua de sinais como língua natural), indicam que a oralidade exerce um papel importante em seu processo educativo, diferentemente dos moldes oralistas historicamente situadosAbstract: This research searchs to delineate the social construction on the ways of appropriation of the reading for the deaf people - proper and particular - and of the practical ones of relative productions to the same one that they constitute/had constituted such citizens as readers. For in such a way, it looked for to trace the cartography of the movement of formation of four adult deaf people as reading (with little influence of the oralism and relative proficiency in the reading of the Portuguese, in the current days), configured in the notion of space and time constructed by the memory of the same ones, through the resources of Oral History. In synthesis, through these memories, it was looked to detach the different ways of interaction with the reading and the collective - formed for deaf citizens and listeners - in some periods of its lives, with intention to categorize the main mediators for such processes of appropriation. In this direction, the research disclosed that the images and the relation of the Language of Signals with the writing in Portuguese are basic so that the deaf reader can develop itself as such. The signals had fulfilled the function of speak for the listeners, in the constitution of the deaf reader. The function of the family as mediating of the reading was decisive also in told histories, for the offered models, the materials of presented reading and the relations that if established, of the affective point of view, as well as in the Associations of deaf people. The research also detaches that the identities of the deaf, immersed readers in a context mainly listener, even so restrained, is rebelled and affirmed in relation to exactly, front to the questions of social insertion, marked by ideology, that the word written and to the proficiency in the reading also they offer. Finally, the research points with respect to the fact of that some deaf people (that they possess a deaf identity, who recognize the language of signals as natural language), indicate that the orality exerts an important function in its educative process, differently of situated by oralism historyDoutoradoEducação, Conhecimento, Linguagem e ArteDoutor em Educação[s.n.]Leite, Sergio Antonio da Silva, 1946-Lacerda, Cristina B. F. dePaz, Zilda Maria Gesueli Oliveira daSmolka, Ana Luiza BustamantePino, AngelUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLins, Heloísa Andreia de Matos, 1974-20072007-02-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf284p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604230LINS, Heloísa Andreia de Matos. Histórias de leitura: a constituição de sujeitos surdos como leitores. 2007. 284p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604230. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/393601porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:45:49Zoai::393601Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:45:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Histórias de leitura : a constituição de sujeitos surdos como leitores
Reading stories: the construction of deaf citizens as reading
title Histórias de leitura : a constituição de sujeitos surdos como leitores
spellingShingle Histórias de leitura : a constituição de sujeitos surdos como leitores
Lins, Heloísa Andreia de Matos, 1974-
Leitura
Surdos
Letramento
Memória
Reading development
Deafness
Literacy
Memoirs
title_short Histórias de leitura : a constituição de sujeitos surdos como leitores
title_full Histórias de leitura : a constituição de sujeitos surdos como leitores
title_fullStr Histórias de leitura : a constituição de sujeitos surdos como leitores
title_full_unstemmed Histórias de leitura : a constituição de sujeitos surdos como leitores
title_sort Histórias de leitura : a constituição de sujeitos surdos como leitores
author Lins, Heloísa Andreia de Matos, 1974-
author_facet Lins, Heloísa Andreia de Matos, 1974-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leite, Sergio Antonio da Silva, 1946-
Lacerda, Cristina B. F. de
Paz, Zilda Maria Gesueli Oliveira da
Smolka, Ana Luiza Bustamante
Pino, Angel
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Lins, Heloísa Andreia de Matos, 1974-
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Surdos
Letramento
Memória
Reading development
Deafness
Literacy
Memoirs
topic Leitura
Surdos
Letramento
Memória
Reading development
Deafness
Literacy
Memoirs
description Orientador: Sergio Antonio da Silva Leite
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-02-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604230
LINS, Heloísa Andreia de Matos. Histórias de leitura: a constituição de sujeitos surdos como leitores. 2007. 284p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604230. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604230
identifier_str_mv LINS, Heloísa Andreia de Matos. Histórias de leitura: a constituição de sujeitos surdos como leitores. 2007. 284p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604230. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/393601
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
284p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188958845796352