Representações acerca do trabalho da leitura e da escrita em grupo de apoio a crianças surdas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Aryane Santos, 1986-
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612177
Resumo: Orientador: Marilda do Couto Cavalcanti
id UNICAMP-30_33c9970bc496045e53251d668120aa11
oai_identifier_str oai::769911
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Representações acerca do trabalho da leitura e da escrita em grupo de apoio a crianças surdasRepresentations about reading and writing in a support group for deaf childrenSurdezLetramentoRepresentaçõesDeafnessLiteracyRepresentationsOrientador: Marilda do Couto CavalcantiDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: O presente estudo tem como foco de pesquisa um contexto de grupos de apoio a crianças surdas que apresentam dificuldades em relação à leitura e à escrita. Minha inserção nestes grupos de apoio se deu como a profissional que atuava em um programa de aprimoramento profissional cursado no centro de reabilitação no qual os grupos de apoio estavam inseridos e também como pesquisadora, cujo aporte teórico partiu de uma visão transdisciplinar (CAVALCANTI, 2006) da Linguística Aplicada. Fazem parte desta pesquisa, ao todo, 14 crianças surdas (7 meninas e 7 meninos), sendo que 9 freqüentavam o grupo no período da manhã e 5 no período da tarde. Assim como as crianças surdas, fazem parte desta pesquisa as mães/responsáveis por estas crianças, a professora surda que atuava nos grupos de apoio e esta pesquisadora. A seguinte pergunta de pesquisa foi elaborada na tentativa de compreender as representações a respeito do trabalho com a leitura e a escrita: que representações sobre as práticas de leitura e escrita, dos pontos de vista das crianças surdas, das famílias e da professora surda, permeiam a interação em sala de apoio para estudantes surdos? Esta pergunta foi direcionadora na tentativa de compreender o que acontecia no contexto observado, sendo que a opção por um estudo qualitativo de cunho etnográfico (ERICKSON 1986, 1989) para a geração dos registros (por meio de observação participante e elaboração de diários de campo e entrevistas) e análise dos dados se deu principalmente pela preocupação com a construção de significados sociais das ações observadas em campo, não só a partir de minha visão como pesquisadora, como também pela visão dos participantes da pesquisa. A fundamentação teórica também se baseou em conceitos como o de representação proveniente dos Estudos Culturais (HALL, 1997; SILVA, 2000, 2001, entre outros) e de letramento advindo de teorias comprometidas com uma perspectiva social (STREET, 1984; BARTON, 1994; KLEIMAN, 2001; TERZI, 2001). Os resultados da análise sugerem que os participantes da pesquisa apresentam representações que remetem a uma grande narrativa da escrita que credita à essa prática as benesses (CAVALCANTI e SILVA, 2007) de uma melhoria de vida. Na tentativa de inserção destes sujeitos nesta grande narrativa, foi possível observar um jogo de faz de conta (GIORDANI, 2004) que mostra a realidade destes sujeitos diante da escritaAbstract: The present study focuses on research done with context support groups for deaf children who present reading and writing difficulties. My participation in this support group was as a professional acting in a professional improvement program held at the rehabilitation center in which the support groups were inserted, and also as a researcher whose technical subsidy came from a transdisciplinary view of Applied Linguistics (CAVALCANTI, 2006). 14 deaf children (7 girls and 7 boys) are part of this research, and 9 of them participated in the group in the morning and five in the afternoon. Additionally to the deaf children, their parents/tutors, the deaf teacher acting in the support groups as well as the researcher were also part of this work. The following research question was elaborated in an attempt to comprehend the representations concerning work with reading and writing: what representations about reading and writing practices, from the point of view of the deaf children, the families and the deaf teacher permeate the interaction in a support class for deaf students? This question was directed as an attempt to comprehend what happened in the observed context since the option for an ethnographic qualitative study (ERICKSON 1986, 1989) for generation of records (by means of participative observation and elaboration of field journals and interviews) and data analysis was mainly due to the worrying about the building of social meanings in the actions observed in the field, not only from my view as a researcher, but from the view of the research participants as well. The theoretical basis of this research was also based in concepts as representation from Cultural Studies (HALL, 1997; SILVA, 2000, 2001, among others) and literacy from theories committed to a social perspective (STREET, 1984; BARTON, 1994; KLEIMAN, 2001; TERZI, 2001). The results of the analysis suggest that the research participants presented representations which lead to a great narrative of writing that lends credit to this practice as the profits (CAVALCANTI and SILVA, 2007) of life improvement. In an attempt of inserting these subjects into this great narrative, it was possible to observe a game of make believe (GIORDANI, 2004) which shows the reality of these subjects when facing writingMestradoMulticulturalismo, Plurilinguismo e Educação BilingueMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Cavalcanti, Marilda do Couto, 1948-Favorito, WilmaSilva, Ivani RodriguesUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASNogueira, Aryane Santos, 1986-20102010-02-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf122 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612177NOGUEIRA, Aryane Santos. Representações acerca do trabalho da leitura e da escrita em grupo de apoio a crianças surdas. 2010. 122 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem , Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612177. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/769911porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-26T10:59:14Zoai::769911Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-07-26T10:59:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações acerca do trabalho da leitura e da escrita em grupo de apoio a crianças surdas
Representations about reading and writing in a support group for deaf children
title Representações acerca do trabalho da leitura e da escrita em grupo de apoio a crianças surdas
spellingShingle Representações acerca do trabalho da leitura e da escrita em grupo de apoio a crianças surdas
Nogueira, Aryane Santos, 1986-
Surdez
Letramento
Representações
Deafness
Literacy
Representations
title_short Representações acerca do trabalho da leitura e da escrita em grupo de apoio a crianças surdas
title_full Representações acerca do trabalho da leitura e da escrita em grupo de apoio a crianças surdas
title_fullStr Representações acerca do trabalho da leitura e da escrita em grupo de apoio a crianças surdas
title_full_unstemmed Representações acerca do trabalho da leitura e da escrita em grupo de apoio a crianças surdas
title_sort Representações acerca do trabalho da leitura e da escrita em grupo de apoio a crianças surdas
author Nogueira, Aryane Santos, 1986-
author_facet Nogueira, Aryane Santos, 1986-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cavalcanti, Marilda do Couto, 1948-
Favorito, Wilma
Silva, Ivani Rodrigues
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Aryane Santos, 1986-
dc.subject.por.fl_str_mv Surdez
Letramento
Representações
Deafness
Literacy
Representations
topic Surdez
Letramento
Representações
Deafness
Literacy
Representations
description Orientador: Marilda do Couto Cavalcanti
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-02-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612177
NOGUEIRA, Aryane Santos. Representações acerca do trabalho da leitura e da escrita em grupo de apoio a crianças surdas. 2010. 122 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem , Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612177. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612177
identifier_str_mv NOGUEIRA, Aryane Santos. Representações acerca do trabalho da leitura e da escrita em grupo de apoio a crianças surdas. 2010. 122 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem , Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612177. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/769911
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
122 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138468969840640