Letramentos em lingua materna & relações de plurilinguismo na aula de ingles

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Terra, Marcia Regina
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609748
Resumo: Orientador: Roxane Helena Rodrigues Rojo
id UNICAMP-30_acea18b5e23cbcc37774d61e2fa8e820
oai_identifier_str oai::447819
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Letramentos em lingua materna & relações de plurilinguismo na aula de inglesMother tongue literacies & plurilinguism relationships in the Englis classroomLetramentoInteração em sala de aulaEducação de adultosLinguagem e educaçãoLíngua inglesa - Estudo e ensinoLiteracyClassroom interactionAdult educationLanguage and educationEnglish language - Teaching and learningOrientador: Roxane Helena Rodrigues RojoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: A partir de um enfoque sócio-histórico de letramento, realiza-se um Estudo de Caso Exploratório, cuja proposta é analisar as relações que se estabelecem entre letramentos em língua materna (LLM) & práticas de letramento(s) em língua estrangeira (LLE). Especificamente, examina-se a construção social da LE, tomando-se como unidade e análise o discurso produzido nas interações de sala de aula, durante um curso livre de inglês de nível básico, conduzido por esta professora-pesquisadora, organizado e realizado um hotel (no caso, uma agência de letramento em situação de trabalho). Os participantes da pesquisa são 20 aprendizes-adultos, trabalhadores locados em diferentes setores operacionais da própria empresa. Objetivando-se triangular os dados e conferir maior fidedignidade aos resultados, várias fontes de coleta são utilizadas (observação criteriosa de aulas dadas nos 1º e 2º semestres de 2002 e 2003; gravação em áudio/vídeo e transcrição de 36 aulas; entrevistas; questionários; notas de campo; materiais escritos: exercícios, avaliações, deveres, livros didáticos etc). Adotam-se princípios metodológicos o paradigma interpretativo da pesquisa social como procedimentos de identificação e análise do corpus da pesquisa. Primeiramente, identificam-se as práticas de letramento em M dos aprendizes, avaliando-se, em seguida, as implicações desses letramentos nos processos de ensino-aprendizagem da LE. Constata-se que os múltiplos letramentos em LM representam importantes efeitos discursivos, bem como relações de plurilinguismo, nas interações de sala de aula, no contexto analisado. Propõe-se que ao serem usados, num foque enunciativo, como recursos mediacionais para o ensino-aprendizagem de LE, dentro da Zona Proximal de Desenvolvimento (ZPD), os letramentos em LM podem oportunizar a gestão da língua-alvo.Abstract: This exploratory case-study is based on a socio-historical perspective of literacy and proposes to analyze the emerging relationships between mother tongue literacy (MTL) and literacy practices in Foreign Language (FLL). Specifically, the social construction of the Foreign Language is examined, taking as the unity of analysis the discourse produced in classroom interactions during an elementary English course for employees in the hotel business. This course was conducted by the teacher-researcher and it was organized and put to practice by a hotel (in this case, a literacy institution). The subjects are 20 adult learners who work at different operational sectors of the hotel in question. Aiming at obtaining data triangulation and rendering more reliability to the results, several data gathering sources are utilized (careful observation of classes given during the first and second semesters of 2002 and 2003; audio/video recording and transcription of 36 classes; interviews; questionnaires; field notes; written material such as exercises, evaluations, homework, textbooks, among others). The research corpus was identified and analyzed rough procedures that adopt and take into account methodological principles related to the interpretive research approach. Firstly, the learners' mother tongue literacy practices are examined, and then, it is verified the implications this mobilized knowledge brings to discoursive engagement in Foreign Language literacy practices. It is ascertained, in the investigated context, that the mother tongue literacies bring about important discoursive effects, as well as plurilinguism relations, within the target language social-construction process in the classroom interactional practices. It is proposed that the mother tongue literacies, when used under an enunciative approach, and as mediating resources for foreign Language teaching-learning, within Zone of Proximal Development (ZPD), can promote target language management.DoutoradoLíngua EstrangeiraDoutor em Linguística Aplicada[s.n.]Rojo, Roxane Helena Rodrigues, 1952-Castro, Solange T. Ricardo deSzundy, Paula Tatianne CarréraMaher, Terezinha de Jesus MachadoBuzato, Marcelo El KhouriUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASTerra, Marcia Regina2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf263 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609748TERRA, Marcia Regina. Letramentos em lingua materna & relações de plurilinguismo na aula de ingles. 2009. 263 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609748. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/447819porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-05T08:21:16Zoai::447819Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-10-05T08:21:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramentos em lingua materna & relações de plurilinguismo na aula de ingles
Mother tongue literacies & plurilinguism relationships in the Englis classroom
title Letramentos em lingua materna & relações de plurilinguismo na aula de ingles
spellingShingle Letramentos em lingua materna & relações de plurilinguismo na aula de ingles
Terra, Marcia Regina
Letramento
Interação em sala de aula
Educação de adultos
Linguagem e educação
Língua inglesa - Estudo e ensino
Literacy
Classroom interaction
Adult education
Language and education
English language - Teaching and learning
title_short Letramentos em lingua materna & relações de plurilinguismo na aula de ingles
title_full Letramentos em lingua materna & relações de plurilinguismo na aula de ingles
title_fullStr Letramentos em lingua materna & relações de plurilinguismo na aula de ingles
title_full_unstemmed Letramentos em lingua materna & relações de plurilinguismo na aula de ingles
title_sort Letramentos em lingua materna & relações de plurilinguismo na aula de ingles
author Terra, Marcia Regina
author_facet Terra, Marcia Regina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rojo, Roxane Helena Rodrigues, 1952-
Castro, Solange T. Ricardo de
Szundy, Paula Tatianne Carréra
Maher, Terezinha de Jesus Machado
Buzato, Marcelo El Khouri
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Terra, Marcia Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Interação em sala de aula
Educação de adultos
Linguagem e educação
Língua inglesa - Estudo e ensino
Literacy
Classroom interaction
Adult education
Language and education
English language - Teaching and learning
topic Letramento
Interação em sala de aula
Educação de adultos
Linguagem e educação
Língua inglesa - Estudo e ensino
Literacy
Classroom interaction
Adult education
Language and education
English language - Teaching and learning
description Orientador: Roxane Helena Rodrigues Rojo
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609748
TERRA, Marcia Regina. Letramentos em lingua materna & relações de plurilinguismo na aula de ingles. 2009. 263 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609748. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609748
identifier_str_mv TERRA, Marcia Regina. Letramentos em lingua materna & relações de plurilinguismo na aula de ingles. 2009. 263 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609748. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/447819
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
263 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189010112774144