Letramentos em lingua materna & relações de plurilinguismo na aula de ingles
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609748 |
Resumo: | Orientador: Roxane Helena Rodrigues Rojo |
id |
UNICAMP-30_acea18b5e23cbcc37774d61e2fa8e820 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::447819 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Letramentos em lingua materna & relações de plurilinguismo na aula de inglesMother tongue literacies & plurilinguism relationships in the Englis classroomLetramentoInteração em sala de aulaEducação de adultosLinguagem e educaçãoLíngua inglesa - Estudo e ensinoLiteracyClassroom interactionAdult educationLanguage and educationEnglish language - Teaching and learningOrientador: Roxane Helena Rodrigues RojoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: A partir de um enfoque sócio-histórico de letramento, realiza-se um Estudo de Caso Exploratório, cuja proposta é analisar as relações que se estabelecem entre letramentos em língua materna (LLM) & práticas de letramento(s) em língua estrangeira (LLE). Especificamente, examina-se a construção social da LE, tomando-se como unidade e análise o discurso produzido nas interações de sala de aula, durante um curso livre de inglês de nível básico, conduzido por esta professora-pesquisadora, organizado e realizado um hotel (no caso, uma agência de letramento em situação de trabalho). Os participantes da pesquisa são 20 aprendizes-adultos, trabalhadores locados em diferentes setores operacionais da própria empresa. Objetivando-se triangular os dados e conferir maior fidedignidade aos resultados, várias fontes de coleta são utilizadas (observação criteriosa de aulas dadas nos 1º e 2º semestres de 2002 e 2003; gravação em áudio/vídeo e transcrição de 36 aulas; entrevistas; questionários; notas de campo; materiais escritos: exercícios, avaliações, deveres, livros didáticos etc). Adotam-se princípios metodológicos o paradigma interpretativo da pesquisa social como procedimentos de identificação e análise do corpus da pesquisa. Primeiramente, identificam-se as práticas de letramento em M dos aprendizes, avaliando-se, em seguida, as implicações desses letramentos nos processos de ensino-aprendizagem da LE. Constata-se que os múltiplos letramentos em LM representam importantes efeitos discursivos, bem como relações de plurilinguismo, nas interações de sala de aula, no contexto analisado. Propõe-se que ao serem usados, num foque enunciativo, como recursos mediacionais para o ensino-aprendizagem de LE, dentro da Zona Proximal de Desenvolvimento (ZPD), os letramentos em LM podem oportunizar a gestão da língua-alvo.Abstract: This exploratory case-study is based on a socio-historical perspective of literacy and proposes to analyze the emerging relationships between mother tongue literacy (MTL) and literacy practices in Foreign Language (FLL). Specifically, the social construction of the Foreign Language is examined, taking as the unity of analysis the discourse produced in classroom interactions during an elementary English course for employees in the hotel business. This course was conducted by the teacher-researcher and it was organized and put to practice by a hotel (in this case, a literacy institution). The subjects are 20 adult learners who work at different operational sectors of the hotel in question. Aiming at obtaining data triangulation and rendering more reliability to the results, several data gathering sources are utilized (careful observation of classes given during the first and second semesters of 2002 and 2003; audio/video recording and transcription of 36 classes; interviews; questionnaires; field notes; written material such as exercises, evaluations, homework, textbooks, among others). The research corpus was identified and analyzed rough procedures that adopt and take into account methodological principles related to the interpretive research approach. Firstly, the learners' mother tongue literacy practices are examined, and then, it is verified the implications this mobilized knowledge brings to discoursive engagement in Foreign Language literacy practices. It is ascertained, in the investigated context, that the mother tongue literacies bring about important discoursive effects, as well as plurilinguism relations, within the target language social-construction process in the classroom interactional practices. It is proposed that the mother tongue literacies, when used under an enunciative approach, and as mediating resources for foreign Language teaching-learning, within Zone of Proximal Development (ZPD), can promote target language management.DoutoradoLíngua EstrangeiraDoutor em Linguística Aplicada[s.n.]Rojo, Roxane Helena Rodrigues, 1952-Castro, Solange T. Ricardo deSzundy, Paula Tatianne CarréraMaher, Terezinha de Jesus MachadoBuzato, Marcelo El KhouriUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASTerra, Marcia Regina2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf263 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609748TERRA, Marcia Regina. Letramentos em lingua materna & relações de plurilinguismo na aula de ingles. 2009. 263 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609748. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/447819porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-05T08:21:16Zoai::447819Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-10-05T08:21:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Letramentos em lingua materna & relações de plurilinguismo na aula de ingles Mother tongue literacies & plurilinguism relationships in the Englis classroom |
title |
Letramentos em lingua materna & relações de plurilinguismo na aula de ingles |
spellingShingle |
Letramentos em lingua materna & relações de plurilinguismo na aula de ingles Terra, Marcia Regina Letramento Interação em sala de aula Educação de adultos Linguagem e educação Língua inglesa - Estudo e ensino Literacy Classroom interaction Adult education Language and education English language - Teaching and learning |
title_short |
Letramentos em lingua materna & relações de plurilinguismo na aula de ingles |
title_full |
Letramentos em lingua materna & relações de plurilinguismo na aula de ingles |
title_fullStr |
Letramentos em lingua materna & relações de plurilinguismo na aula de ingles |
title_full_unstemmed |
Letramentos em lingua materna & relações de plurilinguismo na aula de ingles |
title_sort |
Letramentos em lingua materna & relações de plurilinguismo na aula de ingles |
author |
Terra, Marcia Regina |
author_facet |
Terra, Marcia Regina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rojo, Roxane Helena Rodrigues, 1952- Castro, Solange T. Ricardo de Szundy, Paula Tatianne Carréra Maher, Terezinha de Jesus Machado Buzato, Marcelo El Khouri Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Terra, Marcia Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento Interação em sala de aula Educação de adultos Linguagem e educação Língua inglesa - Estudo e ensino Literacy Classroom interaction Adult education Language and education English language - Teaching and learning |
topic |
Letramento Interação em sala de aula Educação de adultos Linguagem e educação Língua inglesa - Estudo e ensino Literacy Classroom interaction Adult education Language and education English language - Teaching and learning |
description |
Orientador: Roxane Helena Rodrigues Rojo |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609748 TERRA, Marcia Regina. Letramentos em lingua materna & relações de plurilinguismo na aula de ingles. 2009. 263 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609748. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609748 |
identifier_str_mv |
TERRA, Marcia Regina. Letramentos em lingua materna & relações de plurilinguismo na aula de ingles. 2009. 263 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609748. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/447819 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 263 p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189010112774144 |