A dimensão estetica na constituição do trabalho coletivo no intersticio da escola constituida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malavasi, Abigail
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602662
Resumo: Orientador: Corinta Maria Grisolia Geraldi
id UNICAMP-30_adde65cf2a7475860397e7a84947e5ef
oai_identifier_str oai::368099
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A dimensão estetica na constituição do trabalho coletivo no intersticio da escola constituidaTrabalho coletivoEstéticaFormação de professoresCollective workAstheticsTeacher's formationOrientador: Corinta Maria Grisolia GeraldiTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho discute a constituição do trabalho coletivo no cotidiano da escola instituída a partir de uma dimensão estética que opera na contramão dos discursos e das práticas da educação oficial. Para tanto, a metodologia privilegiada é a da novela de formação, que me permite narrar a partir de episódios vividos por mim na escola como professora e depois como diretora e com o auxílio de outras vozes participantes de um momento deste processo, como a de alguns alunos, professores e membros do Conselho de Escola, a dura luta para a constituição do trabalho coletivo na escola apesar dos impedimentos produzidos pelas políticas públicas que promovem a descontinuidade dos processos e projetos, a in-visibilidade das práticas docentes e um mal-estar docente e discente. Nossa intenção é trazer à luz os sentidos que são construídos no trabalho coletivo da escola a partir das relações compartilhadas em que a dimensão estética constituidora da ética permite aos sujeitos participantes do grupo ressignificarem sua própria ação e seu estar no mundo a despeito do papel obstaculizador que tem marcado as políticas públicas no Brasil. Nesse sentido, para além do discurso dúbio das políticas educacionais, advogamos a idéia de haver sempre interstícios constituidores do humano que possibilitam o surgimento de uma nova perspectiva, um excedente de visão, que fornecem ao sujeito, num flash abdutivo, uma re-visão, um re-significado de suas ações e de sua vida, que possibilitam um resistir e transpor as limitações e coerções características do cotidiano escolar instituídoAbstract: This work discusses the constitution of the collective work in the day by day of the instituted school starting from an aesthetic dimension that operates against the discourse and practices of the official education. The privileged methodology for this is the one of the formation novel, that allows me to narrate starting from episodes lived by me in the school as teacher and later as principal and with the aid of other participant voices of a moment of this process, like the ones of some students, teachers and members of the Council of School, the hard fight for the constitution of the collective work in the school in spite of the impediments produced by the public politics that promote the discontinuity of the processes and projects, the in-visibility of the educational practices and an educational discontent among teachers and students. Our intention is to bring to the light the meanings that are built in the collective work of the school starting from the relationships shared in which the aesthetic dimension which constitutes the ethics allows to the participant subjects of the group resignify his/her own action and his/her to be in the world in spite of the obstructing role that has been played by the public politics in Brazil. In that sense, beyond the dubious discourse of the education politics, we pled the idea of there being always the human's constituting interstices that make possible the appearance of a new perspective, a vision surplus, that furnish to the subject, in a abductive flash, a re-vision, a new meaning of his/her actions and of his/her life, what makes possible to resist and to transpose the limitations and coercions which characterizes the everyday instituted schoolDoutoradoEducação, Sociedade, Politica e CulturaDoutor em Educação[s.n.]Geraldi, Corinta Maria Grisolia, 1952-Riolfi, Claudia RosaKhater, Rita Maria ManjaterraPrado, Guilherme do Val ToledoFiorentini, DarioUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMalavasi, Abigail20062006-02-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf176p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602662MALAVASI, Abigail. A dimensão estetica na constituição do trabalho coletivo no intersticio da escola constituida. 2006. 176p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602662. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/368099porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:32:01Zoai::368099Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:32:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A dimensão estetica na constituição do trabalho coletivo no intersticio da escola constituida
title A dimensão estetica na constituição do trabalho coletivo no intersticio da escola constituida
spellingShingle A dimensão estetica na constituição do trabalho coletivo no intersticio da escola constituida
Malavasi, Abigail
Trabalho coletivo
Estética
Formação de professores
Collective work
Asthetics
Teacher's formation
title_short A dimensão estetica na constituição do trabalho coletivo no intersticio da escola constituida
title_full A dimensão estetica na constituição do trabalho coletivo no intersticio da escola constituida
title_fullStr A dimensão estetica na constituição do trabalho coletivo no intersticio da escola constituida
title_full_unstemmed A dimensão estetica na constituição do trabalho coletivo no intersticio da escola constituida
title_sort A dimensão estetica na constituição do trabalho coletivo no intersticio da escola constituida
author Malavasi, Abigail
author_facet Malavasi, Abigail
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Geraldi, Corinta Maria Grisolia, 1952-
Riolfi, Claudia Rosa
Khater, Rita Maria Manjaterra
Prado, Guilherme do Val Toledo
Fiorentini, Dario
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Malavasi, Abigail
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho coletivo
Estética
Formação de professores
Collective work
Asthetics
Teacher's formation
topic Trabalho coletivo
Estética
Formação de professores
Collective work
Asthetics
Teacher's formation
description Orientador: Corinta Maria Grisolia Geraldi
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-02-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602662
MALAVASI, Abigail. A dimensão estetica na constituição do trabalho coletivo no intersticio da escola constituida. 2006. 176p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602662. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
MALAVASI, Abigail. A dimensão estetica na constituição do trabalho coletivo no intersticio da escola constituida. 2006. 176p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602662. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602662
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/368099
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
176p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188944683728896