Esgrima em cadeira de rodas : pedagogia de ensino a partir das dimensões e contexto da modalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nazareth, Valber Lazaro
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610748
Resumo: Orientador: Edison Duarte
id UNICAMP-30_adfa1af3d896457a60d6fc3854492e59
oai_identifier_str oai::470848
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Esgrima em cadeira de rodas : pedagogia de ensino a partir das dimensões e contexto da modalidadeWheelchair fencing : teaching pedagogy from the context dimensions of the modalityEsportes em cadeira de rodasEsgrimaAtividade física para deficientesDeficiência físicaAprendizagemWheelchair fencingAdapted physical activityPhysical deficiencyTeachingOrientador: Edison DuarteTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FisicaResumo: A Esgrima em Cadeira de Rodas nasce por meio da adaptação das estruturas de equipamentos e organização da Esgrima Convencional, com o fim de viabilizar a prática da modalidade por pessoas com deficiência física. Apesar de se tratar de um novo. modelo de Esgrima em forma adaptada, a Esgrima em Cadeira de Rodas não se diferencia da Esgrima Convencional, no que concerne ao jogo das armas, no âmbito do duelo esportivo. No entanto, devido ao fato da pessoa com deficiência apresentar uma condição funcional diferenciada, isso terminou por criar algumas características particulares e exclusivas de realização do movimento técnico na Esgrima. Diante de tal fator, deduzimos que pensar o ensino da Esgrima para pessoa com deficiência física somente pela ótica dos métodos comuns a Esgrima Convencional, em certa medida, pode limitar as condições de aprendizado destes indivíduos, nessa modalidade. Daí a importância dos métodos de ensino na Esgrima em Cadeira de Rodas serem estruturados a partir das dimensões e realidade da própria modalidade adaptada e condição funcional do aluno com deficiência e não o inverso. Tendo em foco a pedagogia de ensino e desenvolvendo-se sob a perspectiva de um estudo do tipo qualitativo, a presente investigação teve por objetivo caracterizar a Esgrima em Cadeira de Rodas visando propor indicadores pedagógicos para intervenção de ensino, na modalidade. Para tanto, o corpo de discussão do estudo foi desenvolvido a partir de três focos: o primeiro, Esgrima em cadeira de rodas no Brasil (2002 a 2008), aborda o processo histórico de desenvolvimento desta modalidade no país, a partir de sua implantação no ano 2002. O segundo: Características da Esgrima em cadeira de rodas, busca delinear as particularidades de desenvolvimento dos equipamentos e jogos, bem como algumas características que definem o praticante com deficiência. O terceiro e último Capítulo: Pedagogia de ensino na Esgrima em cadeira de rodas, apresenta os fundamentos básicos da modalidade, com orientações pedagógicas para a iniciação do aluno com deficiência física.Abstract: Wheelchair Fencing begins by the adaptation of the equipment structures and organization from Conventional Fencing in order to make viable the practice of the modality by handicapped people. Although it is a .new. model of Fencing in an adapted way, the Wheelchair Fencing is not different form Conventional Fencing regarding to the weapons game in the ambit of the sportive duel. But because of the fact of the handicapped person presents a differentiated functional condition, it ended by creating some particular and exclusive characteristics of the technical movement execution in Fencing. Facing this factor we deduce that thinking the Fencing teaching to handicapped person only by the models of the common methods of Conventional Fencing in a certain way it can limit the learning conditions of these individuals in this modality. There comes the importance of the methods of teaching Wheelchair Fencing are structured from the dimensions and reality from the own adapted modality and functional condition of the handicapped athlete and not the other way around. Having the focus in the teaching pedagogy and developing itself under the perspective of a qualitative study the present investigation had as its aim characterize the Wheelchair Fencing aiming for pedagogical indicators to the teaching intervention in the modality. In this way the corpus of the study discussion was developed from three foci: The first one, Fencing in Brazil (2002 to 2008) broaches the historical process of development of this modality in Brazil from its implantation in 2002. The second, Characteristics of wheelchair fencing searches for delineating the particularities of the development of the equipments and games, as well as some characteristics that define the handicapped practitioner. The third and last chapter Pedagogy of teaching in wheelchair fencing presents the basic bases of the modality with pedagogical orientations to initiate the handicapped student.DoutoradoAtividade Física AdaptadaDoutor em Educação Física[s.n.]Duarte, Edison, 1955-Cidade, Ruth Eugenia AmaranteAlmeida, José Júlio Gavião deCosta, Alberto Martins daPaes, Roberto RodriguesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASNazareth, Valber Lazaro20092009-05-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf46 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610748NAZARETH, Valber Lazaro. Esgrima em cadeira de rodas: pedagogia de ensino a partir das dimensões e contexto da modalidade. 2009. 46 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610748. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/470848porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:42:47Zoai::470848Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:42:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Esgrima em cadeira de rodas : pedagogia de ensino a partir das dimensões e contexto da modalidade
Wheelchair fencing : teaching pedagogy from the context dimensions of the modality
title Esgrima em cadeira de rodas : pedagogia de ensino a partir das dimensões e contexto da modalidade
spellingShingle Esgrima em cadeira de rodas : pedagogia de ensino a partir das dimensões e contexto da modalidade
Nazareth, Valber Lazaro
Esportes em cadeira de rodas
Esgrima
Atividade física para deficientes
Deficiência física
Aprendizagem
Wheelchair fencing
Adapted physical activity
Physical deficiency
Teaching
title_short Esgrima em cadeira de rodas : pedagogia de ensino a partir das dimensões e contexto da modalidade
title_full Esgrima em cadeira de rodas : pedagogia de ensino a partir das dimensões e contexto da modalidade
title_fullStr Esgrima em cadeira de rodas : pedagogia de ensino a partir das dimensões e contexto da modalidade
title_full_unstemmed Esgrima em cadeira de rodas : pedagogia de ensino a partir das dimensões e contexto da modalidade
title_sort Esgrima em cadeira de rodas : pedagogia de ensino a partir das dimensões e contexto da modalidade
author Nazareth, Valber Lazaro
author_facet Nazareth, Valber Lazaro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Duarte, Edison, 1955-
Cidade, Ruth Eugenia Amarante
Almeida, José Júlio Gavião de
Costa, Alberto Martins da
Paes, Roberto Rodrigues
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Nazareth, Valber Lazaro
dc.subject.por.fl_str_mv Esportes em cadeira de rodas
Esgrima
Atividade física para deficientes
Deficiência física
Aprendizagem
Wheelchair fencing
Adapted physical activity
Physical deficiency
Teaching
topic Esportes em cadeira de rodas
Esgrima
Atividade física para deficientes
Deficiência física
Aprendizagem
Wheelchair fencing
Adapted physical activity
Physical deficiency
Teaching
description Orientador: Edison Duarte
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-05-10T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610748
NAZARETH, Valber Lazaro. Esgrima em cadeira de rodas: pedagogia de ensino a partir das dimensões e contexto da modalidade. 2009. 46 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610748. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610748
identifier_str_mv NAZARETH, Valber Lazaro. Esgrima em cadeira de rodas: pedagogia de ensino a partir das dimensões e contexto da modalidade. 2009. 46 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610748. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/470848
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
46 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189018929201152