O ensino de esgrima em cadeira de rodas no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Maicon Servílio, 1985-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633970
Resumo: Orientador: José Julio Gavião de Almeida
id UNICAMP-30_dec90dd1f233a69534f084e5454712eb
oai_identifier_str oai::1021986
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O ensino de esgrima em cadeira de rodas no BrasilTeaching wheelchair fencing in BrazilEsgrima em cadeira de rodasEsgrimaEsportesEducaçãoEsporte adaptadoWheelchair fencingFencingSportPedagogyAdapted sportOrientador: José Julio Gavião de AlmeidaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FísicaResumo: A esgrima é um esporte de combate que tem por característica o objetivo de tocar sem ser tocado utilizando um implemento (arma). Devido às adaptações nas regras e na estrutura, a prática foi possível às pessoas com deficiência física/motora e caracterizada como Esgrima em Cadeira de Rodas. A prática de esgrima em cadeira de rodas já foi utilizada como ferramenta de reabilitação de pessoas com deficiência no momento pós Segunda Guerra Mundial. Em tempos modernos, a prática esportiva caminhou em direção ao esporte rendimento. No entanto, pouco foi explorado o campo da pedagogia do esporte aplicado à esgrima em cadeira de rodas, o que nos remete a um dos problemas que os profissionais de esgrima encontram e o qual baseia-se na dificuldade em adaptar as teorias de ensino da esgrima para a pessoa com deficiência por desconhecimento sobre as limitações e a deficiência que o aluno apresenta. Esta pesquisa tem como objetivo analisar o processo-ensino-aprendizagem na esgrima em cadeira de rodas no Brasil e verificar o método de ensino utilizado. O método utilizado na pesquisa é caracterizado como um survey e contou com a utilização de um questionário semiestruturado composto de doze (12) perguntas abertas aplicadas a profissionais que lecionam Esgrima para pessoas com deficiência física/motora. Este questionário possibilitou obter informações quanto aos métodos utilizados para lecionar esgrima em cadeira de rodas. A população e a amostra da pesquisa foram compostas por dez (10) profissionais de esgrima. A conclusão desta pesquisa compreende que os profissionais que ensinam esgrima em cadeira de rodas no Brasil utilizam diversas metodologias de ensino, no entanto, não há um método específico utilizado e que a adaptação do treino de esgrima convencional para a pessoa com deficiência é a maior dificuldade encontrada pelos profissionaisAbstract: Fencing is a combat sport characterized by the goal of touching without being touched using an implement (sword). Due to the adaptations in the rules and structure, the practice was possible by people with physical motor disability and characterized as Wheelchair Fencing. The practice of wheelchair fencing has already been utilized as a rehabilitation tool for people with physical motor disability post Second World War. In modern times, the sport practice became more performance focused. However, very little has been explored in terms of pedagogy of sports applied to wheelchair fencing. This fact bring us back to the problem that professionals of fencing find; which is based on the difficulty to adapt the theories of fencing to the person with disability for not understanding the limitations of the disability the student presents. This study aims to analyse the teaching-learning process of Wheelchair fencing in Brazil and also verify the current teaching methods by the professionals. The utilized method in this research is characterized as a survey and counted on the use of semistructured questionnaire composed by twelve (12) open questions applied to professionals who teach fencing for people with physical motor disabilities. This questionnaire provided informations about the current methods used to teach wheelchair fencing. The sample and population consisted of ten (10) fencing professionals. The conclusion of this research is that professionals who teach wheelchair fencing in Brazil use several methodologies, however, there is no specific method. Besides that, adaptation of conventional fencing training for people with disabilities is the greatest difficulty encountered by professionalsMestradoAtividade Física AdaptadaMestre em Educação FísicaCNPQ130459/2015-1[s.n.]Almeida, José Júlio Gavião de, 1958-Duarte, EdisonNazareth, Valber LazaroUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPereira, Maicon Servílio, 1985-20182018-02-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (82 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633970PEREIRA, Maicon Servílio. O ensino de esgrima em cadeira de rodas no Brasil. 2018. 1 recurso online (82 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633970. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1021986Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-04T14:56:59Zoai::1021986Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-09-04T14:56:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de esgrima em cadeira de rodas no Brasil
Teaching wheelchair fencing in Brazil
title O ensino de esgrima em cadeira de rodas no Brasil
spellingShingle O ensino de esgrima em cadeira de rodas no Brasil
Pereira, Maicon Servílio, 1985-
Esgrima em cadeira de rodas
Esgrima
Esportes
Educação
Esporte adaptado
Wheelchair fencing
Fencing
Sport
Pedagogy
Adapted sport
title_short O ensino de esgrima em cadeira de rodas no Brasil
title_full O ensino de esgrima em cadeira de rodas no Brasil
title_fullStr O ensino de esgrima em cadeira de rodas no Brasil
title_full_unstemmed O ensino de esgrima em cadeira de rodas no Brasil
title_sort O ensino de esgrima em cadeira de rodas no Brasil
author Pereira, Maicon Servílio, 1985-
author_facet Pereira, Maicon Servílio, 1985-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, José Júlio Gavião de, 1958-
Duarte, Edison
Nazareth, Valber Lazaro
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Maicon Servílio, 1985-
dc.subject.por.fl_str_mv Esgrima em cadeira de rodas
Esgrima
Esportes
Educação
Esporte adaptado
Wheelchair fencing
Fencing
Sport
Pedagogy
Adapted sport
topic Esgrima em cadeira de rodas
Esgrima
Esportes
Educação
Esporte adaptado
Wheelchair fencing
Fencing
Sport
Pedagogy
Adapted sport
description Orientador: José Julio Gavião de Almeida
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-02-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633970
PEREIRA, Maicon Servílio. O ensino de esgrima em cadeira de rodas no Brasil. 2018. 1 recurso online (82 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633970. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633970
identifier_str_mv PEREIRA, Maicon Servílio. O ensino de esgrima em cadeira de rodas no Brasil. 2018. 1 recurso online (82 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633970. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1021986
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (82 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189127216693248