Avaliação de concreto asfáltico com incorporação de pó de borracha reciclada de pneus, tratada superficialmente com hidróxido de sódio comercial
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617182 |
Resumo: | Orientador: Vladimir Antonio Paulon |
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Avaliação de concreto asfáltico com incorporação de pó de borracha reciclada de pneus, tratada superficialmente com hidróxido de sódio comercialEvaluation of asphalt concrete with addition of ground rubber from second-hand tires, using superficial treatment with a sodium hydroxide commercialReciclagemAsfaltos modificadosAsfaltoConcreto asfalticoRecyclingModified asphaltsAsphaltAsphalt concreteOrientador: Vladimir Antonio PaulonTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoResumo: O principal objetivo deste trabalho é a determinação das principais propriedades do asfalto borracha e das propriedades mecânicas de um concreto asfáltico, tendo, como adição, o uso de borracha moída de pneus usados, tratada com solução de hidróxido de sódio comercial. Obtivemos, com o tratamento superficial da borracha de pneus usados, melhor interface entre a borracha e asfalto, assim como com o concreto asfáltico e a borracha, alcançando sensível aumento da durabilidade do asfalto-borracha. Realizamos, primeiramente, ensaios para caracterizar o asfalto-borracha tratado de acordo com as Normas vigentes, ensaios de durabilidade e, em seguida, ensaios mecânicos do concreto asfáltico. A recuperação elástica do asfalto-borracha utilizando pó de borracha tratada com hidróxido de sódio aumentou em 10% quando comparados com asfalto-borracha sem tratamento. Os resultados demonstraram melhora da estabilidade à estocagem em 42% nos ensaios realizados. Os ensaios de envelhecimento demonstraram que o tratamento do pó de borracha com hidróxido de sódio aumentou sensivelmente sua durabilidade. O ensaio de variação de massa, após o ensaio de envelhecimento, demonstrou que a perda de massa dos corpos de prova utilizando pó de borracha tratada com hidróxido de sódio foi 111% melhor quando comparados com os corpos de prova utilizando pó de borracha sem tratamento. Concluímos que há grande aplicabilidade deste asfalto-borracha na construção civilAbstract: The main objective of this study is to determine the main properties of the asphalt-rubber and the mechanical properties of an asphalt concrete, with the addition of ground rubber from second-hand tires, treated with a sodium hydroxide commercial solution. We obtained, with the superficial treatment of rubber from second-hand tires, a better interface between the rubber and the asphalt, as well as with the asphalt concrete and the rubber, achieving significant increase in the durability of the asphalt-rubber. We undertake tests to characterize the treated asphalt-rubber according to current standards, durability tests, and then mechanical tests of the asphalt concrete. The elastic recovery of the rubber asphalt with rubber powder treated with sodium hydroxide increased by 10% compared to the untreated rubber asphalt. The results showed an improved stability to storage in 42% in the tests. The aging tests showed that the treatment of the rubber powder with sodium hydroxide significantly increased their durability. The mass change test after the aging test showed that the mass loss of the specimens with rubber powder treated with sodium hydroxide was 111% better when compared to the specimens with rubber powder without treatment. We conclude that there is great use of this rubber asphalt in the construction industryDoutoradoSaneamento e AmbienteDoutor em Engenharia Civil[s.n.]Paulon, Vladimir Antonio, 1938-Masuero, Angela B.Dalfré Filho, José GilbertoLibório, Jefferson Benedicto LibardiMarques Filho, JoséUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia CivilUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMeneguini, Eduardo Cesar Antonelli2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf128 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617182MENEGUINI, Eduardo Cesar Antonelli. Avaliação de concreto asfáltico com incorporação de pó de borracha reciclada de pneus, tratada superficialmente com hidróxido de sódio comercial. 2011. 128 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617182. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/847115porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:32:14Zoai::847115Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:32:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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