Estudo das propriedades físicas do ligante asfáltico CAP 50/7- modificado por adição de lignina proveniente de pinus.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23614 |
Resumo: | As rodovias possibilitam a integração econômica entre as regiões do país e proporcionam grandes benefícios a sociedade, sendo um dos principais sistemas de transportes utilizados para o deslocamento de pessoas e bens. Portanto, é importante que essa infraestrutura seja mantida de forma adequada e satisfatória, para que os problemas relacionados a ela não interfiram nos custos operacionais dos veículos, tampouco elevem os preços dos serviços e bens comercializados. Deste modo, este estudo teve como principal objetivo avaliar as propriedades físicas do ligante asfáltico modificado por adição de lignina proveniente do pinus. Foram realizados ensaios de ponto de amolecimento, viscosidade e penetração para o ligante modificado com lignina nos teores de 3%, 6% e 9%, antes e após envelhecimento. Observou-se que o teor de 3% de lignina conferiu maior resistência e uma tendência a menor desgaste com o envelhecimento, para o teor de 6% de lignina recomenda-se uso para locais com altas variações de temperatura e, para o teor de 9% de lignina obteve resultados satisfatórios em resistência. |
id |
UFCG_2a98d4b6a064824780e46bbbed184d24 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/23614 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Estudo das propriedades físicas do ligante asfáltico CAP 50/7- modificado por adição de lignina proveniente de pinus.Study of the physical properties of the asphalt binder CAP 50/7- modified by the addition of lignin from pine.GeotecniaLigante asfáltico modificadoPavimentação asfálticaLignina de pinusCimento asfáltico modificado 50/70GeotécnicaAsfaltoGeotechnicsModified asphalt binderAsphalt pavingPine ligninModified asphalt cement 50/70GeotechnicsAsphaltEngenharia CivilAs rodovias possibilitam a integração econômica entre as regiões do país e proporcionam grandes benefícios a sociedade, sendo um dos principais sistemas de transportes utilizados para o deslocamento de pessoas e bens. Portanto, é importante que essa infraestrutura seja mantida de forma adequada e satisfatória, para que os problemas relacionados a ela não interfiram nos custos operacionais dos veículos, tampouco elevem os preços dos serviços e bens comercializados. Deste modo, este estudo teve como principal objetivo avaliar as propriedades físicas do ligante asfáltico modificado por adição de lignina proveniente do pinus. Foram realizados ensaios de ponto de amolecimento, viscosidade e penetração para o ligante modificado com lignina nos teores de 3%, 6% e 9%, antes e após envelhecimento. Observou-se que o teor de 3% de lignina conferiu maior resistência e uma tendência a menor desgaste com o envelhecimento, para o teor de 6% de lignina recomenda-se uso para locais com altas variações de temperatura e, para o teor de 9% de lignina obteve resultados satisfatórios em resistência.The highways allow the economic integration between the regions of the country and provide great benefits to society, being one of the main transport systems used for the displacement of people and goods. Therefore, it is important that this infrastructure be maintained adequately and satisfactorily, so that the problems related to it do not interfere in the operational costs of vehicles, nor raise the prices of services and goods traded. Thus, this study had as main objective to evaluate the physical properties of the modified asphaltic binder by addition of lignin from pine. Softening point, viscosity and penetration tests were performed for the lignin modified binder at 3%, 6% and 9%, before and after aging. It was observed that the content of 3% of lignin gave a higher resistance and a tendency to less wear with the aging, for the content of 6% of lignin it is recommended to use for places with high temperature variations and, for the content of 9 % lignin obtained satisfactory resistance results.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNUFCGRODRIGUES, John Kennedy Guedes.RODRIGUES, J. K. G.http://lattes.cnpq.br/7834302744515283MENDONÇA, Ana Maria Gonçalves Duarte.MENDONÇA, A. M. G. D.VELOSO, Victor Mateus Leite.2019-06-282022-02-17T11:03:06Z2022-02-172022-02-17T11:03:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23614VELOSO, Victor Mateus Leite. Estudo das propriedades físicas do ligante asfáltico CAP 50/7- modificado por adição de lignina proveniente de pinus. 2019. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23614porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-02-17T11:03:43Zoai:localhost:riufcg/23614Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-02-17T11:03:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo das propriedades físicas do ligante asfáltico CAP 50/7- modificado por adição de lignina proveniente de pinus. Study of the physical properties of the asphalt binder CAP 50/7- modified by the addition of lignin from pine. |
title |
Estudo das propriedades físicas do ligante asfáltico CAP 50/7- modificado por adição de lignina proveniente de pinus. |
spellingShingle |
Estudo das propriedades físicas do ligante asfáltico CAP 50/7- modificado por adição de lignina proveniente de pinus. VELOSO, Victor Mateus Leite. Geotecnia Ligante asfáltico modificado Pavimentação asfáltica Lignina de pinus Cimento asfáltico modificado 50/70 Geotécnica Asfalto Geotechnics Modified asphalt binder Asphalt paving Pine lignin Modified asphalt cement 50/70 Geotechnics Asphalt Engenharia Civil |
title_short |
Estudo das propriedades físicas do ligante asfáltico CAP 50/7- modificado por adição de lignina proveniente de pinus. |
title_full |
Estudo das propriedades físicas do ligante asfáltico CAP 50/7- modificado por adição de lignina proveniente de pinus. |
title_fullStr |
Estudo das propriedades físicas do ligante asfáltico CAP 50/7- modificado por adição de lignina proveniente de pinus. |
title_full_unstemmed |
Estudo das propriedades físicas do ligante asfáltico CAP 50/7- modificado por adição de lignina proveniente de pinus. |
title_sort |
Estudo das propriedades físicas do ligante asfáltico CAP 50/7- modificado por adição de lignina proveniente de pinus. |
author |
VELOSO, Victor Mateus Leite. |
author_facet |
VELOSO, Victor Mateus Leite. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RODRIGUES, John Kennedy Guedes. RODRIGUES, J. K. G. http://lattes.cnpq.br/7834302744515283 MENDONÇA, Ana Maria Gonçalves Duarte. MENDONÇA, A. M. G. D. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
VELOSO, Victor Mateus Leite. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geotecnia Ligante asfáltico modificado Pavimentação asfáltica Lignina de pinus Cimento asfáltico modificado 50/70 Geotécnica Asfalto Geotechnics Modified asphalt binder Asphalt paving Pine lignin Modified asphalt cement 50/70 Geotechnics Asphalt Engenharia Civil |
topic |
Geotecnia Ligante asfáltico modificado Pavimentação asfáltica Lignina de pinus Cimento asfáltico modificado 50/70 Geotécnica Asfalto Geotechnics Modified asphalt binder Asphalt paving Pine lignin Modified asphalt cement 50/70 Geotechnics Asphalt Engenharia Civil |
description |
As rodovias possibilitam a integração econômica entre as regiões do país e proporcionam grandes benefícios a sociedade, sendo um dos principais sistemas de transportes utilizados para o deslocamento de pessoas e bens. Portanto, é importante que essa infraestrutura seja mantida de forma adequada e satisfatória, para que os problemas relacionados a ela não interfiram nos custos operacionais dos veículos, tampouco elevem os preços dos serviços e bens comercializados. Deste modo, este estudo teve como principal objetivo avaliar as propriedades físicas do ligante asfáltico modificado por adição de lignina proveniente do pinus. Foram realizados ensaios de ponto de amolecimento, viscosidade e penetração para o ligante modificado com lignina nos teores de 3%, 6% e 9%, antes e após envelhecimento. Observou-se que o teor de 3% de lignina conferiu maior resistência e uma tendência a menor desgaste com o envelhecimento, para o teor de 6% de lignina recomenda-se uso para locais com altas variações de temperatura e, para o teor de 9% de lignina obteve resultados satisfatórios em resistência. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-28 2022-02-17T11:03:06Z 2022-02-17 2022-02-17T11:03:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23614 VELOSO, Victor Mateus Leite. Estudo das propriedades físicas do ligante asfáltico CAP 50/7- modificado por adição de lignina proveniente de pinus. 2019. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23614 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23614 |
identifier_str_mv |
VELOSO, Victor Mateus Leite. Estudo das propriedades físicas do ligante asfáltico CAP 50/7- modificado por adição de lignina proveniente de pinus. 2019. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23614 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744526363852800 |