Estudo das propriedades físicas do ligante asfáltico CAP 50/7- modificado por adição de lignina proveniente de pinus.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VELOSO, Victor Mateus Leite.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23614
Resumo: As rodovias possibilitam a integração econômica entre as regiões do país e proporcionam grandes benefícios a sociedade, sendo um dos principais sistemas de transportes utilizados para o deslocamento de pessoas e bens. Portanto, é importante que essa infraestrutura seja mantida de forma adequada e satisfatória, para que os problemas relacionados a ela não interfiram nos custos operacionais dos veículos, tampouco elevem os preços dos serviços e bens comercializados. Deste modo, este estudo teve como principal objetivo avaliar as propriedades físicas do ligante asfáltico modificado por adição de lignina proveniente do pinus. Foram realizados ensaios de ponto de amolecimento, viscosidade e penetração para o ligante modificado com lignina nos teores de 3%, 6% e 9%, antes e após envelhecimento. Observou-se que o teor de 3% de lignina conferiu maior resistência e uma tendência a menor desgaste com o envelhecimento, para o teor de 6% de lignina recomenda-se uso para locais com altas variações de temperatura e, para o teor de 9% de lignina obteve resultados satisfatórios em resistência.
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