A história da educação superior na América Latina e o desafio integracionista da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Dênis Valério
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/569
Resumo: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Educação – PPGE, área de concentração Sociedade, Estado e Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Educação. Orientadora: Profa. Dra. Carmen Célia Barradas Correia Bastos.
id UNIL_dd4959f5f96317358fbfd8493cf4ca26
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/569
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling A história da educação superior na América Latina e o desafio integracionista da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)América LatinaEducação superiorUniversidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)Pós-Graduação Dissertações de MestradoDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Educação – PPGE, área de concentração Sociedade, Estado e Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Educação. Orientadora: Profa. Dra. Carmen Célia Barradas Correia Bastos.A América Latina foi dominada durante vários séculos pelos europeus. Desde a chegada do primeiro europeu a ibero-América, este domínio se deu na cultura, na língua, na religião e na educação, dentre outros. O uso da violência física e ideológica foi característico desse período de dominação dos povos originários. A estratégia utilizada pelos conquistadores europeus, durante o período de colonização, foi a implantação de uma cópia da metrópole no continente americano. Política, arquitetura, urbanização, religião, cultura e educação foram recriadas nos territórios coloniais ibéricos. Essa recriação deixou de fora aqueles que não eram europeus. Dessa forma, o trabalho fará uma retomada histórica na América Latina apresentando como foi a relação entre europeus e povos originários durante o período colonial. A educação nos territórios coloniais americanos de Portugal e Espanha será, também, enfocada com ênfase na gênese das universidades latino-americanas. Mais de quinhentos anos se passaram desde a chegada de Colombo e, aparentemente, pouca coisa mudou em relação ao elitismo e a supervalorização externa em detrimento ao regional. Alguns movimentos que tinham como objetivo a integração latino-americana ocorreram na região, como por exemplo: a integração por Símon Bolívar e o MERCOSUL. Esses movimentos se constituíram como ações contra-hegemônicas na América Latina. Mas, atualmente, a criação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) pelo governo brasileiro pode ser considerada uma ação contra-hegemônica? O trabalho procurará responder essas e outras questões inerentes ao percurso da educação superior, as diferentes concepções de integração e possíveis movimentos contra-hegemônicos na América Latina.Latin America was dominated by Europeans for centuries. Since the arrival of the first European at America, culture, language, religion and education were dominated. The use of physical and ideological violence was a remark at that time of original people domination. The strategy used by the European conquerors, during the colonization, was the implementation of the metropolis model in the American continent. Politics, architecture, urbanization, religion, culture and education were recreated in the Latin America. The not-Europeans were left outside this process. The present work will make an historical review of Latin America showing how was the relationship between Europeans and original people during the colonial period. The education in the American colonial territories of Portugal and Spain will, also, be focused with emphasis on Latin- American university genesis. More than five hundred years passed since the Colombus arrival, and, apparently, not much was changed of the elitism and high valorization of external model in detriment of the regional issues. Some movements that had the Latin-America integration as goal occurred in the area, as for example: the integration by Símon Bolivar and the MERCOSUL. Those movements were constituted counter-hegemonic actions in Latin-America. But, recently, can the creation of the Universidade Federal da Integração Latino- Americana (UNILA) by Brazilian government be considered a counter-hegemonic action? The work will seek to answer those and other questions inherent to the higher education issue, like the distinct integration concepts and possible counter- hegemonic movements in Latin-America2011info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfMARTINS, Dênis Valério. A história da educação superior na América Latina e o desafio integracionista da Universidade Federal da Integração Latino-Americana(UNILA).98 p. Dissertação de Mestrado(Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Cascavel, PR, 2011.https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/569porinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Dênis Valérioreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-07T04:29:29Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/569Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-07T04:29:29Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv A história da educação superior na América Latina e o desafio integracionista da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
title A história da educação superior na América Latina e o desafio integracionista da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
spellingShingle A história da educação superior na América Latina e o desafio integracionista da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
Martins, Dênis Valério
América Latina
Educação superior
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
Pós-Graduação Dissertações de Mestrado
title_short A história da educação superior na América Latina e o desafio integracionista da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
title_full A história da educação superior na América Latina e o desafio integracionista da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
title_fullStr A história da educação superior na América Latina e o desafio integracionista da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
title_full_unstemmed A história da educação superior na América Latina e o desafio integracionista da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
title_sort A história da educação superior na América Latina e o desafio integracionista da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
author Martins, Dênis Valério
author_facet Martins, Dênis Valério
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Dênis Valério
dc.subject.por.fl_str_mv América Latina
Educação superior
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
Pós-Graduação Dissertações de Mestrado
topic América Latina
Educação superior
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
Pós-Graduação Dissertações de Mestrado
description Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Educação – PPGE, área de concentração Sociedade, Estado e Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Educação. Orientadora: Profa. Dra. Carmen Célia Barradas Correia Bastos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARTINS, Dênis Valério. A história da educação superior na América Latina e o desafio integracionista da Universidade Federal da Integração Latino-Americana(UNILA).98 p. Dissertação de Mestrado(Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Cascavel, PR, 2011.
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/569
identifier_str_mv MARTINS, Dênis Valério. A história da educação superior na América Latina e o desafio integracionista da Universidade Federal da Integração Latino-Americana(UNILA).98 p. Dissertação de Mestrado(Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Cascavel, PR, 2011.
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/569
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285258342432768