O uso do livro didático de Ciências por professores do 6º a 9º ano do Ensino Fundamental : um estudo de abrangência nacional = The use of Science textbook by teachers from the 6th to the 9th year of Brazilian Elementary School: a national scope study

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Marcelo D'Aquino 1987-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635928
Resumo: Orientador: Jorge Megid Neto
id UNICAMP-30_b0f06780bac78956d835bdf9cc7daee6
oai_identifier_str oai::1082647
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O uso do livro didático de Ciências por professores do 6º a 9º ano do Ensino Fundamental : um estudo de abrangência nacional = The use of Science textbook by teachers from the 6th to the 9th year of Brazilian Elementary School: a national scope studyThe use of Science textbook by teachers from the 6th to the 9th year of Brazilian Elementary School : a national scope studyPrograma Nacional do Livro Didático (Brasil)Ciência - Livros didáticosEnsino fundamentalLivros didáticos - AvaliaçãoNational Textbook Program (Brazil)Science - TextbooksElementary schoolTextbooks - EvaluationOrientador: Jorge Megid NetoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb WataghinResumo: Com a implantação das avaliações periódicas do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) desde 1993, as coleções didáticas da área de Ciências sofreram significativas melhorias, ampliando o potencial deste recurso didático no sentido de auxiliar as práticas docentes e a aprendizagem dos estudantes. A literatura da área apresenta resultados a respeito do uso do livro didático (LD) de Ciências por meio de estudos regionalizados, realizados em algumas cidades brasileiras, porém, não é conhecida nenhuma pesquisa desta natureza com abrangência nacional. Assim, não se pode avaliar as macrocontribuições das avaliações do PNLD para os processos de ensino e aprendizagem. Portanto, o objetivo desta investigação é identificar e analisar os usos do LD de Ciências nas práticas pedagógicas de professores dos anos finais do Ensino Fundamental (EF) no Brasil, buscando tratar o seguinte problema: as coleções didáticas de Ciências aprovadas pelo PNLD estão sendo utilizadas por professores em sintonia com as diretrizes desse Programa e com os resultados das pesquisas acadêmicas sobre o LD? Realizou-se um estudo amostral dos professores de Ciências das escolas públicas brasileiras desse nível de ensino e foram participantes 427 docentes do 6º ao 9º ano do EF. Por meio de questionários virtuais, identificamos os usos do LD realizados por estes professores de Ciências. Os dados foram tratados estatisticamente com o software SPSS® (Statistical Packet for Social Sciences) e os resultados comparados com a literatura acadêmica da área e com as diretrizes dos Guias de Livros Didáticos (GLD) do PNLD de 2014 e 2017. Os dados encontrados no contexto desta pesquisa apontam que o LD de Ciências continua a ser um recurso amplamente utilizado pelos professores investigados, seja em termos de ferramenta para a docência na sala de aula ou como material de apoio ao trabalho pedagógico em momentos extraclasse. Ainda, o LD possui grande importância como elemento norteador do planejamento, da preparação das aulas e como material de atualização e formação do docente, além de seu uso em espaços extraescolares ser considerado uma alternativa possível e viável de trabalho pelos professores de Ciências. Os itens mais utilizados das coleções são as imagens, os exercícios, as atividades e os textos. Por outro lado, os professores afirmam usar menos as atividades complementares, os experimentos práticos e as sugestões de outros recursos, como filmes, materiais digitais e websites. Por último, são sugestões desse trabalho a manutenção e a fortificação do PNLD enquanto uma política de Estado para o benefício dos estudantes da rede pública, bem como a adoção de um modelo desse Programa em que o LD se torne um recurso consumível pelos alunos, podendo ser transportado livremente entre escolas e domicílios, potencializando o aproveitamento desse material. Sugere-se ainda um olhar mais atento às formações inicial e continuada dos professores de Ciências para as questões referentes ao uso do LD nos processos pedagógicos da Educação Básica, acreditando que um docente que tenha acesso a essas possibilidades possa se tornar um profissional com maior conhecimento sobre as várias possibilidades de aproveitar o LD de maneira mais positiva em seu trabalhoAbstract: ith the implementation of the National Textbook Program periodic evaluations since 1993, the Science field didactic collections have undergone significant improvements, increasing this didactic resource potentially in the sense of assisting teaching practices and student learning. The area literature presents results about the use of the Science Textbook through regional studies, carried out in some Brazilian cities, however, there is no known research of this nature with national scope. Thus, it is not possible to evaluate the macro contributions of National Textbook Program assessments for school teaching and learning processes. Therefore, the research objective is to identify and analyze the uses of the Science Textbook in the teachers¿ pedagogical practices in the final years of Elementary School in Brazil, seeking to address the following problem: are the didactic collections of Sciences approved by PNLD being used by teachers in line with the Program guidelines and the academic research results on Textbooks? A sample study of the science teachers at Brazilian public schools from this education level was carried out and there were 427 teachers from the 6th to the 9th grade of the Brazilian Elementary School. Through virtual questionnaires, we identify the uses of Textbooks performed by these Science teachers. The data were treated statistically with the SPSS® software (Statistical Packet for Social Sciences) and the compared results to the academic literature of the area and the Textbook Guides guidelines from National Textbook Program of 2014 and 2017. The found results in the research context indicate that the Science Textbook continues to be a resource widely used by the group of teachers investigated, either in terms of tool for teaching in the classroom or as material to support the pedagogical work in extra class moments. In addition, the Textbook has great importance as a guiding element of planning, class preparation and as an updating material and teacher training, beyond its use in extracurricular spaces is considered a feasible and possible alternative work by these science teachers. The most used items of the didactic collections are the images, the exercises, the activities and the texts. On the other hand, teachers claim to use less of complementary activities, hands-on experiments, and suggestions for other resources, such as movies, digital materials, and websites. Lastly, it is suggested that the National Textbook Program must be maintained and strengthened as a State policy for the benefit of public school students, as well as the adoption of a model of this Program in which Textbook becomes a consumable resource for students, may be transported freely between schools and households, enhancing the use of this material. It is also suggested a closer look at the initial and continuing training of Science teachers for the issues related to the use of Textbook in the pedagogic processes of Basic Education, believing that a teacher who has access to these possibilities can become a professional with greater knowledge about the many possibilities of taking advantage of Textbook in a more positive way in their workDoutoradoEnsino de Ciências e MatemáticaDoutor em Ensino de Ciências e MatemáticaCAPES1537093  [s.n.]Megid Neto, Jorge, 1958-Garcia, Nilson Marcos DiasSilva, Dirceu daSantos, Fernando Santiago dosMartins, Maria InesUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Física Gleb WataghinPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRosa, Marcelo D'Aquino 1987-20192019-02-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online ( p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635928ROSA, Marcelo D'Aquino. O uso do livro didático de Ciências por professores do 6º a 9º ano do Ensino Fundamental : um estudo de abrangência nacional = The use of Science textbook by teachers from the 6th to the 9th year of Brazilian Elementary School: a national scope study. 2019. 1 recurso online ( p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635928. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1082647Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-03T16:11:47Zoai::1082647Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-05-03T16:11:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso do livro didático de Ciências por professores do 6º a 9º ano do Ensino Fundamental : um estudo de abrangência nacional = The use of Science textbook by teachers from the 6th to the 9th year of Brazilian Elementary School: a national scope study
The use of Science textbook by teachers from the 6th to the 9th year of Brazilian Elementary School : a national scope study
title O uso do livro didático de Ciências por professores do 6º a 9º ano do Ensino Fundamental : um estudo de abrangência nacional = The use of Science textbook by teachers from the 6th to the 9th year of Brazilian Elementary School: a national scope study
spellingShingle O uso do livro didático de Ciências por professores do 6º a 9º ano do Ensino Fundamental : um estudo de abrangência nacional = The use of Science textbook by teachers from the 6th to the 9th year of Brazilian Elementary School: a national scope study
Rosa, Marcelo D'Aquino 1987-
Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
Ciência - Livros didáticos
Ensino fundamental
Livros didáticos - Avaliação
National Textbook Program (Brazil)
Science - Textbooks
Elementary school
Textbooks - Evaluation
title_short O uso do livro didático de Ciências por professores do 6º a 9º ano do Ensino Fundamental : um estudo de abrangência nacional = The use of Science textbook by teachers from the 6th to the 9th year of Brazilian Elementary School: a national scope study
title_full O uso do livro didático de Ciências por professores do 6º a 9º ano do Ensino Fundamental : um estudo de abrangência nacional = The use of Science textbook by teachers from the 6th to the 9th year of Brazilian Elementary School: a national scope study
title_fullStr O uso do livro didático de Ciências por professores do 6º a 9º ano do Ensino Fundamental : um estudo de abrangência nacional = The use of Science textbook by teachers from the 6th to the 9th year of Brazilian Elementary School: a national scope study
title_full_unstemmed O uso do livro didático de Ciências por professores do 6º a 9º ano do Ensino Fundamental : um estudo de abrangência nacional = The use of Science textbook by teachers from the 6th to the 9th year of Brazilian Elementary School: a national scope study
title_sort O uso do livro didático de Ciências por professores do 6º a 9º ano do Ensino Fundamental : um estudo de abrangência nacional = The use of Science textbook by teachers from the 6th to the 9th year of Brazilian Elementary School: a national scope study
author Rosa, Marcelo D'Aquino 1987-
author_facet Rosa, Marcelo D'Aquino 1987-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Megid Neto, Jorge, 1958-
Garcia, Nilson Marcos Dias
Silva, Dirceu da
Santos, Fernando Santiago dos
Martins, Maria Ines
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Física Gleb Wataghin
Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Marcelo D'Aquino 1987-
dc.subject.por.fl_str_mv Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
Ciência - Livros didáticos
Ensino fundamental
Livros didáticos - Avaliação
National Textbook Program (Brazil)
Science - Textbooks
Elementary school
Textbooks - Evaluation
topic Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
Ciência - Livros didáticos
Ensino fundamental
Livros didáticos - Avaliação
National Textbook Program (Brazil)
Science - Textbooks
Elementary school
Textbooks - Evaluation
description Orientador: Jorge Megid Neto
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-02-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635928
ROSA, Marcelo D'Aquino. O uso do livro didático de Ciências por professores do 6º a 9º ano do Ensino Fundamental : um estudo de abrangência nacional = The use of Science textbook by teachers from the 6th to the 9th year of Brazilian Elementary School: a national scope study. 2019. 1 recurso online ( p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635928. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635928
identifier_str_mv ROSA, Marcelo D'Aquino. O uso do livro didático de Ciências por professores do 6º a 9º ano do Ensino Fundamental : um estudo de abrangência nacional = The use of Science textbook by teachers from the 6th to the 9th year of Brazilian Elementary School: a national scope study. 2019. 1 recurso online ( p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635928. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1082647
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online ( p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138535778811904