Opera e representação historica na obra de Carlos Gomes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Inacio, Denise Scandarolli, 1982-
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605931
Resumo: Orientador: Edgar Salvadori De Decca
id UNICAMP-30_b1a8e3ddc2ce1005bb7446c9423d0b3a
oai_identifier_str oai::413155
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Opera e representação historica na obra de Carlos GomesOpera and historical representation in Carlos Gomes worksGomes, Carlos, 1836-1896Música - HistóriaIdentidadeÓperaBrasil - HistóriaMusic - HistoryIdentityBrazil - HistoryOrientador: Edgar Salvadori De DeccaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias HumanasResumo: Dentre os grandes nomes da arte brasileira, mais precisamente da música, se encontra o de Antônio Carlos Gomes. Suas composições, cujo estilo operístico é o mais consagrado, e sua trajetória como artista foram apontados em vários discursos de diferentes épocas como exemplo de êxito da arte brasileira e, em alguns deles, utilizado como representação do ¿nacional¿ ou exaltação do mesmo. Essa visão da existência de uma postura ideológica ¿nacionalista¿, sem uma definição clara do que significa o termo, permeia a análise de suas obras até os dias atuais. Mas, em meio aos vários discursos sobre o compositor, esta dissertação busca compreender qual foi o discurso estruturado por seus conterrâneos no decorrer de seu percurso profissional, enfocando a relação entre seu trabalho e a crítica musical, além da construção de sua própria imagem como compositor, ou seja, uma releitura da trajetória do compositor a partir dos textos críticos publicados nos jornais da Corte brasileira (Rio de Janeiro) e das correspondências deixadas pelo artistaAbstract: Among the greatest names of the Brazilian art, most precisely in music, there is Antonio Carlos Gomes. His compositions, whose operistic style is the most consecrated, and his course as an artist were appointed in several discourses from different times as examples of the success of the Brazilian art and, in some of them, he was used as a representation of the ¿nation¿ or as it¿s exaltation. This view of the existence of a nationalist ideological posture, without a clear definition of the meaning of this term, has been found in analysis about his works until today. But, among this many discourses about the composer, this dissertation seeks a comprehension about what was the discourse structured by his fellow countrymen during his professional course, focusing the relation between his work and his music¿s reviews, besides the construction of his own image as a composer, meaning a new reading of the composer¿s course from the critic¿s texts published in the Brazilian¿s Court newspapers in Rio de Janeiro and from the letters that were left by the artistMestradoPolítica, Memória e CidadeMestre em História[s.n.]De Decca, Edgar Salvadori, 1946-2016Karnal, LeandroOstergren, Eduardo AugustoUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASInacio, Denise Scandarolli, 1982-20082008-02-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf293p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605931INACIO, Denise Scandarolli. Opera e representação historica na obra de Carlos Gomes. 2008. 293p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605931. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/413155porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:01:07Zoai::413155Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:01:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Opera e representação historica na obra de Carlos Gomes
Opera and historical representation in Carlos Gomes works
title Opera e representação historica na obra de Carlos Gomes
spellingShingle Opera e representação historica na obra de Carlos Gomes
Inacio, Denise Scandarolli, 1982-
Gomes, Carlos, 1836-1896
Música - História
Identidade
Ópera
Brasil - História
Music - History
Identity
Brazil - History
title_short Opera e representação historica na obra de Carlos Gomes
title_full Opera e representação historica na obra de Carlos Gomes
title_fullStr Opera e representação historica na obra de Carlos Gomes
title_full_unstemmed Opera e representação historica na obra de Carlos Gomes
title_sort Opera e representação historica na obra de Carlos Gomes
author Inacio, Denise Scandarolli, 1982-
author_facet Inacio, Denise Scandarolli, 1982-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv De Decca, Edgar Salvadori, 1946-2016
Karnal, Leandro
Ostergren, Eduardo Augusto
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em História
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Inacio, Denise Scandarolli, 1982-
dc.subject.por.fl_str_mv Gomes, Carlos, 1836-1896
Música - História
Identidade
Ópera
Brasil - História
Music - History
Identity
Brazil - History
topic Gomes, Carlos, 1836-1896
Música - História
Identidade
Ópera
Brasil - História
Music - History
Identity
Brazil - History
description Orientador: Edgar Salvadori De Decca
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-02-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605931
INACIO, Denise Scandarolli. Opera e representação historica na obra de Carlos Gomes. 2008. 293p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605931. Acesso em: 15 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
INACIO, Denise Scandarolli. Opera e representação historica na obra de Carlos Gomes. 2008. 293p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605931. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605931
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/413155
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
293p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138432096665600