Ópera Maria Tudor de Antônio Carlos Gomes : vocalidade, forma e orquestração no período de transição da ópera italiana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kerr, Isaac William, 1984-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6175
Resumo: Orientadores: Lenita Waldige Mendes Nogueira, Marcos da Cunha Lopes Virmond
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spelling Ópera Maria Tudor de Antônio Carlos Gomes : vocalidade, forma e orquestração no período de transição da ópera italianaOpera Maria Tudor by Antonio Carlos Gomes : vocality, form, and orchestration in the transitional period of Italian operaGomes, Carlos, 1836-1896Música vocalÓperaGomes, CarlosVocal musicOperaOrientadores: Lenita Waldige Mendes Nogueira, Marcos da Cunha Lopes VirmondTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Esse estudo se concentra numa especial contribuição de Antônio Carlos Gomes no período de transição da ópera italiana a partir das particularidades de sua escrita vocal e orquestral. Carlos Gomes permanece como artista pouco compreendido para a musicologia universal da ópera, posicionado erroneamente como imitador de Verdi, Meyerbeer e, mesmo, Wagner, ou como figura de pouca personalidade em meio a compositores de perfis parecidos, como Ponchielli e Catalani. Ao passo que a musicologia avança com robustos trabalhos bibliográficos sobre Gomes e, mais recentemente de seu estilo composicional em algumas de suas obras, um exame de sua vocalidade e seu reflexo no discurso orquestral e dramático de sua produção se faz oportuno tanto pelo ineditismo como pela necessidade de novos materiais que ajudem a discernir Gomes de seus contemporâneos. O trabalho terá sua ópera Maria Tudor como principal recorte, ainda que um estudo sobre Fosca se faz necessário como ponto de partida obrigatório para uma melhor compreensão do universo criativo gomesiano. Com esse estudo pretendemos somar novos esforços na valorização e posicionamento do nome de Antônio Carlos Gomes no círculo intelectual artístico dos colaboradores para a nova óperaAbstract: This study focuses on a special contribution by Antônio Carlos Gomes in the transition period of Italian opera on the particularities of his vocal and orchestral writing. Carlos Gomes remains a poorly understood artist for the universal musicology of opera, wrongly positioned as an imitator of Verdi, Meyerbeer, and Wagner, or as a figure of little personality among composers with similar profiles. While musicology advances with robust bibliographic works on Gomes and, more recently, on his compositional style in some of his works, an examination of vocality and its reflection in the orchestral discourse of this composer’s production is opportune both for its originality and for the need for new materials that may assist in discerning Gomes from his contemporaries. The main focus of the study will be Maria Tudor, and Fosca (versions), operas belonging to the composer’s most mature phase and that attest to his advances. With this study, we intend to add new efforts that value and better position the name of Antonio Carlos Gomes in the artistic intellectual circle of collaborators for the new operaDoutoradoMúsica, Teoria, Criação e PráticaDoutor em Música[s.n.]Nogueira, Lenita Waldige Mendes, 1956-Virmond, Marcos da Cunha Lopes, 1950-Silva, Lutero Rodrigues daTaffarello, Tadeu MoraesPáscoa, Márcio Leonel Farias ReisRonqui, Paulo AdrianoUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASKerr, Isaac William, 1984-20222022-05-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (263 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/6175KERR, Isaac William. Ópera Maria Tudor de Antônio Carlos Gomes: vocalidade, forma e orquestração no período de transição da ópera italiana. 2022. 1 recurso online (263 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6175. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1254016Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-25T17:06:18Zoai::1254016Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-10-25T17:06:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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