Controle de trafego em area cultivada com cana-de-açucar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roque, Antoniane Arantes de Oliveira, 1981-
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611978
Resumo: Orientador: Zigomar Menezes de Souza
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spelling Controle de trafego em area cultivada com cana-de-açucarTraffic control in area cultivated with sugar caneSolos - ManejoCana-de-açúcarMáquinas agrícolasSolos - ProdutividadeSoil managementSugar caneFarm machinerySoil attributesIntervalo hídrico ótimoOrientador: Zigomar Menezes de SouzaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia AgrícolaResumo: Com a adoção da colheita mecanizada no sistema de manejo da cana-de-açúcar, surge a preocupação da compactação do solo e seus efeitos danosos nos atributos físicos do solo, com reflexos na produtividade da cultura. Uma recente técnica de manejo da mecanização agrícola denominada controle de tráfego representa uma alternativa para o cultivo de cana-de-açúcar, pois separa as zonas de tráfego daquelas em que há crescimento das plantas, concentrando a passagem de pneus em linhas delimitadas, podendo diminuir substancialmente a compactação do solo. O presente trabalho teve por objetivo estudar o efeito do controle de tráfego em áreas cultivadas com cana-de-açúcar na compactação do solo, no sistema de cana colhida mecanicamente sem queima (cana crua). O projeto foi desenvolvido em área cultivada com cana-de-açúcar com os seguintes tratamentos: 1- cana-de-açúcar com colheita mecanizada tradicional; 2- cana-de-açúcar com controle de tráfego - aumento de bitola; 3- cana-de-açúcar com controle de tráfego - aumento de bitola e piloto automático. Os atributos físico-hídricos do solo avaliados foram: análise granulométrica, densidade do solo, estabilidade de agregados, porosidade do solo, resistência do solo à penetração, teor de matéria orgânica, curva de retenção e intervalo hídrico ótimo nas profundidades de 0,00-0,10 m, 0,10-0,20 m e 0,20-0,30 m, em diferentes locais de coleta das amostras. O trabalho foi realizado dentro de um experimento trifatorial, com parcelas subsubdivididas no delineamento em blocos ao acaso. Os efeitos positivos devido ao uso do controle de tráfego em áreas cultivadas com cana-de-açúcar não foram identificados, conforme esperado pela hipótese deste trabalho. Verificou-se aumento da densidade do solo e diminuição do diâmetro médio ponderado, diâmetro médio geométrico e porcentagem de agregados > 2,0 mm, tanto em profundidade como da linha de plantio em direção ao rodado do trator. Os valores de macroporosidade diminuíram da linha de plantio em direção ao rodado e a microporosidade apresentou resultados inversos. As curvas de retenção de água demonstraram um aumento da disponibilidade de água em profundidade. O intervalo hídrico ótimo permitiu verificar que os manejos com controle de tráfego apresentaram uma melhor disponibilidade de água às culturas. Não se obteve diferença significativa entre as produtividades tanto entre manejos como entre anosAbstract: The adoption of mechanized harvesting associated to the sugar cane handling system generates ground compaction which affects soil physical attributes and consequently crop productivity. The recent handling technique named traffic control is viewed as an alternative for sugar cane mechanization, in which traffic space is separated from plant growing spaces, concentrating the tires path in delimited lines, being able provide significant reduction of soil compactation. The present work had the objective of studying the effect of traffic control in areas cultivated with sugar cane supported by mechanical harvesting system with no straw burning practice (raw sugar cane). The project was developed in area cultivated with sugar cane including the following treatments: 1 - sugar cane with traditional mechanized harvesting; 2 - sugar cane with traffic control - augmented span; 3 - sugar cane with traffic control - augmented span and automatic driving. The evaluated soil physical-hydrological attributes included: grain sized analysis, soil density, aggregate stability, soil porosity, soil resistance topenetration, organic matter content, substances retention curves and optimal hydrological interval at the depths of 0.00-0.10 m, 0.10-0.20 m and 0.20-0.30 m, at different places of sample collection. The research work was carried under a tri-factorial experimental design, with parcels subdivided into random block-type delineation. The positive effects of traffic control in areas cultivated with sugar cane were not been identified, as it was expected and stated in the hypothesis of this research work. Increasing soil density and reduction of the weighed average particle diameter was verified, geometric average particle diameter and percentage of aggregates > 2.0 mm, in depth as well as on tractor tire path. Macroporosity values showed lower values on tractor tire path on the plantation line and microporosity presented inverse results. Water retention curves had demonstrated increasing values of available water at increasing depth values. The minimum limiting water range allowed verifying that the management systems with traffic control had presented better water availability to sugar cane crop. Significant productivity differences between management systems and growing years had not been observedMestradoÁgua e SoloMestre em Engenharia Agrícola[s.n.]Souza, Zigomar Menezes de, 1970-Martins Filho, Marcilio VieiraAlbuquerque, Paulo José Rocha deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia AgrícolaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia AgrícolaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRoque, Antoniane Arantes de Oliveira, 1981-2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf69 f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611978ROQUE, Antoniane Arantes de Oliveira. Controle de trafego em area cultivada com cana-de-açucar. 2010. 69 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Agrícola, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611978. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/767690porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-17T19:57:50Zoai::767690Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-07-17T19:57:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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