Aulário / "AulaRio" : Educação Física Escolar em Fluxo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Desiderio, Andrea
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10366
Resumo: Orientador: Laurita Marconi Schiavon
id UNICAMP-30_b30d6a2ea88e25ca993df8c687cdae51
oai_identifier_str oai::1338983
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Aulário / "AulaRio" : Educação Física Escolar em FluxoAulário / "AulaRio" : School Physical Education in flowEducação física escolarAutoetnografiaProfessoras - FormaçãoSchool Physical EducationAutoethnographyTeachers EducationOrientador: Laurita Marconi SchiavonTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FísicaResumo: Esta pesquisa autoetnográfica tem como cenário as aulas de educação física ministradas por mim, a professora/pesquisadora desta tese, na Escola do Sítio, instituição privada de ensino, localizada na cidade de Campinas, interior do estado de São Paulo -Brasil. A autoetnografia é o método que possibilitou que o percurso deste trabalho fosse construído a partir do diálogo, do deslocamento e das reflexões da professora/pesquisadora no cenário citado e com registros pessoais e registros criados por crianças que estiveram comigo nessas aulas entre os anos de 2005 e 2020. O aulário trouxe o rio e sua força movente, fluida e agregadora. Na presente pesquisa, os registros produzidos por mim são os meus cadernos de registros e planos de aula, fotografias, vídeos, gravações em áudio das perguntas, reflexões, comentários das crianças. Os registros criados pelas crianças são os que nomeei de trabalhos escolares, aulário e desenhos. O objetivo desta pesquisa é apresentar, defender, exemplificar e explicar a autoetnografia como método científico, que possibilita a uma professora de Educação Física, conhecer, problematizar, refletir e se conectar com o mundo exterior a sua prática cotidiana, a partir desta prática. A autoetnografia possibilita que, a partir de mim, em um processo descritivo ao extremo, desnude-se a realidade da Andrea como a representação do EU na vida cotidiana. Esta conversa tem produzido em mim reflexões, inquietações, dúvidas, perguntas e com elas vou trilhando o caminho autoetnográfico. A tese em si tem a intenção de, a partir do que foi exposto anteriormente, sucitar em leitoras diversas, possíveis reflexões sobre suas práticas, seus encontros, seus encantos e incomodos, para assim podermos seguir em transformações. Neste caso, e em muitos momentos, conversei no texto com os referenciais Stacy Holman Jones, Carolyn Ellis, Paulo Freire, Carlos Brandão, Martim Buber e Erwing Goffman. E também utilizei a escrita de cartas para tratar de alguns assuntos, seguindo na criação de cenários e me fazendo valer de uma autoetnografia evocativa. Além de todas as margens presentes nesta aulaRio, temos também encontros entremargensAbstract: This autoethnographic research has as a scenario the physical education classes taught by me, the teacher/researcher of this thesis, taught at Escola do Sítio, a private educational institution in the city of Campinas, countryside of the state of São Paulo, Brazil. Autoethnography is the method that made it possible to build the path of this work from the dialog, the displacement and the reflections of the teacher/researcher in the scenario mentioned and with personal records and records created by children who were with me in these classes between the years 2005 and 2020. The "Aulário" (a notebook where children record the classes that took place) brought the river and its moving, flowing and aggregating power. In the present research, the notes I have made are my school log books and lesson plans, photos, videos and audio recordings of the children's questions, reflections and comments. The notes made by the children are what I have called schoolwork, "aulário" and drawings. The purpose of this research is to present, defend, illustrate and explain autoethnography as a scientific method that enables a physical education teacher to know, problematize, reflect and engage with the world outside of her daily practice, from that associated practice. Autoethnography enables me, in a descriptive process to the extreme, to bare Andrea's reality as a representation of SELF in everyday life. This conversation has been giving me reflections, worries, doubts, questions and, with them, I have been walking through the autoethnographic path. The thesis itself has the intention, based on what has been previously outlined, to bring to the female readers several possible reflections on their practices, their encounters, their enchantments and annoyances, so that we can proceed in transformations. In this case, and in many moments, I conversed with the references Stacy Holman Jones, Carolyn Ellis, Paulo Freire, Carlos Brandão, Martin Buber, and Erving Goffman in the text. And I've also used letter writing to address some issues using scenarios and making use of an evocative autoethnography. In addition to all the margins present in this "aulário", we also have encounters between marginsDoutoradoEducação Física e SociedadeDoutora em Educação Física[s.n.]Schiavon, Laurita Marconi, 1975-Velardi, MariliaRomaguera, Alda Regina TogniniPinheiro, Patricia LacombeDaolio, JocimarUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASDesiderio, Andrea20232022-12-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (185 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/10366DESIDERIO, Andrea. Aulário / "AulaRio": Educação Física Escolar em Fluxo. 2023. 1 recurso online (185 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10366. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1338983porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-15T13:22:14Zoai::1338983Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-06-15T13:22:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aulário / "AulaRio" : Educação Física Escolar em Fluxo
Aulário / "AulaRio" : School Physical Education in flow
title Aulário / "AulaRio" : Educação Física Escolar em Fluxo
spellingShingle Aulário / "AulaRio" : Educação Física Escolar em Fluxo
Desiderio, Andrea
Educação física escolar
Autoetnografia
Professoras - Formação
School Physical Education
Autoethnography
Teachers Education
title_short Aulário / "AulaRio" : Educação Física Escolar em Fluxo
title_full Aulário / "AulaRio" : Educação Física Escolar em Fluxo
title_fullStr Aulário / "AulaRio" : Educação Física Escolar em Fluxo
title_full_unstemmed Aulário / "AulaRio" : Educação Física Escolar em Fluxo
title_sort Aulário / "AulaRio" : Educação Física Escolar em Fluxo
author Desiderio, Andrea
author_facet Desiderio, Andrea
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schiavon, Laurita Marconi, 1975-
Velardi, Marilia
Romaguera, Alda Regina Tognini
Pinheiro, Patricia Lacombe
Daolio, Jocimar
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Desiderio, Andrea
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
Autoetnografia
Professoras - Formação
School Physical Education
Autoethnography
Teachers Education
topic Educação física escolar
Autoetnografia
Professoras - Formação
School Physical Education
Autoethnography
Teachers Education
description Orientador: Laurita Marconi Schiavon
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-16T00:00:00Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/10366
DESIDERIO, Andrea. Aulário / "AulaRio": Educação Física Escolar em Fluxo. 2023. 1 recurso online (185 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10366. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/10366
identifier_str_mv DESIDERIO, Andrea. Aulário / "AulaRio": Educação Física Escolar em Fluxo. 2023. 1 recurso online (185 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10366. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1338983
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (185 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189190494060544