Aulário / "AulaRio" : Educação Física Escolar em Fluxo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/10366 |
Resumo: | Orientador: Laurita Marconi Schiavon |
id |
UNICAMP-30_b30d6a2ea88e25ca993df8c687cdae51 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1338983 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aulário / "AulaRio" : Educação Física Escolar em FluxoAulário / "AulaRio" : School Physical Education in flowEducação física escolarAutoetnografiaProfessoras - FormaçãoSchool Physical EducationAutoethnographyTeachers EducationOrientador: Laurita Marconi SchiavonTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FísicaResumo: Esta pesquisa autoetnográfica tem como cenário as aulas de educação física ministradas por mim, a professora/pesquisadora desta tese, na Escola do Sítio, instituição privada de ensino, localizada na cidade de Campinas, interior do estado de São Paulo -Brasil. A autoetnografia é o método que possibilitou que o percurso deste trabalho fosse construído a partir do diálogo, do deslocamento e das reflexões da professora/pesquisadora no cenário citado e com registros pessoais e registros criados por crianças que estiveram comigo nessas aulas entre os anos de 2005 e 2020. O aulário trouxe o rio e sua força movente, fluida e agregadora. Na presente pesquisa, os registros produzidos por mim são os meus cadernos de registros e planos de aula, fotografias, vídeos, gravações em áudio das perguntas, reflexões, comentários das crianças. Os registros criados pelas crianças são os que nomeei de trabalhos escolares, aulário e desenhos. O objetivo desta pesquisa é apresentar, defender, exemplificar e explicar a autoetnografia como método científico, que possibilita a uma professora de Educação Física, conhecer, problematizar, refletir e se conectar com o mundo exterior a sua prática cotidiana, a partir desta prática. A autoetnografia possibilita que, a partir de mim, em um processo descritivo ao extremo, desnude-se a realidade da Andrea como a representação do EU na vida cotidiana. Esta conversa tem produzido em mim reflexões, inquietações, dúvidas, perguntas e com elas vou trilhando o caminho autoetnográfico. A tese em si tem a intenção de, a partir do que foi exposto anteriormente, sucitar em leitoras diversas, possíveis reflexões sobre suas práticas, seus encontros, seus encantos e incomodos, para assim podermos seguir em transformações. Neste caso, e em muitos momentos, conversei no texto com os referenciais Stacy Holman Jones, Carolyn Ellis, Paulo Freire, Carlos Brandão, Martim Buber e Erwing Goffman. E também utilizei a escrita de cartas para tratar de alguns assuntos, seguindo na criação de cenários e me fazendo valer de uma autoetnografia evocativa. Além de todas as margens presentes nesta aulaRio, temos também encontros entremargensAbstract: This autoethnographic research has as a scenario the physical education classes taught by me, the teacher/researcher of this thesis, taught at Escola do Sítio, a private educational institution in the city of Campinas, countryside of the state of São Paulo, Brazil. Autoethnography is the method that made it possible to build the path of this work from the dialog, the displacement and the reflections of the teacher/researcher in the scenario mentioned and with personal records and records created by children who were with me in these classes between the years 2005 and 2020. The "Aulário" (a notebook where children record the classes that took place) brought the river and its moving, flowing and aggregating power. In the present research, the notes I have made are my school log books and lesson plans, photos, videos and audio recordings of the children's questions, reflections and comments. The notes made by the children are what I have called schoolwork, "aulário" and drawings. The purpose of this research is to present, defend, illustrate and explain autoethnography as a scientific method that enables a physical education teacher to know, problematize, reflect and engage with the world outside of her daily practice, from that associated practice. Autoethnography enables me, in a descriptive process to the extreme, to bare Andrea's reality as a representation of SELF in everyday life. This conversation has been giving me reflections, worries, doubts, questions and, with them, I have been walking through the autoethnographic path. The thesis itself has the intention, based on what has been previously outlined, to bring to the female readers several possible reflections on their practices, their encounters, their enchantments and annoyances, so that we can proceed in transformations. In this case, and in many moments, I conversed with the references Stacy Holman Jones, Carolyn Ellis, Paulo Freire, Carlos Brandão, Martin Buber, and Erving Goffman in the text. And I've also used letter writing to address some issues using scenarios and making use of an evocative autoethnography. In addition to all the margins present in this "aulário", we also have encounters between marginsDoutoradoEducação Física e SociedadeDoutora em Educação Física[s.n.]Schiavon, Laurita Marconi, 1975-Velardi, MariliaRomaguera, Alda Regina TogniniPinheiro, Patricia LacombeDaolio, JocimarUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASDesiderio, Andrea20232022-12-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (185 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/10366DESIDERIO, Andrea. Aulário / "AulaRio": Educação Física Escolar em Fluxo. 2023. 1 recurso online (185 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10366. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1338983porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-15T13:22:14Zoai::1338983Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-06-15T13:22:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aulário / "AulaRio" : Educação Física Escolar em Fluxo Aulário / "AulaRio" : School Physical Education in flow |
title |
Aulário / "AulaRio" : Educação Física Escolar em Fluxo |
spellingShingle |
Aulário / "AulaRio" : Educação Física Escolar em Fluxo Desiderio, Andrea Educação física escolar Autoetnografia Professoras - Formação School Physical Education Autoethnography Teachers Education |
title_short |
Aulário / "AulaRio" : Educação Física Escolar em Fluxo |
title_full |
Aulário / "AulaRio" : Educação Física Escolar em Fluxo |
title_fullStr |
Aulário / "AulaRio" : Educação Física Escolar em Fluxo |
title_full_unstemmed |
Aulário / "AulaRio" : Educação Física Escolar em Fluxo |
title_sort |
Aulário / "AulaRio" : Educação Física Escolar em Fluxo |
author |
Desiderio, Andrea |
author_facet |
Desiderio, Andrea |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Schiavon, Laurita Marconi, 1975- Velardi, Marilia Romaguera, Alda Regina Tognini Pinheiro, Patricia Lacombe Daolio, Jocimar Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física Programa de Pós-Graduação em Educação Física UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Desiderio, Andrea |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física escolar Autoetnografia Professoras - Formação School Physical Education Autoethnography Teachers Education |
topic |
Educação física escolar Autoetnografia Professoras - Formação School Physical Education Autoethnography Teachers Education |
description |
Orientador: Laurita Marconi Schiavon |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-16T00:00:00Z 2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/10366 DESIDERIO, Andrea. Aulário / "AulaRio": Educação Física Escolar em Fluxo. 2023. 1 recurso online (185 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10366. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/10366 |
identifier_str_mv |
DESIDERIO, Andrea. Aulário / "AulaRio": Educação Física Escolar em Fluxo. 2023. 1 recurso online (185 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10366. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1338983 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (185 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189190494060544 |