Implantação de conceitos de target e kaizen costing em obras comerciais de varejo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607960 |
Resumo: | Orientador: Ariovaldo Denis Granja |
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Implantação de conceitos de target e kaizen costing em obras comerciais de varejoTarget and Kaizen costing implementation in brand retail unitsCusto-alvoLojas de varejoIndustria de construção civilTarget costingKaizen costingBrand retail unitsOrientador: Ariovaldo Denis GranjaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UnbanismoResumo: As metodologias de target e kaizen costing têm sido apontadas como poderosas ferramentas, adotadas pelas empresas que visam aumentar sua margem de lucro. Estudos recentes comprovam que ambas têm tido uma participação cada vez maior no sistema de negócios lean, direcionando o desenvolvimento do produto e as atividades da produção. Esta pesquisa teve como objetivo abordar a conceituação do target e kaizen costing e desenvolver uma diretriz de trabalho, a partir da aplicação do target costing como uma base de todo o sistema de gestão de custos durante a fase de projetos e do kaizen costing durante a fase de produção, analisando um caso real da aplicação dos conceitos nas obras de uma empresa do ramo varejista onde a aplicação foi executada. A idéia principal foi primeiramente projetar um produto com um custo permissível, obtido pela diferença entre o preço de mercado, ditado pela expectativa do cliente e a margem de economia desejável. Após esta etapa buscou-se a interação com os responsáveis pela produção, no intuito de se desenvolver técnicas e novas práticas que reduzissem os custos da fase de produção. Para a identificação do que é considerado valor pelo cliente, foi utilizado o SAC (serviço de atendimento ao cliente) da empresa estudada, a fim de identificar elementos construtivos que não agregassem valor para o usuário final. A eliminação destes elementos gerou uma economia que pôde ser direcionada para se atingir o target cost de um payback meta, estabelecido em função das premissas de projeto. Já a interação com a produção gerou novas economias com base em melhorias apontadas pelos funcionários contratados. As evidências desta pesquisa, ainda que obtidas num contexto específico, sugerem que as ferramentas de target e kaizen costing são viáveis para aplicação no subsetor edificações.Abstract: The target and kaizen costing methodologies have been pointed out as a powerful strategy of lean manufacturing companies' which want to increase their profits. In fact, recent academic and corporate literatures show that both methodologies have a wider role in the lean business system, driving product development and production activities. This research aims to review the target and kaizen costing concepts and to develop a framework taking together these two matching approaches, providing a basis of a total cost-management system during the project's life cycle being the target costing on the project conception and the kaizen costing on the production phase. The main idea is to first design the project to an allowable cost consisting of the difference among target price meeting customer's expectations and the desired profit. Cost-reduction interventions should be not restricted to the design phase; they proceed to the construction phase where a continuing series of kaizen activities are needed to achieve great product performance and, at the same time, assuring value for the customer at a lower cost. These interventions saved an amount which was engaged to reach a target cost based on a payback aim, established by the project's conception. The interaction in the production phase saved another amount based on new practices suggested by the contractor's employees. This research evidences, in a specific context, that the target and kaizen application are viable on that construction sector.MestradoEdificaçõesMestre em Engenharia Civil[s.n.]Granja, Ariovaldo Denis, 1963-Isatto, Eduardo LuisPicchi, Flavio AugustoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia CivilUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRobert, Gabriel Roberto Torrano2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf128p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607960ROBERT, Gabriel Roberto Torrano. Implantação de conceitos de target e kaizen costing em obras comerciais de varejo. 2007. 128p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Unbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607960. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/433686porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:19:25Zoai::433686Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:19:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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