A escola sob medida. Psicologia e práticas pedagógicas nas revistas "Educação", em São Paulo y Bogotá (1932-1939)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diaz Soler, Carlos Jilmar
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615065
Resumo: Orientador: Vera Lúcia Sabongi De Rossi
id UNICAMP-30_b3aaf783c2235ff3435c417a6e133a31
oai_identifier_str oai::789711
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A escola sob medida. Psicologia e práticas pedagógicas nas revistas "Educação", em São Paulo y Bogotá (1932-1939)The tailor-made school. Psychology and pedagogic practices in the magazines "Education" in São Paulo and Bogotá (1932-1939)Educação - BrasilEducação - Brasil - PeriódicosEducação - Colômbia - PeriódicosFormação de professoresPsicologiaHistory of educationEducation - Brazil - PeriodicalsEducation - Colombia - PeriodicalsTeacher trainingPsychologyOrientador: Vera Lúcia Sabongi De RossiTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa insere-se na dinâmica de compreender os sistemas de produção e circulação de idéias pedagógicas, tomando como eixo central duas revistas, destinadas à formação de professores. Ambas, intituladas - Educação e Educación - eram destinadas às redes públicas de ensino de São Paulo (Brasil) e de Bogotá (Colômbia), entre os anos de 1932 a 1939, período no qual, além de serem mantidas pelos Estados e serem organizadas por grupos articulados às políticas educacionais, apostaram, na (re)organização da cultura, mediante a divulgação de seus conteúdos. Duas perguntas nortearam esta investigação: que conformações, política e pedagógica, são postas na formação de professores? E, quais são as características que a pedagogia assumiu sobre o forte processo de influência da moderna psicologia? No processo de produção e circulação de idéias pedagógicas, mediante análises das revistas, se apresenta o importante papel que os colaboradores do Instituto Jean-Jacques Rousseau, de Genebra, tiveram na discussão sob a infância escolarizada. Enfatiza-se também, a produção e circulação de saberes e representações destinadas à prática pedagógica dos professores, que atuariam no conjunto geral das forças políticas do período.Abstract: This research falls into the dynamics of understanding the systems of production and spread of pedagogical ideas, taking as reference two magazines aimed at teachers' education. Both magazines - Educação y Educación- were named and spread around the public teaching networks of São Paulo (Brazil) and Bogotá (Colombia) between 1932 and 1939. During that period, they both were supported by their governments and organized by groups articulated to educational policies. They also backed cultural (re) organization by spreading their contents. Two questions guided that research: ¿Which political and pedagogical aspects are present in the process of teacher's education? ¿Which characteristics were taken by the pedagogy, about the strong process that influenced modern psychology? In the process of production and spreading of pedagogical ideas, through magazine analysis, the important role that the collaborators of the Jean-Jacques Rousseau Institute from Geneva had on the discussion about scholarized childhood. This research also emphasizes on the production and spreading of knowledge and representations aimed at the pedagogical practice of teachers, that would influence on politics at that time.DoutoradoEducação, Conhecimento, Linguagem e ArteDoutor em Educação[s.n.]De Rossi, Vera Lúcia Sabongi, 1949-Bittencourt, Agueda BernardeteDias, Maria de Fátima SabinoPinheiro, Ana ReginaBruzzo, CristinaUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASDiaz Soler, Carlos Jilmar2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf216 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615065DIAZ SOLER, Carlos Jilmar. A escola sob medida. Psicologia e práticas pedagógicas nas revistas "Educação", em São Paulo y Bogotá (1932-1939). 2010. 216 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615065. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/789711porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:13:22Zoai::789711Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:13:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A escola sob medida. Psicologia e práticas pedagógicas nas revistas "Educação", em São Paulo y Bogotá (1932-1939)
The tailor-made school. Psychology and pedagogic practices in the magazines "Education" in São Paulo and Bogotá (1932-1939)
title A escola sob medida. Psicologia e práticas pedagógicas nas revistas "Educação", em São Paulo y Bogotá (1932-1939)
spellingShingle A escola sob medida. Psicologia e práticas pedagógicas nas revistas "Educação", em São Paulo y Bogotá (1932-1939)
Diaz Soler, Carlos Jilmar
Educação - Brasil
Educação - Brasil - Periódicos
Educação - Colômbia - Periódicos
Formação de professores
Psicologia
History of education
Education - Brazil - Periodicals
Education - Colombia - Periodicals
Teacher training
Psychology
title_short A escola sob medida. Psicologia e práticas pedagógicas nas revistas "Educação", em São Paulo y Bogotá (1932-1939)
title_full A escola sob medida. Psicologia e práticas pedagógicas nas revistas "Educação", em São Paulo y Bogotá (1932-1939)
title_fullStr A escola sob medida. Psicologia e práticas pedagógicas nas revistas "Educação", em São Paulo y Bogotá (1932-1939)
title_full_unstemmed A escola sob medida. Psicologia e práticas pedagógicas nas revistas "Educação", em São Paulo y Bogotá (1932-1939)
title_sort A escola sob medida. Psicologia e práticas pedagógicas nas revistas "Educação", em São Paulo y Bogotá (1932-1939)
author Diaz Soler, Carlos Jilmar
author_facet Diaz Soler, Carlos Jilmar
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv De Rossi, Vera Lúcia Sabongi, 1949-
Bittencourt, Agueda Bernardete
Dias, Maria de Fátima Sabino
Pinheiro, Ana Regina
Bruzzo, Cristina
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Diaz Soler, Carlos Jilmar
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Brasil
Educação - Brasil - Periódicos
Educação - Colômbia - Periódicos
Formação de professores
Psicologia
History of education
Education - Brazil - Periodicals
Education - Colombia - Periodicals
Teacher training
Psychology
topic Educação - Brasil
Educação - Brasil - Periódicos
Educação - Colômbia - Periódicos
Formação de professores
Psicologia
History of education
Education - Brazil - Periodicals
Education - Colombia - Periodicals
Teacher training
Psychology
description Orientador: Vera Lúcia Sabongi De Rossi
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615065
DIAZ SOLER, Carlos Jilmar. A escola sob medida. Psicologia e práticas pedagógicas nas revistas "Educação", em São Paulo y Bogotá (1932-1939). 2010. 216 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615065. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615065
identifier_str_mv DIAZ SOLER, Carlos Jilmar. A escola sob medida. Psicologia e práticas pedagógicas nas revistas "Educação", em São Paulo y Bogotá (1932-1939). 2010. 216 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615065. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/789711
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
216 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138480933044224