Rastros de uma docência em meio à vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Noronha, Ludmila Giardini, 1982-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641196
Resumo: Orientador: Antonio Miguel
id UNICAMP-30_b3b6067950dc37bda2236317d571a902
oai_identifier_str oai::1163319
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Rastros de uma docência em meio à vidaTraces of teaching in the middle of lifeDocência universitáriaPrática docenteCuidado de siNarrativasUniversity teachingTeaching practiceProblematization methodCare of oneselfNarrativesOrientador: Antonio MiguelTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Ao percorrer rastros de uma docência em meio à vida, busco, neste trabalho, realizar terapeuticamente uma desconstrução dos jogos de linguagem dualistas que orientam gramaticalmente a docência e reproduzem formas dogmatizadas de ensino. A partir dos rastros da docência de P., personagem desta narrativa, levantei indícios de como a problematização indisciplinar de práticas pode contribuir para a desconstrução do discurso da escolarização moderna, disciplinar, liberal, meritocrática e cientificista. Tal discurso concebe a organização e a mobilização do conhecimento, na escola, atreladas a processos avaliativos pautados em competências, habilidades e méritos individuais. Nesta direção, sem procurar uma resposta de cunho científico-verificacionista, levanto os efeitos que a perspectiva indisciplinar da Prova Campinas, uma Política Pública de Avaliação Sistêmica da Prefeitura de Campinas, através da problematização indisciplinar de práticas, ocorrida em contexto de formação de professores, poderiam ter gerado no processo de desconstrução desse discurso, bem como na docência e nas Práticas do Cuidado de Si e dos Outros mobilizadas por P. em meio à vida. Para isso, realizei um percurso indisciplinar de constituição de cenas narrativas, ocorridas em tempos e espaços diversos, todas inspiradas em produções filosóficas como as de Derrida, Wittgenstein e Foucault. Desta forma, os acontecimentos, as memórias, invenções, reinvenções e os movimentos que dinamizam e reescrevem a vida de P. constituíram o que chamei de uma narrativa indisciplinar da docência em meio às formas de vidaAbstract: As you race through a midst of life teaching, I seek, in this paper, conduct therapeutically a deconstruction of the dualists language games which orient grammatically the teaching and reproduce dogmatic forms of teaching. Starting from the teaching traces of P., character of this narrative, I raised evidence of how interdisciplinary problematization of practices can contribute to the deconstruction of modern, disciplinary, meritocratic and encyclopedic schooling discourse. Such speech conceives the organization and mobilization of knowledge, at school, linked to assessment processes guided by competence, abilities and individual merits. In this context, without seeking for a scientific nature answer – of a verifying matter, I raise the effects of the interdisciplinary perspective of "Prova Campinas", a Public Politics of Systemics Assessment from Campinas City Hall, through the interdisciplinary problematization of practices, occurred in the context of teacher training, could have generated in the deconstruction of this discourse, as well as in the teaching and Practices Care of oneself and Others engaged by P. in midst of life. For that, an interdisciplinary path of constitution of narrative scenes, occurred in diverse time and space, all inspired by philosophical productions such as of Derrida, Wittgenstein and Foucault. Therefore, the events, memories, inventions, reinventions and the movements which stimulate and rewrite the life of P. constitute what I called an historiographic narrative of interdisciplinary teaching in the midst of life formsDoutoradoEducaçãoDoutora em Educação[s.n.]Miguel, Antonio, 1953-Veiga Neto, Alfredo José daOsorio, Carolina TamayoMonteiro, AlexandrinaFerreira, Norma Sandra de AlmeidaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASNoronha, Ludmila Giardini, 1982-20202020-11-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (207 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641196NORONHA, Ludmila Giardini. Rastros de uma docência em meio à vida. 2020. 1 recurso online (207 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641196. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1163319Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-30T09:47:54Zoai::1163319Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-04-30T09:47:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Rastros de uma docência em meio à vida
Traces of teaching in the middle of life
title Rastros de uma docência em meio à vida
spellingShingle Rastros de uma docência em meio à vida
Noronha, Ludmila Giardini, 1982-
Docência universitária
Prática docente
Cuidado de si
Narrativas
University teaching
Teaching practice
Problematization method
Care of oneself
Narratives
title_short Rastros de uma docência em meio à vida
title_full Rastros de uma docência em meio à vida
title_fullStr Rastros de uma docência em meio à vida
title_full_unstemmed Rastros de uma docência em meio à vida
title_sort Rastros de uma docência em meio à vida
author Noronha, Ludmila Giardini, 1982-
author_facet Noronha, Ludmila Giardini, 1982-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miguel, Antonio, 1953-
Veiga Neto, Alfredo José da
Osorio, Carolina Tamayo
Monteiro, Alexandrina
Ferreira, Norma Sandra de Almeida
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Noronha, Ludmila Giardini, 1982-
dc.subject.por.fl_str_mv Docência universitária
Prática docente
Cuidado de si
Narrativas
University teaching
Teaching practice
Problematization method
Care of oneself
Narratives
topic Docência universitária
Prática docente
Cuidado de si
Narrativas
University teaching
Teaching practice
Problematization method
Care of oneself
Narratives
description Orientador: Antonio Miguel
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-11-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641196
NORONHA, Ludmila Giardini. Rastros de uma docência em meio à vida. 2020. 1 recurso online (207 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641196. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641196
identifier_str_mv NORONHA, Ludmila Giardini. Rastros de uma docência em meio à vida. 2020. 1 recurso online (207 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641196. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1163319
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (207 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189172394590208