Rastros de uma docência em meio à vida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641196 |
Resumo: | Orientador: Antonio Miguel |
id |
UNICAMP-30_b3b6067950dc37bda2236317d571a902 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1163319 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Rastros de uma docência em meio à vidaTraces of teaching in the middle of lifeDocência universitáriaPrática docenteCuidado de siNarrativasUniversity teachingTeaching practiceProblematization methodCare of oneselfNarrativesOrientador: Antonio MiguelTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Ao percorrer rastros de uma docência em meio à vida, busco, neste trabalho, realizar terapeuticamente uma desconstrução dos jogos de linguagem dualistas que orientam gramaticalmente a docência e reproduzem formas dogmatizadas de ensino. A partir dos rastros da docência de P., personagem desta narrativa, levantei indícios de como a problematização indisciplinar de práticas pode contribuir para a desconstrução do discurso da escolarização moderna, disciplinar, liberal, meritocrática e cientificista. Tal discurso concebe a organização e a mobilização do conhecimento, na escola, atreladas a processos avaliativos pautados em competências, habilidades e méritos individuais. Nesta direção, sem procurar uma resposta de cunho científico-verificacionista, levanto os efeitos que a perspectiva indisciplinar da Prova Campinas, uma Política Pública de Avaliação Sistêmica da Prefeitura de Campinas, através da problematização indisciplinar de práticas, ocorrida em contexto de formação de professores, poderiam ter gerado no processo de desconstrução desse discurso, bem como na docência e nas Práticas do Cuidado de Si e dos Outros mobilizadas por P. em meio à vida. Para isso, realizei um percurso indisciplinar de constituição de cenas narrativas, ocorridas em tempos e espaços diversos, todas inspiradas em produções filosóficas como as de Derrida, Wittgenstein e Foucault. Desta forma, os acontecimentos, as memórias, invenções, reinvenções e os movimentos que dinamizam e reescrevem a vida de P. constituíram o que chamei de uma narrativa indisciplinar da docência em meio às formas de vidaAbstract: As you race through a midst of life teaching, I seek, in this paper, conduct therapeutically a deconstruction of the dualists language games which orient grammatically the teaching and reproduce dogmatic forms of teaching. Starting from the teaching traces of P., character of this narrative, I raised evidence of how interdisciplinary problematization of practices can contribute to the deconstruction of modern, disciplinary, meritocratic and encyclopedic schooling discourse. Such speech conceives the organization and mobilization of knowledge, at school, linked to assessment processes guided by competence, abilities and individual merits. In this context, without seeking for a scientific nature answer – of a verifying matter, I raise the effects of the interdisciplinary perspective of "Prova Campinas", a Public Politics of Systemics Assessment from Campinas City Hall, through the interdisciplinary problematization of practices, occurred in the context of teacher training, could have generated in the deconstruction of this discourse, as well as in the teaching and Practices Care of oneself and Others engaged by P. in midst of life. For that, an interdisciplinary path of constitution of narrative scenes, occurred in diverse time and space, all inspired by philosophical productions such as of Derrida, Wittgenstein and Foucault. Therefore, the events, memories, inventions, reinventions and the movements which stimulate and rewrite the life of P. constitute what I called an historiographic narrative of interdisciplinary teaching in the midst of life formsDoutoradoEducaçãoDoutora em Educação[s.n.]Miguel, Antonio, 1953-Veiga Neto, Alfredo José daOsorio, Carolina TamayoMonteiro, AlexandrinaFerreira, Norma Sandra de AlmeidaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASNoronha, Ludmila Giardini, 1982-20202020-11-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (207 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641196NORONHA, Ludmila Giardini. Rastros de uma docência em meio à vida. 2020. 1 recurso online (207 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641196. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1163319Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-30T09:47:54Zoai::1163319Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-04-30T09:47:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Rastros de uma docência em meio à vida Traces of teaching in the middle of life |
title |
Rastros de uma docência em meio à vida |
spellingShingle |
Rastros de uma docência em meio à vida Noronha, Ludmila Giardini, 1982- Docência universitária Prática docente Cuidado de si Narrativas University teaching Teaching practice Problematization method Care of oneself Narratives |
title_short |
Rastros de uma docência em meio à vida |
title_full |
Rastros de uma docência em meio à vida |
title_fullStr |
Rastros de uma docência em meio à vida |
title_full_unstemmed |
Rastros de uma docência em meio à vida |
title_sort |
Rastros de uma docência em meio à vida |
author |
Noronha, Ludmila Giardini, 1982- |
author_facet |
Noronha, Ludmila Giardini, 1982- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Miguel, Antonio, 1953- Veiga Neto, Alfredo José da Osorio, Carolina Tamayo Monteiro, Alexandrina Ferreira, Norma Sandra de Almeida Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Noronha, Ludmila Giardini, 1982- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docência universitária Prática docente Cuidado de si Narrativas University teaching Teaching practice Problematization method Care of oneself Narratives |
topic |
Docência universitária Prática docente Cuidado de si Narrativas University teaching Teaching practice Problematization method Care of oneself Narratives |
description |
Orientador: Antonio Miguel |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-11-16T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641196 NORONHA, Ludmila Giardini. Rastros de uma docência em meio à vida. 2020. 1 recurso online (207 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641196. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641196 |
identifier_str_mv |
NORONHA, Ludmila Giardini. Rastros de uma docência em meio à vida. 2020. 1 recurso online (207 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641196. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1163319 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (207 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189172394590208 |