Estratégias de leitura do português usadas por alunos surdos jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miguel, Rafael de Arruda Bueno José, 1981-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637843
Resumo: Orientador: Lilian Cristine Ribeiro Nascimento
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spelling Estratégias de leitura do português usadas por alunos surdos jovens e adultosPortuguese reading strategies used by young and adult deaf studentsEstudos surdosBilinguismoSurdos - EducaçãoLeituraEstratégias de aprendizagemDeaf StudiesBilingualismDeaf - EducationReadingLearning strategiesOrientador: Lilian Cristine Ribeiro NascimentoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Partindo do pressuposto de que ensinar a ler é uma das frentes no ensino do português e que, no processo de aprendizagem de uma segunda língua, a leitura precede à escrita, o presente trabalho teve por objetivo identificar, descrever e problematizar as estratégias de leitura usadas por alunos surdos, jovens e adultos, num curso de língua portuguesa como segunda língua, inserido num espaço não-formal de educação, de uma instituição localizada no estado de São Paulo. Para isso, seguiu a perspectiva sócio-histórico-cultural de aprendizagem (VYGOTSKY, 1998), que concebe o sujeito como ser social, o qual depende e se constitui nas/pelas interações sociais, numa visão dialógica da linguagem (BAKHTIN, 1997; 2006), para formação de um indivíduo autônomo e crítico (FREIRE, 1992; 1996; 2001). No que tange à questão da leitura, de uma forma mais ampla, buscou-se definições em Freire (2001), Geraldi (1984), Martins (1994), Bicalho (2014), Lajolo (1982) e Silva (1999). Especificamente sobre as estratégias de leitura, buscou-se fundamentação teórica em Solé (1998). As discussões acerca dos surdos estão atreladas à concepção socioantropológica da surdez e da pessoa surda, a qual os concebe pelo prisma da diferença, e não do déficit ou da patologia (SKLIAR, 1997; MARTINS, 2008; PEREIRA, 2011). Desta forma, o ensino e a aprendizagem da leitura do português se daria numa perspectiva de ensino de segunda língua, em que a Libras (Língua Brasileira de Sinais) assume a função de língua de instrução para o ensino da Língua Portuguesa, na modalidade escrita, alinhando-se à proposta de educação bilíngue para surdos, ancorada nos estudos de Fernandes (1999; 2006) e Pereira (2006; 2011; 2014). Para discussão sobre a leitura na educação de surdos jovens e adultos, filiou-se a autores do campo denominado "Estudos Surdos", com destaque aos trabalhos de Góes (1994), Lodi (2004), Lebedeff (2006), Freitas (2014), Moura (2015), Albres (2016) entre outros, além de autores da Educação, da Linguística e da Linguística da Língua de Sinais, que contribuíram nas análises dos dados. Metodologicamente, este trabalho se ancora na abordagem qualitativa por meio da pesquisa do tipo estudo de caso, tendo em vista os escritos de Lüdke e André (1986) e Godoy (1995). Os dados foram produzidos por meio de observação e gravação em vídeo, visto que o trabalho se fundamenta na análise das pesquisas qualitativas, à luz dos conceitos supracitados. Evidenciou-se que, durante as aulas, os alunos surdos se utilizaram de diferentes estratégias para compreensão leitora de textos, como: valer-se do conhecimento de mundo, dos assuntos, acontecimentos e fatos que o cercam para uma leitura global; perguntar aos seus interlocutores o significado das palavras, termos ou sentenças em português, soletrando pelo alfabeto manual ou fazendo apontamentos nas folhas da atividade ou em qualquer outro suporte; buscar o significado da leitura por imagens correspondentes aos vocábulos desconhecidos em site de busca. Os resultados corroboram com o entendimento quanto ao uso proeminente da Libras como língua de instrução, já que o sujeito surdo tem suas experiências de conhecimento de mundo mediadas pelo canal visual e pela língua de sinais, de modalidade espaço-visualAbstract: Assuming that teaching how to read is one of the Portuguese teaching premises and that, in the process of learning a second language, reading precedes writing, the present work aimed to identify, describe and problematize the reading strategies used by deaf students, young and adults, during a Portuguese as a second language course, in a non-formal educational space of an institution located in São Paulo state. To do so, we've followed the socio-historical-cultural perspective of learning (VYGOTSKY, 1998), which understands the subject as a social being, who depends and constitutes him-herself in/through social interactions, in a dialogical view of language (BAKHTIN, 1997; 2006 ), for the constitution of an autonomous and critical individual (FREIRE, 1992; 1996; 2001). Definitions regarding the reading issue were sought in Freire (2001), Geraldi (1984), Martins (1994), Bicalho (2014), Lajolo (1982) and Silva (1999). Concerning specifically reading strategies, we¿ve sought theoretical grounding in Solé (1998). Discussions about the deaf are under the socio-anthropological conception of deafness, which understands it through the prism of the difference, instead of a deficit or pathology (SKLIAR, 1997; MARTINS, 2008; PEREIRA, 2011). Thus, teaching and learning Portuguese reading would take place in a perspective of a second language teaching, in which Libras (Brazilian Sign Language) assumes the role of an instructional language for the teaching of written Portuguese following the proposal of the bilingual education for the deaf, anchored in Fernandes' (1999; 2006) and Pereira's (2006; 2011; 2014) studies. For discussions on young and adult deaf students reading education, we join the "Deaf Studies" authors, highlighting the works of Góes (1994), Lodi (2004), Lebedeff (2006), Freitas (2014). , Moura (2015), Albres (2016) among others, as well as authors of Education, Linguistics and Sign Language Linguistics, who contributed to the data analysis. Methodologically, this work is based on the qualitative approach through case study research, considering the writings of Lüdke and André (1986) and Godoy (1995). The data were produced through observation and video recording, since the work is based on the analysis of qualitative research, in the light of the above concepts. It became evident that during the classes, deaf students used different strategies for reading comprehension activities, such as: using their knowledge of the world, the subjects, events, and facts surrounding them for a global reading; asking their interlocutors the meaning of the words, terms or sentences in Portuguese, spelling with the dactylological alphabet or making notes in the activity sheets or any other support; searching the meaning of the text with images matching the unknown words in the web. The results corroborate the understanding of the prominent use of Libras as an instruction language, since the deaf subjects have their world experiences mediated by the visual channel and by the sign language, in a space-visual modalityMestradoPsicologia da EducaçãoMestre em Educação[s.n.]Nascimento, Lilian Cristine RibeiroOmetto, Cláudia Beatriz de Castro NascimentoMartins, Vanessa Regina de OliveiraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMiguel, Rafael de Arruda Bueno José, 1981-20192019-08-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (150 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637843MIGUEL, Rafael de Arruda Bueno José. Estratégias de leitura do português usadas por alunos surdos jovens e adultos. 2019. 1 recurso online (150 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637843. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1096829Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-14T15:26:19Zoai::1096829Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-01-14T15:26:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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