Demografia e políticas educacionais : um olhar sobre a proposta da reorganização escolar paulista de 2015

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Flávia Vitor Longo dos, 1989-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636881
Resumo: Orientador: Joice Melo Vieira
id UNICAMP-30_b57336e8b0a9795864382a79117c5a21
oai_identifier_str oai::1091786
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Demografia e políticas educacionais : um olhar sobre a proposta da reorganização escolar paulista de 2015Demography and education policies : a look at São Paulo state public schools reorganization in 2015DemografiaEducação - São Paulo (Estado)Políticas públicasPesquisa Nacional por Amostra de DomicíliosModelagem de dadosDemographyEducation - São Paulo (State)Public policiesNational household sample surveyData modelingOrientador: Joice Melo VieiraTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências HumanasResumo: A proposta de reorganização escolar da rede estadual paulista no final de 2015 suscitou interesses de pesquisa em diferentes áreas do conhecimento. A referida política pública previa o fechamento de 94 escolas e a oferta de apenas um dos três ciclos dos Ensinos Fundamental e Médio em pouco mais de 700 unidades. A reforma da rede foi justificada por argumentos pedagógicos e demográficos. Neste trabalho, procuramos explorar os usos da Demografia em políticas públicas de educação para além das estatísticas utilizadas na proposta de reorganização. Consideramos ainda algumas implicações da redução da oferta pública escolar sobre o aproveitamento da janela de oportunidades demográficas. O objetivo central deste trabalho é analisar outras dimensões demográficas presentes na política de reorganização e explorar formas de como o conhecimento demográfico pode contribuir para a formulação, implementação e mesmo avaliação de políticas públicas educacionais. Trabalhamos com a caracterização dos subgrupos populacionais de pessoas fora e dentro da idade escolar para estimar a demanda por vagas em cada série da Educação Básica. Analisamos também indicadores de oferta e participação da rede estadual quanto aos níveis de ensino e ao número de matrículas nos respectivos ciclos de ensino. Por fim, consideramos indicadores de fluxo para a população inserida no sistema escolar e para toda a população - estes últimos, obtidos a partir da aplicação do modelo Profluxo. Entendemos que a diminuição da oferta de vagas escolares na Educação Básica afeta a manutenção da janela de oportunidades demográfica no estado de São Paulo. Concluímos ainda que existe, teoricamente, uma demanda "invisível", porém ampliada, por vagas nessa etapa do ensino. Parte dessa demanda é devida à dificuldade de sobrevivência à transição entre os ciclos, isto é, entre os Anos Iniciais e Finais do Fundamental e entre o Fundamental e o Ensino Médio. A limitação das estimativas da demanda também se deve aos princípios de normatividade, linearidade e padronização das idades trabalhadas nas políticas educacionais. A incorporação dessa demanda poderia levar a uma outra forma de reorganizar as escolas da rede estadual, a qual poderia contribuir para a manutenção de um possível bônus demográfico no estadoAbstract: The proposal of school reorganization of the São Paulo state network at the end of 2015 has raised research interests in different areas of knowledge. This public policy provided for the closing of ninety-four schools and the offer of only one of the three cycles of Elementary and High School in just over seven hundred units. The reform of the network was justified by pedagogical and demographic arguments. In this work, we seek to explore the uses of Demography in education public policies, in addition to the statistics used in the reorganization proposal. We also consider some implications of reducing the public school offer on the use of the window of demographic opportunities. The main objective of this study is to analyze other demographic dimensions present in the reorganization policy and to explore ways in which demographic knowledge can contribute to the formulation, implementation and even evaluation of educational public policies. We work with the characterization of the population subgroups of people outside and within the school age to estimate the demand for places in each series of Basic Education. We also analyzed indicators of the supply and participation of the state network regarding the levels of education and the number of enrollments in the respective teaching cycles. Finally, we considered flow indicators for the population inserted in the school system and for the entire population - the latter, obtained from the application of the Profluxo model. We understand that the decrease in the supply of school places in Basic Education affects the maintenance of the window of demographic opportunities in the state of São Paulo. We conclude that, theoretically, there is an "invisible" demand, however enlarged, by vacancies at this stage of education. Part of this demand is due to the difficulty of surviving the transition between cycles, that is, between the Initial and Final Years of the Fundamental and between the Fundamental and the High School. The limitation of demand estimates is also due to the principles of normativity, linearity and standardization of the ages in educational policies. The incorporation of this demand could lead to another way of reorganizing the schools of the state network, which could contribute to the maintenance of a possible demographic bonus in that stateDoutoradoDemografiaDoutora em DemografiaCAPES88882.329800/2019-01[s.n.]Vieira, Joice Melo, 1980-Corti, Ana Paula de OliveiraJannuzzi, Paulo de MartinoScott, Ana Silvia VolpiCarmo, Roberto Luiz doUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em DemografiaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSantos, Flávia Vitor Longo dos, 1989-20192019-04-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (183 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636881SANTOS, Flávia Vitor Longo dos. Demografia e políticas educacionais: um olhar sobre a proposta da reorganização escolar paulista de 2015. 2019. 1 recurso online (183 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636881. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1091786Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-27T14:59:04Zoai::1091786Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-08-27T14:59:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Demografia e políticas educacionais : um olhar sobre a proposta da reorganização escolar paulista de 2015
Demography and education policies : a look at São Paulo state public schools reorganization in 2015
title Demografia e políticas educacionais : um olhar sobre a proposta da reorganização escolar paulista de 2015
spellingShingle Demografia e políticas educacionais : um olhar sobre a proposta da reorganização escolar paulista de 2015
Santos, Flávia Vitor Longo dos, 1989-
Demografia
Educação - São Paulo (Estado)
Políticas públicas
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios
Modelagem de dados
Demography
Education - São Paulo (State)
Public policies
National household sample survey
Data modeling
title_short Demografia e políticas educacionais : um olhar sobre a proposta da reorganização escolar paulista de 2015
title_full Demografia e políticas educacionais : um olhar sobre a proposta da reorganização escolar paulista de 2015
title_fullStr Demografia e políticas educacionais : um olhar sobre a proposta da reorganização escolar paulista de 2015
title_full_unstemmed Demografia e políticas educacionais : um olhar sobre a proposta da reorganização escolar paulista de 2015
title_sort Demografia e políticas educacionais : um olhar sobre a proposta da reorganização escolar paulista de 2015
author Santos, Flávia Vitor Longo dos, 1989-
author_facet Santos, Flávia Vitor Longo dos, 1989-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Joice Melo, 1980-
Corti, Ana Paula de Oliveira
Jannuzzi, Paulo de Martino
Scott, Ana Silvia Volpi
Carmo, Roberto Luiz do
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Demografia
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Flávia Vitor Longo dos, 1989-
dc.subject.por.fl_str_mv Demografia
Educação - São Paulo (Estado)
Políticas públicas
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios
Modelagem de dados
Demography
Education - São Paulo (State)
Public policies
National household sample survey
Data modeling
topic Demografia
Educação - São Paulo (Estado)
Políticas públicas
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios
Modelagem de dados
Demography
Education - São Paulo (State)
Public policies
National household sample survey
Data modeling
description Orientador: Joice Melo Vieira
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-04-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636881
SANTOS, Flávia Vitor Longo dos. Demografia e políticas educacionais: um olhar sobre a proposta da reorganização escolar paulista de 2015. 2019. 1 recurso online (183 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636881. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636881
identifier_str_mv SANTOS, Flávia Vitor Longo dos. Demografia e políticas educacionais: um olhar sobre a proposta da reorganização escolar paulista de 2015. 2019. 1 recurso online (183 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636881. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1091786
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (183 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138540366331904