A cultura de aprender língua estrangeira (inglês) de alunos de 1ª e 4ª séries do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612235 |
Resumo: | Orientador: Matilde Virginia Ricardi Scaramucci |
id |
UNICAMP-30_b5debae94f2e27cfcfe2e0e9665e29ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::770206 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A cultura de aprender língua estrangeira (inglês) de alunos de 1ª e 4ª séries do ensino fundamentalThe culture of learning foreign language (English) of students of the 1ª and 4ª grades of primary schoolCultura de aprenderLíngua inglesaLíngua estrangeiraCriançasCrenças sobre a aprendizagemCulture to learningEnglish languageForeign languageChildrenBeliefsOrientador: Matilde Virginia Ricardi ScaramucciDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Este estudo insere-se no contexto de ensino e aprendizagem de língua estrangeira (inglês) para crianças e tem como objetivo conhecer a cultura de aprender língua estrangeira (inglês) de alunos de 1a e 4a séries do Ensino Fundamental de uma escola particular em uma cidade pequena no interior do estado de São Paulo. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico, na qual foram usados os seguintes procedimentos para coleta, análise e discussão dos dados: questionários, entrevistas e desenhos dos alunos e questionário para as professoras, observação de aulas seguidas de gravação em áudio e vídeo e notas de campo, além de análise de documentos oficiais da escola em questão. O embasamento teórico é buscado em estudos sobre as características das crianças como aprendizes de línguas (Scott & Ytreberg,1999; Pinter, 2006, entre outros); sobre o ensino de inglês para crianças (Philips, 1994; Moon, 2000; Cameron, 2001, entre outros), além de contemplar os estudos sobre a cultura de aprender (Barcelos, 1995, 2001, 2004; Almeida Filho, 1993) e cultura de ensinar (Feiman-Nemser e Floden, 1986; Reynaldi, 1998; Félix, 1998). Os resultados deste estudo contrastivo entre a CALE (inglês) dos alunos da 1a série e a CALE (inglês) dos alunos da 4a série revelam uma cultura fortemente influenciada pela cultura de ensinar das professoras de inglês e pela abordagem do material didático utilizado. Algumas diferenças foram observadas entre a CALE (inglês) desses dois grupos, principalmente com relação a valorização do material didático pelos alunos maiores. Entretanto, mudanças significativas nessa cultura de aprender, que já está embasada em uma visão de linguagem estruturalista e que prima pela correção da forma e pela aquisição de vocabulário, não foram notadas nesses poucos anos de instrução formal. Este trabalho mostra, portanto, a necessidade de se conhecer as maneiras de pensar e de agir dos alunos das séries iniciais, principalmente, para que se possa intervir nessa cultura de aprender em formação, mudando-se crenças, mitos e concepções em relação à LE e ao seu aprendizado dela caso haja necessidade, visando, com isso, tornar o ensino de línguas mais significativo e efetivoAbstract: This study focuses on the teaching of English as a foreign language at the Primary level and it aims at investigating the culture of learning foreign languages (English) among students of the first and fourth grades of Primary school. To do so, we carried out a qualitative research of ethnographical basis, in which the following procedures for data collection were used: questionnaires (to students and teachers), interviews, drawings, class observations followed by audio-visual recording and field notes, besides the analysis of the school official documents. The theoretical framework is based on studies about the characteristics of children as language learners (Scott & Ytreberg, 1999; Pinter, 2006; among others), on studies on teaching foreign languages to children (Philips, 1994; Moon, 2000; Cameron, 2001, among others), and also on studies about the culture of learning (Barcelos, 1995, 2001, 2004; Almeida Filho, 1993) and the culture of teaching (Feiman-Nemser e Floden, 1986; Reynaldi, 1998; Félix, 1998). The results of this contrastive study show that the students' culture of learning is highly influenced by the English teachers' culture of teaching and by the approach of the school materials used. Some differences were pointed out between the culture of learning of these two groups, mainly concerning the valorization of the school material demonstrated by the older learners. Even though, significant changes in that culture of learning, which is already based on a structural view of the language as well as on the work with vocabulary and on the correction of the form have not been noticed in these years of schooling. What we can realize by the results is that we need to know the ways of thinking and acting of our students in the language classroom, mainly due to the fact that we can intervene on this culture of learning which is being built to make changes in the beliefs, myths and misconceptions towards the language and the language learning, in order to provide students with a more relevant and effective teachingMestradoLíngua EstrangeiraMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951-Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951-Moraes, Maria Rita SalzanoAmarante, Maria de Fátima SilvaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAntonini, Ariane Fernandes2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf139 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612235ANTONINI, Ariane Fernandes. A cultura de aprender língua estrangeira (inglês) de alunos de 1ª e 4ª séries do ensino fundamental. 2009. 139 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612235. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/770206porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:53:42Zoai::770206Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:53:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A cultura de aprender língua estrangeira (inglês) de alunos de 1ª e 4ª séries do ensino fundamental The culture of learning foreign language (English) of students of the 1ª and 4ª grades of primary school |
title |
A cultura de aprender língua estrangeira (inglês) de alunos de 1ª e 4ª séries do ensino fundamental |
spellingShingle |
A cultura de aprender língua estrangeira (inglês) de alunos de 1ª e 4ª séries do ensino fundamental Antonini, Ariane Fernandes Cultura de aprender Língua inglesa Língua estrangeira Crianças Crenças sobre a aprendizagem Culture to learning English language Foreign language Children Beliefs |
title_short |
A cultura de aprender língua estrangeira (inglês) de alunos de 1ª e 4ª séries do ensino fundamental |
title_full |
A cultura de aprender língua estrangeira (inglês) de alunos de 1ª e 4ª séries do ensino fundamental |
title_fullStr |
A cultura de aprender língua estrangeira (inglês) de alunos de 1ª e 4ª séries do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A cultura de aprender língua estrangeira (inglês) de alunos de 1ª e 4ª séries do ensino fundamental |
title_sort |
A cultura de aprender língua estrangeira (inglês) de alunos de 1ª e 4ª séries do ensino fundamental |
author |
Antonini, Ariane Fernandes |
author_facet |
Antonini, Ariane Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951- Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951- Moraes, Maria Rita Salzano Amarante, Maria de Fátima Silva Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antonini, Ariane Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura de aprender Língua inglesa Língua estrangeira Crianças Crenças sobre a aprendizagem Culture to learning English language Foreign language Children Beliefs |
topic |
Cultura de aprender Língua inglesa Língua estrangeira Crianças Crenças sobre a aprendizagem Culture to learning English language Foreign language Children Beliefs |
description |
Orientador: Matilde Virginia Ricardi Scaramucci |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612235 ANTONINI, Ariane Fernandes. A cultura de aprender língua estrangeira (inglês) de alunos de 1ª e 4ª séries do ensino fundamental. 2009. 139 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612235. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612235 |
identifier_str_mv |
ANTONINI, Ariane Fernandes. A cultura de aprender língua estrangeira (inglês) de alunos de 1ª e 4ª séries do ensino fundamental. 2009. 139 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612235. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/770206 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 139 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189032176910336 |