Desigualdades territoriais e educacionais : estudar lá é melhor do que aqui?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, William de Mendonça, 1982-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638618
Resumo: Orientador: José Marcos Pinto da Cunha, Sergio Stoco
id UNICAMP-30_b62772ee643059afee0da1740445d142
oai_identifier_str oai::1127301
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Desigualdades territoriais e educacionais : estudar lá é melhor do que aqui?Territorial and educational inequalities : is studying there better than here?Desempenho escolarDesigualdades educacionaisSegregação urbana - Baixada Santista, Região Metropolitana da (SP)Segregação socioespacialDemografiaSchool achievementEducational inequalitiesUrban segregation - Baixada Santista, Metropolitan Area of (SP)Socio-spatial segregationDemographyOrientador: José Marcos Pinto da Cunha, Sergio StocoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências HumanasResumo: A segregação residencial é um fenômeno com múltiplas consequências para as áreas de concentração de pobreza, tais como a concentração espacial de privação de políticas sociais e a consequente precariedade de serviços básicos, entre os quais a educação. Nesse sentido, buscou-se desenvolver uma reflexão sobre as consequências da segregação residencial na oferta dos serviços públicos de educação e seus impactos no desempenho escolar de crianças e adolescentes inseridos nessas localidades na Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS). Entre os principais resultados observou-se uma interface entre as desigualdades territoriais e educacionais, isto é, as áreas de concentração de pobreza são àquelas que concentram as instituições de ensino com os piores resultados de desempenho escolar e maior acúmulo de carências e precariedade de infraestrutura física. Estes resultados foram construídos através de um esforço metodológico de caráter quantitativo e qualitativo, respectivamente, a partir da elaboração de um modelo de regressão linear multinível, técnicas de geoprocessamento e pesquisa de campo com entrevistas individuais e coletivas semiestruturadas. Tais achados corroboram a hipótese levantada por Galster e Killen (1995) de que existem no território variações, tanto objetivas quanto subjetivas, que podem comprometer a trajetória escolar de crianças e adolescentes inseridos em áreas de concentração de pobreza na RMBAbstract: Residential segregation is a phenomenon with multiple consequences for areas of poverty concentration, such as the spatial concentration of deprivation of social policies and the consequent precariousness of basic services, including education. In this sense, we sought to develop a reflection on the consequences of residential segregation on the provision of public education services and its impacts on the school performance of children in these locations in the Baixada Santista. Among the main results, there was an interface between territorial and educational inequalities, that is, the areas of poverty concentration are those that concentrate educational institutions with the worst outcome of cognitive performance and greater accumulation of deficiencies and precariousness of physical infrastructure. . These results were constructed through a quantitative and qualitative methodological effort, respectively, based on the elaboration of a multilevel regression model, geoprocessing techniques and field research with semi-structured interviews. These findings corroborate the hypothesis raised by Galster and Killen (1995) that there are variations in the territory, both objective and subjective, that may compromise the school trajectory of children and adolescents in areas of poverty concentration in RMBSDoutoradoDemografiaDoutor em DemografiaCAPES[s.n.]Cunha, Jose Marcos Pinto da, 1959-Stoco, SergioVieira, Joice MeloMazza, DéboraRodrigues, Roberto do NascimentoUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em DemografiaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLima, William de Mendonça, 1982-20202020-02-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (221 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638618LIMA, William de Mendonça. Desigualdades territoriais e educacionais: estudar lá é melhor do que aqui?. 2020. 1 recurso online (221 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638618. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1127301Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-07T13:26:02Zoai::1127301Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-05-07T13:26:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desigualdades territoriais e educacionais : estudar lá é melhor do que aqui?
Territorial and educational inequalities : is studying there better than here?
title Desigualdades territoriais e educacionais : estudar lá é melhor do que aqui?
spellingShingle Desigualdades territoriais e educacionais : estudar lá é melhor do que aqui?
Lima, William de Mendonça, 1982-
Desempenho escolar
Desigualdades educacionais
Segregação urbana - Baixada Santista, Região Metropolitana da (SP)
Segregação socioespacial
Demografia
School achievement
Educational inequalities
Urban segregation - Baixada Santista, Metropolitan Area of (SP)
Socio-spatial segregation
Demography
title_short Desigualdades territoriais e educacionais : estudar lá é melhor do que aqui?
title_full Desigualdades territoriais e educacionais : estudar lá é melhor do que aqui?
title_fullStr Desigualdades territoriais e educacionais : estudar lá é melhor do que aqui?
title_full_unstemmed Desigualdades territoriais e educacionais : estudar lá é melhor do que aqui?
title_sort Desigualdades territoriais e educacionais : estudar lá é melhor do que aqui?
author Lima, William de Mendonça, 1982-
author_facet Lima, William de Mendonça, 1982-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cunha, Jose Marcos Pinto da, 1959-
Stoco, Sergio
Vieira, Joice Melo
Mazza, Débora
Rodrigues, Roberto do Nascimento
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Demografia
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, William de Mendonça, 1982-
dc.subject.por.fl_str_mv Desempenho escolar
Desigualdades educacionais
Segregação urbana - Baixada Santista, Região Metropolitana da (SP)
Segregação socioespacial
Demografia
School achievement
Educational inequalities
Urban segregation - Baixada Santista, Metropolitan Area of (SP)
Socio-spatial segregation
Demography
topic Desempenho escolar
Desigualdades educacionais
Segregação urbana - Baixada Santista, Região Metropolitana da (SP)
Segregação socioespacial
Demografia
School achievement
Educational inequalities
Urban segregation - Baixada Santista, Metropolitan Area of (SP)
Socio-spatial segregation
Demography
description Orientador: José Marcos Pinto da Cunha, Sergio Stoco
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-02-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638618
LIMA, William de Mendonça. Desigualdades territoriais e educacionais: estudar lá é melhor do que aqui?. 2020. 1 recurso online (221 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638618. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638618
identifier_str_mv LIMA, William de Mendonça. Desigualdades territoriais e educacionais: estudar lá é melhor do que aqui?. 2020. 1 recurso online (221 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638618. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1127301
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (221 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189158496763904