Persuasão revelada : a subversão da mensagem publicitaria pela imagem fotografica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mauricio Pinheiro da
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604051
Resumo: Orientador: Mauricius Martins Farina
id UNICAMP-30_b762ac6d73498dbbc856e97c6c51f94c
oai_identifier_str oai::390693
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Persuasão revelada : a subversão da mensagem publicitaria pela imagem fotograficaRevealed persuasion: publicity subordinated by photography imaginaryFotografiaComunicaçãoSemiologiaPublicidadePropagandaPhotographyCommunicationSemiologicImaginaryOrientador: Mauricius Martins FarinaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Esta pesquisa teve por finalidade refletir sobre a subversão da significação da mensagem publicitária convencional, que reforça padrões e comportamentos idealizados pela sociedade, por meio da imagem fotográfica. Dois anúncios foram analisados: o primeiro, retirado da Campanha pela Real Beleza, desenvolvida para a marca de produtos de beleza Dove; o segundo, retirado das campanhas criadas por Oliviero Toscani, entre 1982 e 2000, para a marca italiana Benetton. Como instrumento de análise foi utilizada a semiologia proposta por Roland Barthes, baseada no processo de significação da linguagem. Os resultados apontam que a identificação dos aspectos culturais, necessários para a compreensão (significação) das imagens presentes nos anúncios, está diretamente ligada à subversão da mensagem publicitária quanto à intenção de despertar e chamar a atenção dos consumidores, motivando-os a uma ação positiva de consumo por meio da significação diferenciada da imagem fotográfica (valores questionados por essa mensagem publicitária)Abstract: The purpose of this research was to show how the meaning of the conventional advertising message, which reenforces the standards and behaviours practiced by socie~y, is subverted by photographic imagery. Two advertisements were analised: one taken from the Real Beauty Campain developed by Dove beauty products and another taken from the campains created by.Oliviero Toscani, between 1982 to 2000, for the Italian brand Benetton. Roland Barthes's semiology proposal, which is based on the language meaning proposal, was used as a method of analysis. The results show that the identification of the cultural aspects necessary for the understanding of the images shown in the advertisements, are direct1y related!to the subversion of the advertising message, when the intention is to get the attention of the consumers. This, as a result, causing them to take a buying decision due to the differentiated meaning of the photographic image (values questioned by the advertisement message)MestradoMultimeiosMestre em Multimeios[s.n.]Farina, Mauricius Martins, 1961-Barbosa, Ivan SantoGarboggini, Flailda BritoTacca, Fernando Cury deSilva, Dulce Adelia AdornoUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MultimeiosUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Mauricio Pinheiro da20062006-08-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf156 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604051SILVA, Mauricio Pinheiro da. Persuasão revelada: a subversão da mensagem publicitaria pela imagem fotografica. 2006. 156 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604051. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/390693porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-29T09:52:34Zoai::390693Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-05-29T09:52:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Persuasão revelada : a subversão da mensagem publicitaria pela imagem fotografica
Revealed persuasion: publicity subordinated by photography imaginary
title Persuasão revelada : a subversão da mensagem publicitaria pela imagem fotografica
spellingShingle Persuasão revelada : a subversão da mensagem publicitaria pela imagem fotografica
Silva, Mauricio Pinheiro da
Fotografia
Comunicação
Semiologia
Publicidade
Propaganda
Photography
Communication
Semiologic
Imaginary
title_short Persuasão revelada : a subversão da mensagem publicitaria pela imagem fotografica
title_full Persuasão revelada : a subversão da mensagem publicitaria pela imagem fotografica
title_fullStr Persuasão revelada : a subversão da mensagem publicitaria pela imagem fotografica
title_full_unstemmed Persuasão revelada : a subversão da mensagem publicitaria pela imagem fotografica
title_sort Persuasão revelada : a subversão da mensagem publicitaria pela imagem fotografica
author Silva, Mauricio Pinheiro da
author_facet Silva, Mauricio Pinheiro da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Farina, Mauricius Martins, 1961-
Barbosa, Ivan Santo
Garboggini, Flailda Brito
Tacca, Fernando Cury de
Silva, Dulce Adelia Adorno
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Multimeios
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Mauricio Pinheiro da
dc.subject.por.fl_str_mv Fotografia
Comunicação
Semiologia
Publicidade
Propaganda
Photography
Communication
Semiologic
Imaginary
topic Fotografia
Comunicação
Semiologia
Publicidade
Propaganda
Photography
Communication
Semiologic
Imaginary
description Orientador: Mauricius Martins Farina
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-08-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604051
SILVA, Mauricio Pinheiro da. Persuasão revelada: a subversão da mensagem publicitaria pela imagem fotografica. 2006. 156 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604051. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604051
identifier_str_mv SILVA, Mauricio Pinheiro da. Persuasão revelada: a subversão da mensagem publicitaria pela imagem fotografica. 2006. 156 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604051. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/390693
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
156 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188956912222208