Persuasão revelada : a subversão da mensagem publicitaria pela imagem fotografica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604051 |
Resumo: | Orientador: Mauricius Martins Farina |
id |
UNICAMP-30_b762ac6d73498dbbc856e97c6c51f94c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::390693 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Persuasão revelada : a subversão da mensagem publicitaria pela imagem fotograficaRevealed persuasion: publicity subordinated by photography imaginaryFotografiaComunicaçãoSemiologiaPublicidadePropagandaPhotographyCommunicationSemiologicImaginaryOrientador: Mauricius Martins FarinaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Esta pesquisa teve por finalidade refletir sobre a subversão da significação da mensagem publicitária convencional, que reforça padrões e comportamentos idealizados pela sociedade, por meio da imagem fotográfica. Dois anúncios foram analisados: o primeiro, retirado da Campanha pela Real Beleza, desenvolvida para a marca de produtos de beleza Dove; o segundo, retirado das campanhas criadas por Oliviero Toscani, entre 1982 e 2000, para a marca italiana Benetton. Como instrumento de análise foi utilizada a semiologia proposta por Roland Barthes, baseada no processo de significação da linguagem. Os resultados apontam que a identificação dos aspectos culturais, necessários para a compreensão (significação) das imagens presentes nos anúncios, está diretamente ligada à subversão da mensagem publicitária quanto à intenção de despertar e chamar a atenção dos consumidores, motivando-os a uma ação positiva de consumo por meio da significação diferenciada da imagem fotográfica (valores questionados por essa mensagem publicitária)Abstract: The purpose of this research was to show how the meaning of the conventional advertising message, which reenforces the standards and behaviours practiced by socie~y, is subverted by photographic imagery. Two advertisements were analised: one taken from the Real Beauty Campain developed by Dove beauty products and another taken from the campains created by.Oliviero Toscani, between 1982 to 2000, for the Italian brand Benetton. Roland Barthes's semiology proposal, which is based on the language meaning proposal, was used as a method of analysis. The results show that the identification of the cultural aspects necessary for the understanding of the images shown in the advertisements, are direct1y related!to the subversion of the advertising message, when the intention is to get the attention of the consumers. This, as a result, causing them to take a buying decision due to the differentiated meaning of the photographic image (values questioned by the advertisement message)MestradoMultimeiosMestre em Multimeios[s.n.]Farina, Mauricius Martins, 1961-Barbosa, Ivan SantoGarboggini, Flailda BritoTacca, Fernando Cury deSilva, Dulce Adelia AdornoUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MultimeiosUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Mauricio Pinheiro da20062006-08-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf156 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604051SILVA, Mauricio Pinheiro da. Persuasão revelada: a subversão da mensagem publicitaria pela imagem fotografica. 2006. 156 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604051. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/390693porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-29T09:52:34Zoai::390693Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-05-29T09:52:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Persuasão revelada : a subversão da mensagem publicitaria pela imagem fotografica Revealed persuasion: publicity subordinated by photography imaginary |
title |
Persuasão revelada : a subversão da mensagem publicitaria pela imagem fotografica |
spellingShingle |
Persuasão revelada : a subversão da mensagem publicitaria pela imagem fotografica Silva, Mauricio Pinheiro da Fotografia Comunicação Semiologia Publicidade Propaganda Photography Communication Semiologic Imaginary |
title_short |
Persuasão revelada : a subversão da mensagem publicitaria pela imagem fotografica |
title_full |
Persuasão revelada : a subversão da mensagem publicitaria pela imagem fotografica |
title_fullStr |
Persuasão revelada : a subversão da mensagem publicitaria pela imagem fotografica |
title_full_unstemmed |
Persuasão revelada : a subversão da mensagem publicitaria pela imagem fotografica |
title_sort |
Persuasão revelada : a subversão da mensagem publicitaria pela imagem fotografica |
author |
Silva, Mauricio Pinheiro da |
author_facet |
Silva, Mauricio Pinheiro da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Farina, Mauricius Martins, 1961- Barbosa, Ivan Santo Garboggini, Flailda Brito Tacca, Fernando Cury de Silva, Dulce Adelia Adorno Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes Programa de Pós-Graduação em Multimeios UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Mauricio Pinheiro da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fotografia Comunicação Semiologia Publicidade Propaganda Photography Communication Semiologic Imaginary |
topic |
Fotografia Comunicação Semiologia Publicidade Propaganda Photography Communication Semiologic Imaginary |
description |
Orientador: Mauricius Martins Farina |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2006-08-28T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604051 SILVA, Mauricio Pinheiro da. Persuasão revelada: a subversão da mensagem publicitaria pela imagem fotografica. 2006. 156 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604051. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604051 |
identifier_str_mv |
SILVA, Mauricio Pinheiro da. Persuasão revelada: a subversão da mensagem publicitaria pela imagem fotografica. 2006. 156 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604051. Acesso em: 2 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/390693 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 156 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188956912222208 |