Desafios do transporte urbano para as grandes cidades : o caso das zonas de baixa emissão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Navarro, Anna Carolina Lourenco, 1990-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635684
Resumo: Orientador: Flavia Luciane Consoni
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spelling Desafios do transporte urbano para as grandes cidades : o caso das zonas de baixa emissãoChallenges of urban transport for cities : the case of low emission zones (LEZ)Transporte urbanoCidades inteligentesMobilidade de baixo carbonoPerspectiva multi-nívelTransições para a sustentabilidadeUrban transportationSmart citiesLow-carbon mobilityMulti-level perspectiveSustainability transitionsOrientador: Flavia Luciane ConsoniDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeociênciasResumo: A pergunta que norteia a dissertação é: Como as cidades estão se mobilizado para resolver o problema das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) decorrentes do transporte urbano? Uma das alternativas largamente adotadas por cidades europeias tem sido a adoção de Zonas de Baixa Emissão (LEZ, da expressão inglesa Low Emission Zones); trata-se de um dos instrumentos utilizados com o fim de reduzir as emissões de uma área específica a partir da restrição de circulação de determinados tipos de veículos.Esta dissertação tem como objetivo avaliar as LEZ como medida regulatória para a mitigação dos GEE, advindos do transporte urbano. Adicionalmente, busca-se refletir acerca da adequação da proposta de criação das LEZ para as cidades brasileiras. A razão da escolha deste tema deve-se à relevância e à urgência da busca de soluções para um dos mais importantes desafios atuais para as grandes cidades: a redução das emissões e dos poluentes locais, bem como a melhoria da mobilidade urbana frente a um novo acordo climático. Segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA), em 2016, os transportes representavam cerca de 25% de todas as emissões geradas no mundo, por meio da queima de combustíveis fósseis, além de serem responsáveis pela poluição local devido à emissão de gases variados - tais como óxidos de nitrogênio, de enxofre e aldeídos, além dos materiais particulados. Ao se entender que o problema das mudanças climáticas perpassa as fronteiras entre os Estados, colocando-se como uma questão global, torna-se inegável a responsabilidade atribuída às cidades na elaboração de estratégias para a mitigação de GEE. Logo, as cidades vêm se organizando, através de redes de cooperação, por exemplo, para a promoção da transição do atual sistema de transportes rumo à um sistema que seja considerado mais sustentável. Busca-se compreender a atuação das cidades a partir do framework da Perspectiva Multinível (MLP, em inglês) e de Governança Interativa. A abordagem sobre a implantação e funcionamento das LEZ permitiu descrever e avaliar um modelo amplamente utilizado em diversas cidades ao redor do mundo, notadamente nos países europeus, solução que, em função das especificidades locais, pode ser adaptada e transplantada para as cidades brasileirasAbstract: The question that guides the dissertation is: How are cities mobilized to solve the problem of greenhouse gas emissions from urban transport? Based on this question, two other questions arise: What is the role of Low Emission Zones (LEZ) in mitigating the effects of GHG emissions in urban centers? How can we make aware of the proposal to create LEZ, developed in European cities, for Brazilian cities? Therefore, the objective of the study is to evaluate the Low Emission Zones as a regulatory measure for the mitigation of Greenhouse Gases from urban transport. The reason for choosing this theme is due to the relevance and urgency of finding solutions to one of the most important current challenges for large cities: reducing greenhouse gas emissions and local pollutants as well as improving mobility against a new climate agreement. According to the Ministry of the Environment (MMA), in 2016, transportation accounted for about 25% of all emissions generated in the world through the burning of fossil fuels, besides being responsible for local pollution due to the emission of various gases - such as nitrogen oxides, sulfur oxides and aldehydes, as well as particulate matter. When it is understood that the problem of climate change crosses borders between States, and as a global issue, the responsibility attributed to cities in the elaboration of strategies for the mitigation of GHG is undeniable. Cities have been organizing themselves through cooperation networks, for example, to promote the transition from the current transport system towards a system that is considered more sustainable. It is intended, then, to understand the performance of cities based on the Multi-Level Perspective (MLP) framework and the Interactive Governance concept. The LEZ case study will allow us to describe and evaluate a widely used model in several cities around the world, notably in European countries, a solution that, in some cases, can be adapted and transplanted to Brazilian citiesMestradoPolítica Científica e TecnologicaMestra em Política Científica e TecnológicaCAPES[s.n.]Consoni, Flávia Luciane, 1973-Corazza, Rosana IcassattiSousa, Tereza Saraiva deUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em Política Científica e TecnológicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASNavarro, Anna Carolina Lourenco, 1990-20182018-08-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (109 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635684NAVARRO, Anna Carolina Lourenco. Desafios do transporte urbano para as grandes cidades: o caso das zonas de baixa emissão. 2018. 1 recurso online (109 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635684. 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