O curriculo como encontro : memorias e(m) respingos de uma experiencia coletiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Petenate, Maria Angela de Almeida Meireles, 1953-
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602586
Resumo: Orientador : Antonio Carlos Rodrigues de Amorim
id UNICAMP-30_b7d8fc5f4032269d73b3eaaf1cce9e45
oai_identifier_str oai::367407
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O curriculo como encontro : memorias e(m) respingos de uma experiencia coletivaCulturaCurrículosCotidiano escolarAbordagem interdisciplinar do conhecimentoExperiênciaCultureCurriculumScholar quotidianInterdisciplinarityExperienceOrientador : Antonio Carlos Rodrigues de AmorimDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho é uma extensão, em heterogeneidades, do Programa de Ensino do Projeto Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo (FAPESP - Processo 97/02322-0), que aconteceu na EMEF Pe. Francisco Silva, em Campinas, nos anos de 1999 e 2000. A idéia de currículo como encontro é trazida, pois diferentes idéias de encontro aparecem: o encontro de diferentes atores, alunos e professores da escola pública, pesquisadores de diferentes instituições, parceiros de significado; o encontro de diferentes linguagens e culturas que foram se transformando, umas influenciando as outras na criação de redes de conhecimento; o encontro de diferentes disciplinas escolares que foram flexibilizando suas fronteiras. A interdisciplinaridade, uma das linhas organizadoras do Programa, foi sendo construída principalmente no planejamento coletivo que era aberto, flexível, exigindo modificações constantes, desestabilizando a disciplina como organizadora dos saberes e experiências escolares. O currículo escolar foi sendo redimensionado, abrindo-se a possibilidade para a criação de um currículo múltiplo, levando-se em consideração diferentes significados e saberes. A ¿arte de narrar¿ tem como superfície de tecedura as memórias e recordações que marcaram mais fortemente os atores dessas experiências vividas. Trechos de entrevistas, aulas, fragmentos escritos e reuniões são trazidos como respingos, atualizando e re-significando essas experiênciasAbstract: This work is an extension, in heterogeneities, of Programa de Ensino do Projeto Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo (FAPESP ¿ 97/02322-0), which took place at ¿Padre Francisco Silva¿ school, in Campinas, in the years of 1999 and 2000. The concept of curriculum as a meeting is brought because different ideas of meetings emerged: the meeting of different actors, students and teachers of public schools, researchers from different institutions, partners of meaning; the meeting of different languages and cultures which were being transformed, influencing one another in the creation of webs of knowledge; the meeting of different school disciplines which had their frontiers more flexible. The interdisciplinarity, one of the guidelines of the project, was built mainly along the collective planning which was open and flexible. It demanded constant modifications therefore disestablishing the discipline as the organizer of school experiences and knowledge. By taking into consideration different meanings and knowledge the curriculum was (re) built and the possibility for the creation of a multiple curriculum emerged. The ¿art of narrating¿ has the memories and recollections, which were considered deeper by the actors of this experience, as the surface of the weaving. Excerpts from interviews, classes, written fragments and meetings are brought as specks, updating and re-meaning these experiencesMestradoEducação, Conhecimento, Linguagem e ArteMestre em Educação[s.n.]Amorim, Antonio Carlos Rodrigues de, 1968-Freitas, Denise deKinoshita, Luiza SumikoPrado, Guilherme do Val ToledoPetrucci-Rosa, Maria InêsUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPetenate, Maria Angela de Almeida Meireles, 1953-20062006-02-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf168p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602586PETENATE, Maria Angela de Almeida Meireles. O curriculo como encontro: memorias e(m) respingos de uma experiencia coletiva. 2006. 168p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602586. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/367407porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:31:13Zoai::367407Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:31:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O curriculo como encontro : memorias e(m) respingos de uma experiencia coletiva
title O curriculo como encontro : memorias e(m) respingos de uma experiencia coletiva
spellingShingle O curriculo como encontro : memorias e(m) respingos de uma experiencia coletiva
Petenate, Maria Angela de Almeida Meireles, 1953-
Cultura
Currículos
Cotidiano escolar
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Experiência
Culture
Curriculum
Scholar quotidian
Interdisciplinarity
Experience
title_short O curriculo como encontro : memorias e(m) respingos de uma experiencia coletiva
title_full O curriculo como encontro : memorias e(m) respingos de uma experiencia coletiva
title_fullStr O curriculo como encontro : memorias e(m) respingos de uma experiencia coletiva
title_full_unstemmed O curriculo como encontro : memorias e(m) respingos de uma experiencia coletiva
title_sort O curriculo como encontro : memorias e(m) respingos de uma experiencia coletiva
author Petenate, Maria Angela de Almeida Meireles, 1953-
author_facet Petenate, Maria Angela de Almeida Meireles, 1953-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amorim, Antonio Carlos Rodrigues de, 1968-
Freitas, Denise de
Kinoshita, Luiza Sumiko
Prado, Guilherme do Val Toledo
Petrucci-Rosa, Maria Inês
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Petenate, Maria Angela de Almeida Meireles, 1953-
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura
Currículos
Cotidiano escolar
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Experiência
Culture
Curriculum
Scholar quotidian
Interdisciplinarity
Experience
topic Cultura
Currículos
Cotidiano escolar
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Experiência
Culture
Curriculum
Scholar quotidian
Interdisciplinarity
Experience
description Orientador : Antonio Carlos Rodrigues de Amorim
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-02-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602586
PETENATE, Maria Angela de Almeida Meireles. O curriculo como encontro: memorias e(m) respingos de uma experiencia coletiva. 2006. 168p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602586. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
PETENATE, Maria Angela de Almeida Meireles. O curriculo como encontro: memorias e(m) respingos de uma experiencia coletiva. 2006. 168p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602586. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602586
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/367407
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
168p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188943781953536