Fluencia oral : imaginario, construto e realidade num curso de Letras / LE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Vera Lucia Teixeira da
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590124
Resumo: Orientador: Jose Carlos Paes de Almeida Filho
id UNICAMP-30_b862770a73c238aa7ab7ae99f139a99b
oai_identifier_str oai::207026
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Fluencia oral : imaginario, construto e realidade num curso de Letras / LEImaginárioRealidadeCompetencia comunicativaAprendizagem - AvaliaçãoLingua inglesa - Estudo e ensino - Estudantes estrangeirosOrientador: Jose Carlos Paes de Almeida FilhoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: A presente tese investiga a cognição da fluência em Inglês-LE entre formandos do curso de Letras. Era preciso delimitar os significados de fluência oral compartilhados por alunos e professores e cotejá-Ios com a literatura da área para saber se o curso em foco vem desempenhando a contento o seu papel de formador de professores oralmente fluentes. Para tanto, tomou-se indispensável partir da descrição que diferentes autores fazem de competência comunicativa, de fluência oral e de proficiência oral, tendo ficado clara a dificuldade em se definir tais conceitos. A pesquisa teve caráter etnográfico e foi conduzida numa unidade de uma universidade pública do Estado do Rio de Janeiro voltada exclusivamente para a formação de professores. Os sujeitos da pesquisa foram formandos e professores do referido curso. Da análise dos dados depreende-se que, de fato, os alunos não exibem fluência oral compatível com o que é estabelecido como necessário, e que o curso de Letras em questão não vem cumprindo satisfatoriamente o seu papel de formador de professores oralmente fluentes em Língua Estrangeira (Inglês). Não há preocupação com o desempenho oral, seja no planejamento, seja na prática escolar, o que pode ser atribuído à tradição. Além disso, há o problema da cultura de aprender inglês no Brasil. Imagina-se que aprender inglês é conhecer sua gramática e vocabulário. Assim, se tivermos acesso a essa cultura, é possível encontrar formas de aprimoramento da fluência oral dos alunos não só pela inclusão no currículo de disciplinas que privilegiem atividades orais como também pela adoção de uma metodologia centrada no alunoAbstract: The present thesis aimed at investigating the cognition of fluency among language students of an undergraduate course in English as a foreign language -EFL. To accomplish this task it was necessary to find out which concepts of oral fluency these students and their teachers shared and compare these concepts with those maintained by established authors in the specialized literature. It was the purpose to find out whether the course was successfully preparing orally fluent professionals. The research had an ethnographic orientation. It was carried out in a public university in the State of Rio de Janeiro. The subjects selected to be interviewed were undergraduate students of the last semester and their professors. The data collected suggest that these students are not orally fluent in English as they were supposed to be. After all, most of them carne to the University after having completed four to seven years of English studies in private language schools, and were at the point of completing the course. The data also suggest that the University is not performing its role satisfactorily. The course emphasizes written and reading practices and gives little or no attention to oral activities and oral assessment, what may be attributed to tradition. Besides ali this, there is the problem of a culture shared by both students and teachers which presupposes that to know a language is to know its grammar and vocabulary. If we access this culture, which belongs to the imagery of students and teachers, we may find a way of enhancing the students' oral fluency by including disciplines privileging oral activities in the curriculum and adopting a student-centered methodologyDoutoradoEnsino-Aprendizagem de Segunda Lingua e Lingua EstrangeiraDoutor em Linguística Aplicada[s.n.]Almeida Filho, José Carlos Paes de, 1948-Scaramucci, Matilde Virginia RicardiCorbera Mori, Angel HumbertoCunha, Maria JandyraConsolo, Douglas AltamiroUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Vera Lucia Teixeira da20002000-09-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf265p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590124SILVA, Vera Lucia Teixeira da. Fluencia oral: imaginario, construto e realidade num curso de Letras / LE. 2000. 265p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590124. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/207026porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:21:17Zoai::207026Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:21:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Fluencia oral : imaginario, construto e realidade num curso de Letras / LE
title Fluencia oral : imaginario, construto e realidade num curso de Letras / LE
spellingShingle Fluencia oral : imaginario, construto e realidade num curso de Letras / LE
Silva, Vera Lucia Teixeira da
Imaginário
Realidade
Competencia comunicativa
Aprendizagem - Avaliação
Lingua inglesa - Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros
title_short Fluencia oral : imaginario, construto e realidade num curso de Letras / LE
title_full Fluencia oral : imaginario, construto e realidade num curso de Letras / LE
title_fullStr Fluencia oral : imaginario, construto e realidade num curso de Letras / LE
title_full_unstemmed Fluencia oral : imaginario, construto e realidade num curso de Letras / LE
title_sort Fluencia oral : imaginario, construto e realidade num curso de Letras / LE
author Silva, Vera Lucia Teixeira da
author_facet Silva, Vera Lucia Teixeira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida Filho, José Carlos Paes de, 1948-
Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi
Corbera Mori, Angel Humberto
Cunha, Maria Jandyra
Consolo, Douglas Altamiro
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Vera Lucia Teixeira da
dc.subject.por.fl_str_mv Imaginário
Realidade
Competencia comunicativa
Aprendizagem - Avaliação
Lingua inglesa - Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros
topic Imaginário
Realidade
Competencia comunicativa
Aprendizagem - Avaliação
Lingua inglesa - Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros
description Orientador: Jose Carlos Paes de Almeida Filho
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
2000-09-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590124
SILVA, Vera Lucia Teixeira da. Fluencia oral: imaginario, construto e realidade num curso de Letras / LE. 2000. 265p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590124. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
SILVA, Vera Lucia Teixeira da. Fluencia oral: imaginario, construto e realidade num curso de Letras / LE. 2000. 265p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590124. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590124
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/207026
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
265p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188849096589312