Perfis variados de competência lingüístico-comunicativa numa LE (Inglês) e seu impacto no ensino de línguas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/2138 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2007. |
id |
UNB_30fcc78c0f8738524c3eea6c316668ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/2138 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Perfis variados de competência lingüístico-comunicativa numa LE (Inglês) e seu impacto no ensino de línguasDifferent profiles of linguistic-communicative competence in a foreign language (English) and its impact on language teachingProfessores - formaçãoProficiênciaLíngua estrangeiraCompetência lingüístico-comunicativaLíngua inglesa - estudo e ensinoProfessores - formaçãoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2007.Esta é uma pesquisa de base etnográfica, de cunho colaborativista e qualitativa, na qual a pesquisadora-participante teve como objetivo analisar os diferentes perfis de competência lingüístico-comunicativa de quatro professoras do ensino superior do curso de Letras, e o que isto influenciou no processo de aprendizagem consciente e inconsciente dos alunos. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: observações de aulas gravadas em áudio e vídeo, entrevistas semi-estruturadas com os professores e alunos, notas de campo e relatos reflexivos. Os dados discutidos e analisados sistematicamente revelaram que apesar da relevância da competência lingüístico-comunicativa do professor de LE (inglês) na aprendizagem do aluno, neste estudo, as professoras que possuíam uma proficiência comunicativa intermediária, obtiveram melhores resultados de interação, motivação e uso da língua-alvo pelos alunos dentro de sala de aula do que a professora de proficiência avançada. Reconhecemos também, que existem vários outros fatores que podem ter influenciado esse resultado, entre eles, os fatores atitudinais, comportamental-afetivas e as crenças de aprender e ensinar dos professores-alunos. Através dessa pesquisa-ação conseguimos otimizar nosso contexto de atuação (Universidade Federal do Tocantins - UFT) propulsando uma relação mais integradora entre os participantes, e primordialmente, momentos reflexivos, críticos e conscientizadores entre os mesmos. Os resultados mostraram quão complexo é nosso objeto de estudo (a competência lingüístico-comunicativa do professor de LE) devido à sua irregularidade, dinamicidade e fluidez. Contudo, compreendemos que se faz necessária a continuação desse estudo rumo a um clareamento e mapeamento da conjugação entre as competências do professor de línguas no momento de sua atuação em sala de aula, para que possamos refletir sobre o (des)envolvimento de saberes contínuos na formação do professor- educador de línguas estrangeiras. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis is an ethnographical study, focusing on collaborative perspectives between the participants through a qualitative analysis. In this research, the researcher-participant aims to analyze the different profiles of linguistic-communicative competence of four university teachers and what influence this had on their students’ conscious or unconscious learning process. The data were obtained through class observation recorded in audio and video, semi- structured interviews with teachers and students, field notes and reflective narratives. The data discussed and analyzed scientifically revealed that despite the relevance of the English language teacher’s linguistic-communicative competence to students’ learning, in this study specifically, the teachers whose communicative proficiency was intermediate obtained better results in the interaction, motivation and use of the target language in the class than the teacher whose proficiency was advanced. We also recognize that there are other factors which may have influenced this result, among them, the attitudes, behavioral-affective factors as well as the teachers’ and students’ beliefs regarding the teaching and learning process. Through this action-research we achieved our aim of improving our context of action (Federal University of Tocantins - UFT), promoting a better integration between the participants, and particularly, moments of critical reflection and awareness between themselves. The results also showed how complex the object of our study is (the linguistic-communicative competence of English language teachers) due to its irregularity, dynamicity and fluidity. However, we understand the need for this study to be continued in order to reach a clearer mapping of the conjugation of English teachers’ competencies while they are teaching so that we can reflect on the development of a continuous capacity-building process in order to (re)build the concepts of pre-service FL teacher education.Almeida Filho, José Carlos Paes deBarbosa, Selma Maria Abdalla Dias2009-11-10T12:16:34Z2009-11-10T12:16:34Z2009-11-102007-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBARBOSA, Selma Maria Abdalla Dias. Perfis variados de competência lingüístico-comunicativa numa LE (Inglês) e seu impacto no ensino de línguas. 154 f. 2007. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.http://repositorio.unb.br/handle/10482/2138info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T17:32:15Zoai:repositorio.unb.br:10482/2138Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T17:32:15Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perfis variados de competência lingüístico-comunicativa numa LE (Inglês) e seu impacto no ensino de línguas Different profiles of linguistic-communicative competence in a foreign language (English) and its impact on language teaching |
title |
Perfis variados de competência lingüístico-comunicativa numa LE (Inglês) e seu impacto no ensino de línguas |
spellingShingle |
Perfis variados de competência lingüístico-comunicativa numa LE (Inglês) e seu impacto no ensino de línguas Barbosa, Selma Maria Abdalla Dias Professores - formação Proficiência Língua estrangeira Competência lingüístico-comunicativa Língua inglesa - estudo e ensino Professores - formação |
title_short |
Perfis variados de competência lingüístico-comunicativa numa LE (Inglês) e seu impacto no ensino de línguas |
title_full |
Perfis variados de competência lingüístico-comunicativa numa LE (Inglês) e seu impacto no ensino de línguas |
title_fullStr |
Perfis variados de competência lingüístico-comunicativa numa LE (Inglês) e seu impacto no ensino de línguas |
title_full_unstemmed |
Perfis variados de competência lingüístico-comunicativa numa LE (Inglês) e seu impacto no ensino de línguas |
title_sort |
Perfis variados de competência lingüístico-comunicativa numa LE (Inglês) e seu impacto no ensino de línguas |
author |
Barbosa, Selma Maria Abdalla Dias |
author_facet |
Barbosa, Selma Maria Abdalla Dias |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida Filho, José Carlos Paes de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Selma Maria Abdalla Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - formação Proficiência Língua estrangeira Competência lingüístico-comunicativa Língua inglesa - estudo e ensino Professores - formação |
topic |
Professores - formação Proficiência Língua estrangeira Competência lingüístico-comunicativa Língua inglesa - estudo e ensino Professores - formação |
description |
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2007. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-20 2009-11-10T12:16:34Z 2009-11-10T12:16:34Z 2009-11-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BARBOSA, Selma Maria Abdalla Dias. Perfis variados de competência lingüístico-comunicativa numa LE (Inglês) e seu impacto no ensino de línguas. 154 f. 2007. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007. http://repositorio.unb.br/handle/10482/2138 |
identifier_str_mv |
BARBOSA, Selma Maria Abdalla Dias. Perfis variados de competência lingüístico-comunicativa numa LE (Inglês) e seu impacto no ensino de línguas. 154 f. 2007. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/2138 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508391518699520 |