O material didático do ensino superior VS o material didático do ensino médio : os táxons meiofaunais como exemplo da aproximação dos dois mundos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cherubine, Diego Duarte Nunes, 1988-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6861
Resumo: Orientador: André Rinaldo Senna Garraffoni
id UNICAMP-30_b9f7a97c454fd819bffbe6bbf3fdc2d5
oai_identifier_str oai::1257175
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O material didático do ensino superior VS o material didático do ensino médio : os táxons meiofaunais como exemplo da aproximação dos dois mundosThe teaching material of higher education VS the teaching material of high school : the meiofaunal taxa as an example of the approximation between two worldsZoologia - Estudo e ensinoSequência didáticaMeiofaunaZoology - Study and teachingDidatic sequenceMeiofaunaOrientador: André Rinaldo Senna GarraffoniDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de BiologiaResumo: O ensino de Zoologia passa por uma estagnação do conhecimento científico no ensino médio e o (a)s professore (a)s sofrem com a falta de atualização das informações contidas no material didático. A partir da leitura e análises de livros do ensino superior e do ensino médio público, constatou-se um "gap" de conhecimento científico e a partir daí produziu-se uma sequência didática de cunho investigativo apoiado na filosofia de John Dewey para o ensino/aprendizagem atualizado em Zoologia. O referente trabalho, atento a essas informações, apresenta-se como uma ponte entre os dois saberes, usando como especificação da transposição os táxons meiofaunais: grupo de metazoários polifiléticos de tamanho entre 0,044 mm a 0,5mm, mais conhecidos como animais que vivem entre os grãos de areia e de grande importância ecológica. Percebeu-se o espaço entre o saber sábio (Academia) e o saber ensinado (Escola), onde o (a)s docentes e discentes do ensino público carecem de informações científicas atualizadas sem serem descontextualizadas pela transposição didática, aproveitando-as para o ensino aprendizagem no ambiente escolar. Assim, espera-se abordar uma biodiversidade de metazoários microscópicos ainda não mencionada nos materiais didáticos do ensino médio, tornando o conteúdo e a produção das aulas de Biologia mais interessantes, chamativas e desafiadoras para o (a)s discentesAbstract: The teaching of Zoology undergoes a scientific knowledge stagnation in HighSecondary School, as teachers do not have updated information in their didactic material. Based on the reading and analysis of academic books and public high school, a gap in scientific knowledge was found, and from there, an investigative didactic sequence using John Dewey's philosophy was produced in order to update teaching/learning in Zoology. This study aimed to be a connection between these two knowledges using the meiobenthos taxon as na exemplar for the transposition: a group of polyphyletic metazoans that measure between 0.044mm ato 0,5 mm, live among sand grains and have ecological role in benthic ecosystems.Therer was a gap between the wise knowledge (Academy) and the taught knowledge (School), in which teachers and students in public schools have access to decontextualized and outdated scientific information without proper didactic transposition. It is expected to shed light on the biodiversity of these microscopic metazoans not commonly mentioned in the didactic material of high school, make the Biology lectures classes more interesting, appealing, and challenging for the studentsMestradoEnsino de BiologiaMestre em Ensino de BiologiaCAPES001[s.n.]Garraffoni, André Rinaldo Senna, 1977-Fagundes, Giovanna GarciaDi Domenico, MaikonUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de BiologiaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede NacionalUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCherubine, Diego Duarte Nunes, 1988-20222022-09-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (68 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/6861CHERUBINE, Diego Duarte Nunes. O material didático do ensino superior VS o material didático do ensino médio: os táxons meiofaunais como exemplo da aproximação dos dois mundos. 2022. 1 recurso online (68 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6861. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1257175Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-19T15:42:49Zoai::1257175Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-12-19T15:42:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O material didático do ensino superior VS o material didático do ensino médio : os táxons meiofaunais como exemplo da aproximação dos dois mundos
The teaching material of higher education VS the teaching material of high school : the meiofaunal taxa as an example of the approximation between two worlds
title O material didático do ensino superior VS o material didático do ensino médio : os táxons meiofaunais como exemplo da aproximação dos dois mundos
spellingShingle O material didático do ensino superior VS o material didático do ensino médio : os táxons meiofaunais como exemplo da aproximação dos dois mundos
Cherubine, Diego Duarte Nunes, 1988-
Zoologia - Estudo e ensino
Sequência didática
Meiofauna
Zoology - Study and teaching
Didatic sequence
Meiofauna
title_short O material didático do ensino superior VS o material didático do ensino médio : os táxons meiofaunais como exemplo da aproximação dos dois mundos
title_full O material didático do ensino superior VS o material didático do ensino médio : os táxons meiofaunais como exemplo da aproximação dos dois mundos
title_fullStr O material didático do ensino superior VS o material didático do ensino médio : os táxons meiofaunais como exemplo da aproximação dos dois mundos
title_full_unstemmed O material didático do ensino superior VS o material didático do ensino médio : os táxons meiofaunais como exemplo da aproximação dos dois mundos
title_sort O material didático do ensino superior VS o material didático do ensino médio : os táxons meiofaunais como exemplo da aproximação dos dois mundos
author Cherubine, Diego Duarte Nunes, 1988-
author_facet Cherubine, Diego Duarte Nunes, 1988-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Garraffoni, André Rinaldo Senna, 1977-
Fagundes, Giovanna Garcia
Di Domenico, Maikon
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Cherubine, Diego Duarte Nunes, 1988-
dc.subject.por.fl_str_mv Zoologia - Estudo e ensino
Sequência didática
Meiofauna
Zoology - Study and teaching
Didatic sequence
Meiofauna
topic Zoologia - Estudo e ensino
Sequência didática
Meiofauna
Zoology - Study and teaching
Didatic sequence
Meiofauna
description Orientador: André Rinaldo Senna Garraffoni
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-09-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/6861
CHERUBINE, Diego Duarte Nunes. O material didático do ensino superior VS o material didático do ensino médio: os táxons meiofaunais como exemplo da aproximação dos dois mundos. 2022. 1 recurso online (68 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6861. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/6861
identifier_str_mv CHERUBINE, Diego Duarte Nunes. O material didático do ensino superior VS o material didático do ensino médio: os táxons meiofaunais como exemplo da aproximação dos dois mundos. 2022. 1 recurso online (68 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6861. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1257175
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (68 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189185960017920