O material didático do ensino superior VS o material didático do ensino médio : os táxons meiofaunais como exemplo da aproximação dos dois mundos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/6861 |
Resumo: | Orientador: André Rinaldo Senna Garraffoni |
id |
UNICAMP-30_b9f7a97c454fd819bffbe6bbf3fdc2d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1257175 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
O material didático do ensino superior VS o material didático do ensino médio : os táxons meiofaunais como exemplo da aproximação dos dois mundosThe teaching material of higher education VS the teaching material of high school : the meiofaunal taxa as an example of the approximation between two worldsZoologia - Estudo e ensinoSequência didáticaMeiofaunaZoology - Study and teachingDidatic sequenceMeiofaunaOrientador: André Rinaldo Senna GarraffoniDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de BiologiaResumo: O ensino de Zoologia passa por uma estagnação do conhecimento científico no ensino médio e o (a)s professore (a)s sofrem com a falta de atualização das informações contidas no material didático. A partir da leitura e análises de livros do ensino superior e do ensino médio público, constatou-se um "gap" de conhecimento científico e a partir daí produziu-se uma sequência didática de cunho investigativo apoiado na filosofia de John Dewey para o ensino/aprendizagem atualizado em Zoologia. O referente trabalho, atento a essas informações, apresenta-se como uma ponte entre os dois saberes, usando como especificação da transposição os táxons meiofaunais: grupo de metazoários polifiléticos de tamanho entre 0,044 mm a 0,5mm, mais conhecidos como animais que vivem entre os grãos de areia e de grande importância ecológica. Percebeu-se o espaço entre o saber sábio (Academia) e o saber ensinado (Escola), onde o (a)s docentes e discentes do ensino público carecem de informações científicas atualizadas sem serem descontextualizadas pela transposição didática, aproveitando-as para o ensino aprendizagem no ambiente escolar. Assim, espera-se abordar uma biodiversidade de metazoários microscópicos ainda não mencionada nos materiais didáticos do ensino médio, tornando o conteúdo e a produção das aulas de Biologia mais interessantes, chamativas e desafiadoras para o (a)s discentesAbstract: The teaching of Zoology undergoes a scientific knowledge stagnation in HighSecondary School, as teachers do not have updated information in their didactic material. Based on the reading and analysis of academic books and public high school, a gap in scientific knowledge was found, and from there, an investigative didactic sequence using John Dewey's philosophy was produced in order to update teaching/learning in Zoology. This study aimed to be a connection between these two knowledges using the meiobenthos taxon as na exemplar for the transposition: a group of polyphyletic metazoans that measure between 0.044mm ato 0,5 mm, live among sand grains and have ecological role in benthic ecosystems.Therer was a gap between the wise knowledge (Academy) and the taught knowledge (School), in which teachers and students in public schools have access to decontextualized and outdated scientific information without proper didactic transposition. It is expected to shed light on the biodiversity of these microscopic metazoans not commonly mentioned in the didactic material of high school, make the Biology lectures classes more interesting, appealing, and challenging for the studentsMestradoEnsino de BiologiaMestre em Ensino de BiologiaCAPES001[s.n.]Garraffoni, André Rinaldo Senna, 1977-Fagundes, Giovanna GarciaDi Domenico, MaikonUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de BiologiaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede NacionalUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCherubine, Diego Duarte Nunes, 1988-20222022-09-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (68 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/6861CHERUBINE, Diego Duarte Nunes. O material didático do ensino superior VS o material didático do ensino médio: os táxons meiofaunais como exemplo da aproximação dos dois mundos. 2022. 1 recurso online (68 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6861. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1257175Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-19T15:42:49Zoai::1257175Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-12-19T15:42:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O material didático do ensino superior VS o material didático do ensino médio : os táxons meiofaunais como exemplo da aproximação dos dois mundos The teaching material of higher education VS the teaching material of high school : the meiofaunal taxa as an example of the approximation between two worlds |
title |
O material didático do ensino superior VS o material didático do ensino médio : os táxons meiofaunais como exemplo da aproximação dos dois mundos |
spellingShingle |
O material didático do ensino superior VS o material didático do ensino médio : os táxons meiofaunais como exemplo da aproximação dos dois mundos Cherubine, Diego Duarte Nunes, 1988- Zoologia - Estudo e ensino Sequência didática Meiofauna Zoology - Study and teaching Didatic sequence Meiofauna |
title_short |
O material didático do ensino superior VS o material didático do ensino médio : os táxons meiofaunais como exemplo da aproximação dos dois mundos |
title_full |
O material didático do ensino superior VS o material didático do ensino médio : os táxons meiofaunais como exemplo da aproximação dos dois mundos |
title_fullStr |
O material didático do ensino superior VS o material didático do ensino médio : os táxons meiofaunais como exemplo da aproximação dos dois mundos |
title_full_unstemmed |
O material didático do ensino superior VS o material didático do ensino médio : os táxons meiofaunais como exemplo da aproximação dos dois mundos |
title_sort |
O material didático do ensino superior VS o material didático do ensino médio : os táxons meiofaunais como exemplo da aproximação dos dois mundos |
author |
Cherubine, Diego Duarte Nunes, 1988- |
author_facet |
Cherubine, Diego Duarte Nunes, 1988- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Garraffoni, André Rinaldo Senna, 1977- Fagundes, Giovanna Garcia Di Domenico, Maikon Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cherubine, Diego Duarte Nunes, 1988- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Zoologia - Estudo e ensino Sequência didática Meiofauna Zoology - Study and teaching Didatic sequence Meiofauna |
topic |
Zoologia - Estudo e ensino Sequência didática Meiofauna Zoology - Study and teaching Didatic sequence Meiofauna |
description |
Orientador: André Rinaldo Senna Garraffoni |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-09-20T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/6861 CHERUBINE, Diego Duarte Nunes. O material didático do ensino superior VS o material didático do ensino médio: os táxons meiofaunais como exemplo da aproximação dos dois mundos. 2022. 1 recurso online (68 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6861. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/6861 |
identifier_str_mv |
CHERUBINE, Diego Duarte Nunes. O material didático do ensino superior VS o material didático do ensino médio: os táxons meiofaunais como exemplo da aproximação dos dois mundos. 2022. 1 recurso online (68 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6861. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1257175 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (68 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189185960017920 |