Da Amazônia para Bali : uma jornada entre mitos, tradições e criações cênicas interculturais nos dança-dramas balineses
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/19736 |
Resumo: | Orientador: Marilia Vieira Soares |
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Da Amazônia para Bali : uma jornada entre mitos, tradições e criações cênicas interculturais nos dança-dramas balinesesFrom Amazon to Bali : a journey between myths, traditions and intercultural scenic creations in balinese dance-dramasComunicação interculturalDançaTeatroArte e mitologiaMáscarasBali (Indonésia : Província)InterculturalityDanceTheaterArt and mythologyMasksBali (Indonesia: Province)Orientador: Marilia Vieira SoaresTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de ArtesResumo: Na presente tese de doutorado, apresenta-se uma pesquisa prática de natureza intercultural, nos domínios da arte, em particular, das artes dramáticas da ilha de Bali, Indonésia. O estudo parte da seguinte indagação: Como as personagens da mitologia amazônica brasileira seriam reimaginadas dentro das convenções e técnicas das danças e dos dança-dramas balineses? A investigação correlaciona determinadas personagens do arcabouço mitológico amazônico com personagens da mitologia dos dança-dramas e danças tradicionais da ilha de Bali, em criações cênicas de dança inéditas. A investigação busca compreender os processos de adaptação necessários para confrontar e colocar em diálogo as duas culturas, no desenvolvimento dessas personagens. A pesquisa explora convenções dramáticas, técnicas de movimentos, narrativas mitológicas e se aprofunda na compreensão dos processos de elaboração de uma coreografia tradicional, nas artes performativas de Bali. Além disso, verificam-se possíveis fusões de elementos de ambas as culturas no tratamento e criação das composições musicais, dos figurinos e das máscaras de cada personagem. Para alcançar esses objetivos, conta-se com a participação de artistas balineses experientes em seus domínios artísticos, de modo que as criações cênicas resultam de processo respeitosamente colaborativo com as tradições e com a cultura do povo balinês. Ni Wayan Sekariani e Ni Ketut Maringsih assinam as coreografias junto ao autor da tese; I Nyoman Kariasa é o compositor das músicas originais; I Dewa Gede Mandra é o idealizador e criador das máscaras dos personagens; e I Kadek Oleh Sugiarta e I Made Redha assinam a criação dos figurinos. A pesquisa resulta também da colaboração entre o autor da tese e a fundação artística Tri Pusaka Sakti, situada no vilarejo de Batuan, em Bali, cujo diretor artístico é o mestre I Made Djimat. O estudo das artes balinesas demanda abordagens que interligam aspectos filosóficos, religiosos, políticos e culturais, que permeiam as relações sociais desse povo e que permitem a compreensão das funções da arte e de suas implicações no mundo visível (sekala) e invisível (niskala) de Bali. O objetivo dessas novas composições interculturais, no domínio das danças e dança-dramas balineses, é se tornarem um caminho de maior compreensão e aceitação das diferenças culturais, que inspire artistas balineses e estrangeiros a se dedicarem à preservação, desenvolvimento e disseminação de artes tradicionais num mundo bastante inclinado à homogeneização e dissipação das culturas locaisAbstract: In this doctoral thesis, it is presented a practical research of an intercultural nature in the fields of art, in particular, the dramatic arts of the island of Bali, Indonesia. The study starts from the following question: How would characters from Brazilian Amazonian mythology be reimagined within the conventions and techniques of Balinese dances and dance- dramas? The investigation correlates certain characters from the Amazonian mythological framework with characters from the mythology of dance-dramas and traditional dances from the island of Bali, in unprecedent scenic dance creations. The investigation seeks to understand the adaptation processes that are necessary in order to confront and to put the two cultures into dialogue, in the development of these characters. The research explores dramatic conventions, movement techniques, mythological narratives and delves deeper into the understanding of the process of creating traditional choreography in the performing arts of Bali. Furthermore, possible fusions of elements from both cultures are examined in the treatment and creation of musical compositions, costumes and masks for each character. To achieve these objectives, we count on the participation of Balinese artists experienced in their artistic fields, so that the scenic creations result from a respectfully collaborative process with the traditions and culture of the Balinese people. Ni Wayan Sekariani and Ni Ketut Maringsih signed the choreographies with the author of the thesis; I Nyoman Kariasa is the composer of the original musical compositions; I Dewa Gede Mandra idealized and created the characters’ masks; and I Kadek Oleh Sugiarta and I Made Redha designed the costumes. The research is also the result of collaboration between the author of the thesis and the artistic foundation Tri Pusaka Sakti, located in the village of Batuan, in Bali, whose artistic director is Master I Made Djimat. The study of Balinese arts demands approaches that interconnect philosophical, religious, political and cultural aspects, which permeate the social relations of these people and which allow the understanding of the functions of art and its implications in the visible (sekala) and invisible (niskala) world of Bali. The objective of these new intercultural compositions, in the domain of Balinese dances and dance-dramas, is to become a path towards greater understanding and acceptance of cultural differences, which inspires Balinese and foreign artists to dedicate themselves to the preservation, development and dissemination of traditional arts in a world very inclined towards homogenization and dissipation of local culturesAbertoDoutoradoTeatro, Dança e PerformanceDoutor em Artes da CenaCAPES88887.475986/2020-00[s.n.]Soares, Marilia Vieira, 1950-Okamoto, EduardoQuilici, Cassiano SydowIbañez, Ana PaulaPorteiro, Tiago Manuel Monteiro MoraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes da CenaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAmanajás, Igor de Almeida, 1987-20232023-12-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (432 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/19736AMANAJÁS, Igor de Almeida. Da Amazônia para Bali: uma jornada entre mitos, tradições e criações cênicas interculturais nos dança-dramas balineses. 2023. 1 recurso online (432 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/19736. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1395366Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1395366porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-08T14:35:18Zoai::1395366Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-08-08T14:35:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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