Relação entre formação universitária e exercício profissional-cidadão : a avaliação de médicos e pedagogos egressos da Unicamp

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Mírian Lúcia, 1984-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619834
Resumo: Orientador: Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira
id UNICAMP-30_bb08143eb255738d5bbe9419d1661ef2
oai_identifier_str oai::904186
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Relação entre formação universitária e exercício profissional-cidadão : a avaliação de médicos e pedagogos egressos da UnicampRelationship between university education and professional-citizen practice : evaluation of doctors and teachers graduating from UnicampEnsino superiorEducação geralCurrículosMedicinaEducaçãoHigher educationGeneral educationCurriculumMedicinePedagogyOrientador: Elisabete Monteiro de Aguiar PereiraDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar quais as contribuições da formação universitária para uma atuação como profissional-cidadão que apontam os egressos dos cursos de Pedagogia e de Medicina, dos anos de 2006 a 2010, da Universidade Estadual de Campinas, a partir da avaliação dos seus currículos e das suas vivências universitárias. Embasadas na fundamentação sobre a Educação Geral, trazemos, no trabalho, uma compreensão de que a formação universitária deve ultrapassar a formação técnica profissional específica e se estender para uma formação que possibilite o desenvolvimento do senso crítico e reflexivo, habilitando para uma atuação com responsabilidade social, pautada na ética. A pesquisa caracteriza-se como descritiva-exploratória, de caráter empírico e quali-quantitativa. Para a coleta dos dados utilizamos um questionário misto, enviado aos egressos por meio da ferramenta disponibilizada no site www.enquetefacil.com. A amostra da pesquisa foi composta por 159 egressos, sendo 119 do Curso de Medicina e 40 do Curso de Pedagogia. Para a análise dos dados qualitativos utilizamos a Análise de Conteúdo e para as respostas em itens da Escala Likert foi realizado o cálculo do Ranking Médio. Os resultados apontam que os aspectos mais importantes da formação universitária para os egressos médicos foram as atividades práticas, seguidas do contato com os professores e das vivências universitárias. As atividades práticas foram avaliadas também como a principal ênfase curricular do curso médico. Os egressos do Curso de Pedagogia apontaram que os aspectos mais importantes foram as vivências universitárias, seguida da formação crítica e reflexiva, e da forte fundamentação teórica, esta apontada como a principal ênfase curricular do curso. Quanto à atuação profissional, mais de 90% desses egressos encontram-se atuando na sua área de formação e têm uma autopercepção de que atuam em favor de uma sociedade mais humana e ética. Avaliam, de forma geral, que existe uma forte relação entre a formação acadêmica e a atuação profissional que exercem. Percebem que a universidade deu uma formação adequada para as práticas profissionais; amparada em conhecimentos científicos; com visão social; pautada na ética e com valores humanos. Os resultados apontaram ainda que a Unicamp, embora não estabeleça nos currículos formais dos cursos selecionados, uma ênfase em Formação Geral, tem garantido uma formação crítica que vai além do estrito treinamento profissional e proporcionado um olhar abrangente acerca da a sociedade na qual estão inseridos e da função profissional.Abstract: This study aimed to analyze the contributions of university education to a professional-acting as a citizen who pointed out the graduates of courses of pedagogy and Medicine for the years 2006 to 2010, of the Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), based on the evaluation of their résumés and their academic experiences. Based on reasoning about general education, bring in the work, an understanding that university education should go beyond technical and specific vocational training extend to a formation that allows the development of critical thinking and reflective, enabling for a performance with social responsibility, based on ethics. The research characterized as descriptive exploratory empirical character and quali-quantitative. For the collection of data using a mixed questionnaire sent to graduates through the tool made available on the website www.enquetefacil.com. The survey sample was made up of 159 graduates, with 119 of the medicine course and course 40 of pedagogy. For descriptive data analysis we use the content Analysis and responses on Likert scale items was carried out the calculation of the Average Ranking. The results show that the most important aspects of university education for medical graduates were the practical activities, followed by contact with the teachers and academic experiences. The practical activities were evaluated as well as the main curricular emphasis of the medical course. The graduates of the course showed that the most important aspects were the College experiences, followed by critical and reflective training, and a strong theoretical foundation, this pointed to as the main emphasis of the course curriculum. As regards the professional experience, over 90% of those graduates are working in their training area and have a self-awareness of that act in favor of a more humane society and ethics. Assess, in general terms, that there is a strong relationship between education and professional activity that. Realize that the University gave appropriate training to professional practices; supported by scientific knowledge; social vision; based on ethics and human values. The results showed that, although not establish formal curricula of selected courses, an emphasis on Education, has secured a critical training that goes beyond the strict professional training and provided a comprehensive look about the society in which they are inserted and professional role.MestradoEnsino e Práticas CulturaisMestra em Educação[s.n.]Pereira, Elisabete Monteiro de Aguiar, 1949-Polydoro, Soely Aparecida JorgeBatista, Sylvia Helena Souza da SilvaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGonçalves, Mírian Lúcia, 1984-2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf170 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619834GONÇALVES, Mírian Lúcia. Relação entre formação universitária e exercício profissional-cidadão: a avaliação de médicos e pedagogos egressos da Unicamp. 2012. 170 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619834. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/904186porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:55:22Zoai::904186Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:55:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Relação entre formação universitária e exercício profissional-cidadão : a avaliação de médicos e pedagogos egressos da Unicamp
Relationship between university education and professional-citizen practice : evaluation of doctors and teachers graduating from Unicamp
title Relação entre formação universitária e exercício profissional-cidadão : a avaliação de médicos e pedagogos egressos da Unicamp
spellingShingle Relação entre formação universitária e exercício profissional-cidadão : a avaliação de médicos e pedagogos egressos da Unicamp
Gonçalves, Mírian Lúcia, 1984-
Ensino superior
Educação geral
Currículos
Medicina
Educação
Higher education
General education
Curriculum
Medicine
Pedagogy
title_short Relação entre formação universitária e exercício profissional-cidadão : a avaliação de médicos e pedagogos egressos da Unicamp
title_full Relação entre formação universitária e exercício profissional-cidadão : a avaliação de médicos e pedagogos egressos da Unicamp
title_fullStr Relação entre formação universitária e exercício profissional-cidadão : a avaliação de médicos e pedagogos egressos da Unicamp
title_full_unstemmed Relação entre formação universitária e exercício profissional-cidadão : a avaliação de médicos e pedagogos egressos da Unicamp
title_sort Relação entre formação universitária e exercício profissional-cidadão : a avaliação de médicos e pedagogos egressos da Unicamp
author Gonçalves, Mírian Lúcia, 1984-
author_facet Gonçalves, Mírian Lúcia, 1984-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Elisabete Monteiro de Aguiar, 1949-
Polydoro, Soely Aparecida Jorge
Batista, Sylvia Helena Souza da Silva
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Mírian Lúcia, 1984-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Educação geral
Currículos
Medicina
Educação
Higher education
General education
Curriculum
Medicine
Pedagogy
topic Ensino superior
Educação geral
Currículos
Medicina
Educação
Higher education
General education
Curriculum
Medicine
Pedagogy
description Orientador: Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619834
GONÇALVES, Mírian Lúcia. Relação entre formação universitária e exercício profissional-cidadão: a avaliação de médicos e pedagogos egressos da Unicamp. 2012. 170 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619834. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619834
identifier_str_mv GONÇALVES, Mírian Lúcia. Relação entre formação universitária e exercício profissional-cidadão: a avaliação de médicos e pedagogos egressos da Unicamp. 2012. 170 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619834. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/904186
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
170 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189093896093696