A educação ambiental e o ensino de geociências em unidades de conservação : o papel interlocutor da escola no município de Peruíbe (SP)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1622316 |
Resumo: | Orientadores: Rosely Aparecida Liguori Imbernon, Pedro Wagner Gonçalves |
id |
UNICAMP-30_bbe4895622fa1cf5b1ef36e97407650e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::923154 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação ambiental e o ensino de geociências em unidades de conservação : o papel interlocutor da escola no município de Peruíbe (SP)Environmental education and teaching of earth science in protected areas : the role interlocutor school in the municipality of Peruíbe (SP)Educação ambientalGeociências - Estudo e ensinoConservação ambientalEcoturismoEnvironmental educationGeosciences - Study and teachingEnvironmental conservationEcoturismOrientadores: Rosely Aparecida Liguori Imbernon, Pedro Wagner GonçalvesTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeociênciasResumo: No Brasil as Unidades de Conservação (UC's) têm com um dos principais objetivos a preservação e a conservação de ambientes naturais, em consonância ao estabelecido pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), pela Lei 9.985 de Julho de 2000. Para que os objetivos previstos pelo SNUC sejam alcançados, torna-se necessário a implantação de um programa em Educação Ambiental - EA eficaz, tanto àqueles que visitam as UC's quanto aos que ali residem, bem como no seu entorno. Os objetivos desta pesquisa foram traçar um contexto da Educação Ambiental desenvolvida por duas escolas do município de Peruíbe (Estado de São Paulo, Brasil), uma inserida na unidade de conservação Estação Ecológica Juréia-Itatins (EEJI) e a segunda localizada na área de zona tampão do Parque Estadual da Serra do Mar (PESM), identificar a proposta e dificuldades no processo de formação continuada em Educação Ambiental para os professores das escolas e propor alternativas de melhoria na EA. Foi adotada a Metodologia Qualitativa - Estudo de Caso. Para coleta de dados foram realizados pesquisa documental, aplicação de questionários, observação e registro de depoimentos, aplicação de oficinas e visita aos geoparques portugueses de Arouca e Naturtejo. Para análise dos dados foi utilizada teoria do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de Lee Shulman. Foi constatado que instituições gestoras das UC's, apesar de exigirem a preservação dos recursos naturais locais, não se envolvem na formação dos professores para exercerem a Educação Ambiental com seus alunos e comunidade. Ao extrairmos elementos das experiências dos geoparques portugueses, sugerimos melhorias na EA que podem envolver a população local e a promover a conservação ambiental.Abstract: In Brazil, Conservation Units (UC¿s) have a major goal the preservation and conservation of natural environments in the line established by the National System of Conservation Units (SNUC), by Law 9985 of July 2000. For the purposes provided for SNUC are achieved, it is necessary to establish an effective environmental education program, both those who visit the UC's and those who reside there. The objectives of this research into a context of environmental education developed by two schools from Peruíbe (State of São Paulo, Brazil) were plotting an inserted in the conservation unit Jureia - Itatins Ecological Station (EEJI) and the second located in the area of buffer zone Serra do Mar State Park (PESM), identifying the proposal and difficulties in continuing training in Environmental Education for teachers of schools process and propose alternatives to improve the EA. Was adopted Qualitative Methodology - Case Study. For data collection desk research, questionnaires, observation and recording of testimonials, application workshops and visits to the Arouca and Naturtejo Portuguese Geoparks were performed. For data analysis, theory of Pedagogical Content Knowledge of Lee Shulman was used. It was noted that UC's management of institutions, although requiring the preservation of local natural resources, are not involved in teacher training, or promote environmental education to its students and community. When we extract elements from the experiences of Portuguese Geoparks, suggest improvements in the EA that can involve local people and promote environmental conservation.DoutoradoEnsino e Historia de Ciencias da TerraDoutor em Ciências[s.n.]Imbernon, Rosely Aparecida Liguori, 1959-Gonçalves, Pedro Wagner, 1958-Brilha, José Bernardo RodriguesMansur, Kátia LeiteBacci, Denise de La CorteFernandes, Silvia Aparecida de SousaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da TerraUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOliveira, Cauê Nascimento de, 1976-2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf121 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1622316OLIVEIRA, Cauê Nascimento de. A educação ambiental e o ensino de geociências em unidades de conservação: o papel interlocutor da escola no município de Peruíbe (SP). 2014. 121 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1622316. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/923154porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T07:15:44Zoai::923154Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T07:15:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação ambiental e o ensino de geociências em unidades de conservação : o papel interlocutor da escola no município de Peruíbe (SP) Environmental education and teaching of earth science in protected areas : the role interlocutor school in the municipality of Peruíbe (SP) |
title |
A educação ambiental e o ensino de geociências em unidades de conservação : o papel interlocutor da escola no município de Peruíbe (SP) |
spellingShingle |
A educação ambiental e o ensino de geociências em unidades de conservação : o papel interlocutor da escola no município de Peruíbe (SP) Oliveira, Cauê Nascimento de, 1976- Educação ambiental Geociências - Estudo e ensino Conservação ambiental Ecoturismo Environmental education Geosciences - Study and teaching Environmental conservation Ecoturism |
title_short |
A educação ambiental e o ensino de geociências em unidades de conservação : o papel interlocutor da escola no município de Peruíbe (SP) |
title_full |
A educação ambiental e o ensino de geociências em unidades de conservação : o papel interlocutor da escola no município de Peruíbe (SP) |
title_fullStr |
A educação ambiental e o ensino de geociências em unidades de conservação : o papel interlocutor da escola no município de Peruíbe (SP) |
title_full_unstemmed |
A educação ambiental e o ensino de geociências em unidades de conservação : o papel interlocutor da escola no município de Peruíbe (SP) |
title_sort |
A educação ambiental e o ensino de geociências em unidades de conservação : o papel interlocutor da escola no município de Peruíbe (SP) |
author |
Oliveira, Cauê Nascimento de, 1976- |
author_facet |
Oliveira, Cauê Nascimento de, 1976- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Imbernon, Rosely Aparecida Liguori, 1959- Gonçalves, Pedro Wagner, 1958- Brilha, José Bernardo Rodrigues Mansur, Kátia Leite Bacci, Denise de La Corte Fernandes, Silvia Aparecida de Sousa Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Cauê Nascimento de, 1976- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental Geociências - Estudo e ensino Conservação ambiental Ecoturismo Environmental education Geosciences - Study and teaching Environmental conservation Ecoturism |
topic |
Educação ambiental Geociências - Estudo e ensino Conservação ambiental Ecoturismo Environmental education Geosciences - Study and teaching Environmental conservation Ecoturism |
description |
Orientadores: Rosely Aparecida Liguori Imbernon, Pedro Wagner Gonçalves |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1622316 OLIVEIRA, Cauê Nascimento de. A educação ambiental e o ensino de geociências em unidades de conservação: o papel interlocutor da escola no município de Peruíbe (SP). 2014. 121 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1622316. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1622316 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Cauê Nascimento de. A educação ambiental e o ensino de geociências em unidades de conservação: o papel interlocutor da escola no município de Peruíbe (SP). 2014. 121 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1622316. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/923154 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 121 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189112229396480 |