A educação ambiental e o ensino de geociências em unidades de conservação : o papel interlocutor da escola no município de Peruíbe (SP)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Cauê Nascimento de, 1976-
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1622316
Resumo: Orientadores: Rosely Aparecida Liguori Imbernon, Pedro Wagner Gonçalves
id UNICAMP-30_bbe4895622fa1cf5b1ef36e97407650e
oai_identifier_str oai::923154
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A educação ambiental e o ensino de geociências em unidades de conservação : o papel interlocutor da escola no município de Peruíbe (SP)Environmental education and teaching of earth science in protected areas : the role interlocutor school in the municipality of Peruíbe (SP)Educação ambientalGeociências - Estudo e ensinoConservação ambientalEcoturismoEnvironmental educationGeosciences - Study and teachingEnvironmental conservationEcoturismOrientadores: Rosely Aparecida Liguori Imbernon, Pedro Wagner GonçalvesTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeociênciasResumo: No Brasil as Unidades de Conservação (UC's) têm com um dos principais objetivos a preservação e a conservação de ambientes naturais, em consonância ao estabelecido pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), pela Lei 9.985 de Julho de 2000. Para que os objetivos previstos pelo SNUC sejam alcançados, torna-se necessário a implantação de um programa em Educação Ambiental - EA eficaz, tanto àqueles que visitam as UC's quanto aos que ali residem, bem como no seu entorno. Os objetivos desta pesquisa foram traçar um contexto da Educação Ambiental desenvolvida por duas escolas do município de Peruíbe (Estado de São Paulo, Brasil), uma inserida na unidade de conservação Estação Ecológica Juréia-Itatins (EEJI) e a segunda localizada na área de zona tampão do Parque Estadual da Serra do Mar (PESM), identificar a proposta e dificuldades no processo de formação continuada em Educação Ambiental para os professores das escolas e propor alternativas de melhoria na EA. Foi adotada a Metodologia Qualitativa - Estudo de Caso. Para coleta de dados foram realizados pesquisa documental, aplicação de questionários, observação e registro de depoimentos, aplicação de oficinas e visita aos geoparques portugueses de Arouca e Naturtejo. Para análise dos dados foi utilizada teoria do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de Lee Shulman. Foi constatado que instituições gestoras das UC's, apesar de exigirem a preservação dos recursos naturais locais, não se envolvem na formação dos professores para exercerem a Educação Ambiental com seus alunos e comunidade. Ao extrairmos elementos das experiências dos geoparques portugueses, sugerimos melhorias na EA que podem envolver a população local e a promover a conservação ambiental.Abstract: In Brazil, Conservation Units (UC¿s) have a major goal the preservation and conservation of natural environments in the line established by the National System of Conservation Units (SNUC), by Law 9985 of July 2000. For the purposes provided for SNUC are achieved, it is necessary to establish an effective environmental education program, both those who visit the UC's and those who reside there. The objectives of this research into a context of environmental education developed by two schools from Peruíbe (State of São Paulo, Brazil) were plotting an inserted in the conservation unit Jureia - Itatins Ecological Station (EEJI) and the second located in the area of buffer zone Serra do Mar State Park (PESM), identifying the proposal and difficulties in continuing training in Environmental Education for teachers of schools process and propose alternatives to improve the EA. Was adopted Qualitative Methodology - Case Study. For data collection desk research, questionnaires, observation and recording of testimonials, application workshops and visits to the Arouca and Naturtejo Portuguese Geoparks were performed. For data analysis, theory of Pedagogical Content Knowledge of Lee Shulman was used. It was noted that UC's management of institutions, although requiring the preservation of local natural resources, are not involved in teacher training, or promote environmental education to its students and community. When we extract elements from the experiences of Portuguese Geoparks, suggest improvements in the EA that can involve local people and promote environmental conservation.DoutoradoEnsino e Historia de Ciencias da TerraDoutor em Ciências[s.n.]Imbernon, Rosely Aparecida Liguori, 1959-Gonçalves, Pedro Wagner, 1958-Brilha, José Bernardo RodriguesMansur, Kátia LeiteBacci, Denise de La CorteFernandes, Silvia Aparecida de SousaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da TerraUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOliveira, Cauê Nascimento de, 1976-2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf121 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1622316OLIVEIRA, Cauê Nascimento de. A educação ambiental e o ensino de geociências em unidades de conservação: o papel interlocutor da escola no município de Peruíbe (SP). 2014. 121 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1622316. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/923154porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T07:15:44Zoai::923154Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T07:15:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação ambiental e o ensino de geociências em unidades de conservação : o papel interlocutor da escola no município de Peruíbe (SP)
Environmental education and teaching of earth science in protected areas : the role interlocutor school in the municipality of Peruíbe (SP)
title A educação ambiental e o ensino de geociências em unidades de conservação : o papel interlocutor da escola no município de Peruíbe (SP)
spellingShingle A educação ambiental e o ensino de geociências em unidades de conservação : o papel interlocutor da escola no município de Peruíbe (SP)
Oliveira, Cauê Nascimento de, 1976-
Educação ambiental
Geociências - Estudo e ensino
Conservação ambiental
Ecoturismo
Environmental education
Geosciences - Study and teaching
Environmental conservation
Ecoturism
title_short A educação ambiental e o ensino de geociências em unidades de conservação : o papel interlocutor da escola no município de Peruíbe (SP)
title_full A educação ambiental e o ensino de geociências em unidades de conservação : o papel interlocutor da escola no município de Peruíbe (SP)
title_fullStr A educação ambiental e o ensino de geociências em unidades de conservação : o papel interlocutor da escola no município de Peruíbe (SP)
title_full_unstemmed A educação ambiental e o ensino de geociências em unidades de conservação : o papel interlocutor da escola no município de Peruíbe (SP)
title_sort A educação ambiental e o ensino de geociências em unidades de conservação : o papel interlocutor da escola no município de Peruíbe (SP)
author Oliveira, Cauê Nascimento de, 1976-
author_facet Oliveira, Cauê Nascimento de, 1976-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Imbernon, Rosely Aparecida Liguori, 1959-
Gonçalves, Pedro Wagner, 1958-
Brilha, José Bernardo Rodrigues
Mansur, Kátia Leite
Bacci, Denise de La Corte
Fernandes, Silvia Aparecida de Sousa
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências
Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Cauê Nascimento de, 1976-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Geociências - Estudo e ensino
Conservação ambiental
Ecoturismo
Environmental education
Geosciences - Study and teaching
Environmental conservation
Ecoturism
topic Educação ambiental
Geociências - Estudo e ensino
Conservação ambiental
Ecoturismo
Environmental education
Geosciences - Study and teaching
Environmental conservation
Ecoturism
description Orientadores: Rosely Aparecida Liguori Imbernon, Pedro Wagner Gonçalves
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1622316
OLIVEIRA, Cauê Nascimento de. A educação ambiental e o ensino de geociências em unidades de conservação: o papel interlocutor da escola no município de Peruíbe (SP). 2014. 121 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1622316. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1622316
identifier_str_mv OLIVEIRA, Cauê Nascimento de. A educação ambiental e o ensino de geociências em unidades de conservação: o papel interlocutor da escola no município de Peruíbe (SP). 2014. 121 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1622316. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/923154
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
121 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189112229396480