A ginastica como area de conhecimento na formação profissional em educação fisica : encaminhamentos para uma reestruturação curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rinaldi, Ieda Parra Barbosa
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599620
Resumo: Orientador: Elizabeth Paoliello Machado de Souza
id UNICAMP-30_bc0d31882f73e6b38755e9b3c299d80c
oai_identifier_str oai::335177
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A ginastica como area de conhecimento na formação profissional em educação fisica : encaminhamentos para uma reestruturação curricularGinásticaprofessores de educação física - Formação profissionalGymnasticPhysical education teachers-professional formationOrientador: Elizabeth Paoliello Machado de SouzaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FisicaResumo: O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo geral de investigar os saberes gímnicos necessários à atuação profissional, para a construção de uma proposta de estruturação da área de conhecimento da Ginástica para os currículos dos Cursos de Educação Física. Caracterizou-se como qualitativo, do tipo descritivo, e utilizou o método Delphi, escolhido dentre as abordagens metodológicas qualitativas utilizadas na área de Educação Física por ser considerado o mais adequado a esta investigação. Participaram do estudo 13 professores doutores que trabalham há, no mínimo, dez anos com disciplinas da área da Ginástica e que têm produção significativa nesta área, representando, desta forma, os docentes que atuam nos cursos de Formação Profissional de Educação Física do Brasil. O processo de coleta dos dados aconteceu em três etapas. Na primeira, foi enviado aos participantes da pesquisa o primeiro instrumento que se constituiu de um questionário e, após análise do conteúdo das respostas recebidas, foi confeccionado o segundo instrumento que foi enviado aos participantes para que tomassem conhecimento da totalidade das opiniões do grupo e, assim, pudessem opinar sobre as respostas obtidas. A partir do segundo instrumento, foi elaborado o terceiro, que foi encaminhado aos participantes da pesquisa para que novamente se posicionassem sobre os conhecimentos listados. Os dados foram tratados por análise estatística descritiva e por meio da metodologia análise de conteúdo, proposta por Bardin. Os resultados da investigação indicaram os conhecimentos gímnicos necessários à atuação do professor/profissional de Educação Física, os quais foram discutidos valendo-se do olhar da pesquisadora e do referencial teórico que sustenta o estudo, buscando estabelecer as relações com a formação inicial e as necessidades emergentes na sociedade. Foi apresentada uma proposta de estruturação da área de conhecimento da Ginástica para os currículos dos cursos de Educação Física (licenciatura e graduação), construída segundo os limites e possibilidades encontrados na coleta dos dados e nas novas diretrizes curriculares para a área. Foram apontados possíveis caminhos para o trato com o conhecimento gímnico na formação de professores, tendo em vista que as necessidades sociais atuais pedem novos encaminhamentos educacionais e, como conseqüência, sugerem às Instituições de Ensino Superior um novo professor, capaz de lidar com as novas realidades da prática docente. Sugere-se que novos estudos aconteçam na área, a fim de concretizar a proposta que ora se apresenta e poder, assim, contribuir para uma mudança significativa na Formação Profissional em Educação FísicaAbstract: The present study was carried out with the general objective of to investigation the gymnic understanding needed to the professional work to construct a proposal of the gymnastic area knowledge structure for the curriculum of physical education courses. The work was characterized as qualitative, of the descriptive type. The Delphi method was chosen among the qualitative methodological approaches used in the physical education area to be considered the most suitable for this investigation. Have participated in this study 13 Ph.D. professors that work with the gymnastic area disciplines for at least ten years and that have significative production in this area, representing, in this way, the faculty that work in the physical education professional formation in Brazil. The data collection process has happened in three phases. In the first phase it was sent to the research participants the first instrument, which was composed of a questionnaire. After the content analysis of the received answers, it was prepared a second instrument that was sent to the participants for knowledge of all opinions of the group and, thus, could opine about the obtained answers. From the second instrument, it was elaborated a third instrument, which was sent out to the research participants for them to judge again about the listed knowledge. The data was treated by the descriptive statistical analysis and also, by the methodological content analysis proposed by Bardin. The results of the investigation have indicated the gymnic knowledge necessary to the physical education professional/teacher work and were discussed from the author point of view and from the theoretical referential that supports the study, trying to establish the relation with the initial formation and the society emergent needs. In this way, it was presented a gymnastic knowledge area structure proposal for the physical education courses curriculums that was constructed starting from the limits and possibilities found in the data collection and in the new curriculum directions for the area. It was also pointed possible ways to the gymnic knowledge handling in the teachers formation, taking in consideration that the actual social necessities ask for new educational directions and, as a consequence, suggest to the Universities a new professor able to deal with the new realities of the docent practice. It was suggested that new studies should be done in this area, to concrete the proposal that is now presented and, be able to contribute for a significative change in the physical education professional formationDoutoradoPedagogia do MovimentoDoutor em Educação Física[s.n.]Souza, Elizabeth Paoliello Machado de, 1951-Oliveira, Amauri Aparecido Bassoli deAyoub, ElianaBomura, Lizete ShizueVelardi, MariliaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRinaldi, Ieda Parra Barbosa20052005-02-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf219p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599620RINALDI, Ieda Parra Barbosa. A ginastica como area de conhecimento na formação profissional em educação fisica: encaminhamentos para uma reestruturação curricular. 2005. 219p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599620. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/335177porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:09:08Zoai::335177Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:09:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A ginastica como area de conhecimento na formação profissional em educação fisica : encaminhamentos para uma reestruturação curricular
title A ginastica como area de conhecimento na formação profissional em educação fisica : encaminhamentos para uma reestruturação curricular
spellingShingle A ginastica como area de conhecimento na formação profissional em educação fisica : encaminhamentos para uma reestruturação curricular
Rinaldi, Ieda Parra Barbosa
Ginástica
professores de educação física - Formação profissional
Gymnastic
Physical education teachers-professional formation
title_short A ginastica como area de conhecimento na formação profissional em educação fisica : encaminhamentos para uma reestruturação curricular
title_full A ginastica como area de conhecimento na formação profissional em educação fisica : encaminhamentos para uma reestruturação curricular
title_fullStr A ginastica como area de conhecimento na formação profissional em educação fisica : encaminhamentos para uma reestruturação curricular
title_full_unstemmed A ginastica como area de conhecimento na formação profissional em educação fisica : encaminhamentos para uma reestruturação curricular
title_sort A ginastica como area de conhecimento na formação profissional em educação fisica : encaminhamentos para uma reestruturação curricular
author Rinaldi, Ieda Parra Barbosa
author_facet Rinaldi, Ieda Parra Barbosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Elizabeth Paoliello Machado de, 1951-
Oliveira, Amauri Aparecido Bassoli de
Ayoub, Eliana
Bomura, Lizete Shizue
Velardi, Marilia
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Rinaldi, Ieda Parra Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Ginástica
professores de educação física - Formação profissional
Gymnastic
Physical education teachers-professional formation
topic Ginástica
professores de educação física - Formação profissional
Gymnastic
Physical education teachers-professional formation
description Orientador: Elizabeth Paoliello Machado de Souza
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-02-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599620
RINALDI, Ieda Parra Barbosa. A ginastica como area de conhecimento na formação profissional em educação fisica: encaminhamentos para uma reestruturação curricular. 2005. 219p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599620. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
RINALDI, Ieda Parra Barbosa. A ginastica como area de conhecimento na formação profissional em educação fisica: encaminhamentos para uma reestruturação curricular. 2005. 219p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599620. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599620
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/335177
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
219p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188920526635008