Os efeitos da prática musical sobre o sistema auditivo periférico e central em normo-ouvintes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quental, Sávia Leticia Menuzzo, 1990-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634993
Resumo: Orientadores: Christiane Marques do Couto, Maria Isabel Ramos do Amaral
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spelling Os efeitos da prática musical sobre o sistema auditivo periférico e central em normo-ouvintesThe effects of musical practice on peripheral and central hearingMúsicosPercepção auditivaSemiologia (Medicina)MusicianAuditory perceptionSigns and symptonsOrientadores: Christiane Marques do Couto, Maria Isabel Ramos do AmaralDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências MédicasResumo: Introdução: A prática musical pode influenciar positivamente no desenvolvimento de habilidades auditivas específicas, devido ao estudo contínuo e avançado do instrumento e teoria musical realizado pelos músicos. Por outro lado, pode ser considerada como um fator de risco para o surgimento de sintomas auditivos, já que músicos estão em constante exposição a sons intensos. Objetivo: Investigar os efeitos da prática musical sobre o sistema auditivo periférico e central em músicos profissionais normo-ouvintes. Método: Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em pesquisa, sob CAAE 56932216.0.0000.5404. Foram avaliados 28 Músicos (Grupo GM) e 28 Não músicos (Grupo GNM). Para compor o GM, os participantes deveriam atuar profissionalmente como músicos instrumentistas e possuir formação técnica e/ou superior em Música, e para compor o GNM, os participantes não poderiam ter qualquer tipo de conhecimento formal sobre música ou instrumentos musicais. Como critérios de inclusão, foram considerados: idade entre 18 anos e 59 anos; falante nativo do português brasileiro; limiares auditivos de até 20dBNA nas frequências de 0.25 a 8kHz; condições normais de orelha média; e desempenho normal no Teste Dicótico de Dígitos, etapa de integração binaural. Como critérios de exclusão, foram considerados: síndromes e/ou outras patologias que podem comprometer fala e/ou audição; relato de uso de medicamentos neurodepressores; relato de histórico de otites recorrentes durante infância; sinais de alteração auditiva de origem retrococlear. Os grupos foram comparados quanto à: ocorrência de sintomas auditivos, pontuação no questionário adaptado do Hearing Handicap Inventory for Adults, desempenho no Teste de Padrão de Frequência (TPF), Gaps in Noise Test (GIN), Masking Level Difference (MLD) e Hearing in Noise Test (HINT) ¿ versão Português do Brasil. Todos os Músicos responderam a um questionário específico para caracterização e conhecimento de sintomas auditivos e/ou extra-auditivos após prática musical. Resultados: No GM, 17 participantes (60.7%) relataram algum sintoma auditivo, ainda que de frequência ocasional, em comparação a seis participantes (21.4%) do GNM. Dentre os sintomas relatados, o zumbido foi o de maior ocorrência, referido por 25% dos participantes do GM em comparação a 3.6% dos participantes do GNM. No GM, 15 participantes (53.6%) referiram sintomas auditivos ou extra-auditivos após a prática musical, especialmente o zumbido (oito participantes, 28.6%), e a maioria dos participantes (82.1%) afirmou não realizar estratégias de proteção ao som intenso. Os participantes do GM apresentaram melhor desempenho no TPF, observado pela homogeneidade do grupo, menores limiares e maiores porcentagens de acertos no GIN (p-valores de 0.0433 e 0.0325, respectivamente), e menor relação Sinal/Ruído na condição antifásica do MLD (p-valor: 0.0079). Os grupos mostraram-se semelhantes em relação ao desempenho no teste HINT. Conclusão: A partir da comparação entre músicos e não músicos normo-ouvintes, foram observados efeitos negativos da prática musical na porção periférica e efeitos positivos na porção central do sistema auditivoAbstract: Introduction: Musical practice can positively influence the development of auditory abilities, due to the continuous and advanced study of musical theory and instrument, performed by the musicians. But music can also be considered as a risk factor for the occurence of auditory symptoms, since musicians are constantly exposed to intense sounds. Purpose: To investigate the effects of musical practice on peripheral and central auditory system in professional normo-hearing musicians. Methods: This research was approved by the Research Ethics Committee (CAAE 56932216.0.0000.5404). We evaluated 28 musicians (Group GM) and 28 non musicians (Group GNM). Participants of Group GM should work as instrumental musicians and have technical education and/or be graduated in Music, and the participants of Group GNM should not have any formal knowledge about music or musical instruments. As inclusion criteria, it was considered: age between 18 and 59 years; native speaker of Brazilian Portuguese; auditory thresholds up to 20dBNA in frequency range 0.25 to 8kHz; normal middle ear conditions; and normal performance in the Dichotic Digit Test (binaural integration). As exclusion criteria, it was considered: syndromes and/or other pathologies that may compromise speech and/or hearing; report of use of neurodepressor drugs; history of recurrent otitis media during childhood; retrocochlear symptoms. Groups were compared for: auditory symptom occurrence, score on the adapted questionnaire of the Hearing Handicap Inventory for Adults, performance in the Frequency Pattern Test (TPF), Gaps in Noise Test (GIN), Masking Level Difference (MLD) and Hearing in Noise Test (HINT) - Portuguese version. All musicians answered a specific questionnaire for characterization of auditory and/or extra-auditory symptoms after musical practice. Results: At the GM, 17 participants (60.7%) reported some auditory symptom, although occasional, compared to six participants (21.4%) of GNM. Among the reported symptoms, tinnitus was the most frequent, reported by 25% of GM participants compared to 3.6% of GNM participants. At the GM, 15 participants (53.6%) of GM reported auditory or extra-auditory symptoms after musical practice, especially tinnitus (eight participants, 28.6%), and most participants (82.1%) stated that they did not perform strategies for protection of intense sound. The GM participants presented better performance in TPF, observed by the homogeneity of the group, lower thresholds and higher percentages of correct response in GIN test (p-values of 0.0433 and 0.0325, respectively), and lower signal-to-noise ratio in the antiphasic condition of MLD (p -value: 0.0079). Groups were similar in relation to performance in HINT test. Conclusion: Negative effects were observed in the peripheral portion and positive effects in the central portion of the auditory system associated with musical practiceMestradoInterdisciplinaridade e ReabilitaçãoMestra em Saúde, Interdisciplinaridade e ReabilitaçãoCAPES[s.n.]Couto, Christiane Marques do, 1968-Amaral, Maria Isabel Ramos do, 1985-Colella-Santos, Maria FranciscaLüders, DéboraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e ReabilitaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASQuental, Sávia Leticia Menuzzo, 1990-20182018-08-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (94 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634993QUENTAL, Sávia Leticia Menuzzo. Os efeitos da prática musical sobre o sistema auditivo periférico e central em normo-ouvintes. 2018. 1 recurso online (94 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634993. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1063014Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-25T10:39:54Zoai::1063014Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-01-25T10:39:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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